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http://ri.ufmt.br/handle/1/3379
Tipo documento: | Tese |
Título: | Visualização dinâmica no ensino de geometria |
Autor(es): | Moura, Liliana Karla Jorge de |
Orientador(a): | Krindges, André |
Coorientador: | Wielewski, Gladys Denise |
Membro da Banca: | Krindges, André |
Membro da Banca: | Wielewski, Gladys Denise |
Membro da Banca: | Dynnikov, Circe Mary Silva da Silva |
Membro da Banca: | Sá, Pedro Franco de |
Membro da Banca: | Moriel Junior, Jeferson Gomes |
Resumo : | Esta pesquisa foi desenvolvida com alunos do 2º ano do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do IFMT Campus Cáceres professor Olegário Baldo. Participaram, inicialmente, 15 alunos, sendo que dois desistiram durante as aulas de geometria. A pesquisa teve como tese “O ensino de geometria por meio de atividades que desenvolvam a habilidade de visualização geométrica com dinâmica mental torna o processo de aprendizagem de conceitos geométricos mais favorável ao estudante”. Para provar essa tese, traçamos o objetivo geral que visou “Investigar se e como a visualização geométrica com dinâmica mental é importante para a compreensão de conceitos geométricos”. A pesquisa teve como problema “Uma sequência didática que envolve os níveis de van Hiele e a visualização geométrica com dinâmica mental permite ao estudante (re)construção de saberes/conhecimentos relativos a conceitos geométricos?” Para sustentar a base epistemológica, procuramos embasamento no modelo de desenvolvimento geométrico de van Hiele, pois acreditamos na importância de reflexões e oportunidades para que o aluno construa seus conhecimentos e desenvolva a habilidade de visualização com dinâmica mental. Também nos asseguramos na Teoria das Situações Didáticas TSD de Brousseau, pela ocorrência da aprendizagem por intermédio de observações, análises e relações entre aluno, professor e saber. O método de pesquisa norteador deste trabalho foi a Engenharia Didática; trabalhamos com as 04 fases desse método, a análise prévia, análise a priori¸ experimentação e análise a posteriori. Na análise prévia, abordamos o ensino de geometria no Brasil; através da entrevista I e do teste II procuramos verificar em qual nível de pensar cada aluno se encontrava. Na experimentação, desenvolvemos a sequência didática e, para cada atividade fizemos as análises a priori e a posteriori, a fim de confrontar os dados de aprendizagem obtidos durante o desenvolvimento desta. Para a coleta dos dados realizamos entrevistas, observações, testes e desenvolvemos uma sequência didática com 21 atividades. Após trabalharmos com as atividades, visando desenvolver a habilidade da visualização geométrica com dinâmica mental, concluímos que a pesquisa provou a tese, uma vez que houve crescimento no conhecimento dos estudantes, tal crescimento foi comprovado pelos resultados obtidos no teste II. Além disso, os estudantes declararam na entrevista II que a metodologia foi eficaz e motivadora; que apresentaram bom desempenho nas atividades; que a visualização geométrica com dinâmica mental facilitou a resolução das atividades e contribui para melhorar a aprendizagem de conceitos geométricos. |
Resumo em lingua estrangeira: | This research was developed with students from the 2nd year of the technical course in Agriculture integrated to high school of IFMT Campus Cáceres - Professor Olegário Baldo. Initially, 15 students participated, two of which dropped out during geometry classes. The research had as thesis “The teaching of geometry through activities that develop the ability of geometric visualization with mental dynamics makes the learning process of geometric concepts more favorable to the student”. To prove that thesis, we have outlined the general purpose of “Investigating whether and how geometric visualization with mental dynamics is important for the understanding of geometric concepts”. The research had as its problem “Does a didactic sequence that involves van Hiele levels and the geometric visualization with mental dynamics allow the student (re) construction of knowledge related to geometric concepts?” To support the epistemological basis, we have sought basis on the model of geometric development from van Hiele, because we believe in the importance of reflections and opportunities for the student to construct his / her knowledge and develop the visualization ability with mental dynamics. We also based ourselves on Brousseau‟s Theory of Didactic Situations TDS, through the occurrence of learning through observations, analyzes and relations between student, teacher and knowledge. The guiding research method of this composition was the Didactic Engineering; we worked with the 04 phases of this method, the previous analysis, a priori analysis and a posteriori analysis. In the previous analysis, we approached the teaching of Geometry in Brazil, through interview I and test II we tried to verify in which level of thinking each student was. In the experimentation, we conducted the didactic sequence and, for each activity, we did a priori and a posteriori analyzes, in order to confront the learning data obtained during the development of this one. As for data collection, we conducted interviews, observations, tests and a didactic sequence with 21 activities. After working with the activities, aiming to develop the ability of geometric visualization with mental dynamics, we conclude that the research proved the thesis, once there was growth in students‟ knowledge, as evidenced by the results obtained on test II. In addition, the students stated in interview II that the methodology was effective and motivating, that they had a good performance in the activities, that the geometric visualization with mental dynamics facilitated the solution of the activities and contributes to improve the learning of geometric concepts. |
Palavra-chave: | Ensino de geometria Visualização geométrica Dinâmico mental Van Hiele |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Geometry teaching Geometric visualization Mental dynamic Van Hiele |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM |
Referência: | MOURA, Liliana Karla Jorge de. Visualização dinâmica no ensino de geometria. 2018. 265 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/3379 |
Data defesa documento: | 28-Jun-2018 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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