Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3381
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Luciana da Cunha-
dc.date.accessioned2022-07-08T13:29:07Z-
dc.date.available2019-01-26-
dc.date.available2022-07-08T13:29:07Z-
dc.date.issued2018-11-26-
dc.identifier.citationFERREIRA, Luciana da Cunha. As Questões Sociocientíficas (QSC): modelo pedagógico integrado para o curso de licenciatura “Formação de Professores Indígenas”, da Faculdade de Educação/FACED/UFAM. 2018. 132 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/3381-
dc.description.abstractThis research is to describe the curricular and didactic-methodological relations of the teaching and learning process of the Sciences of the Degree Course Indigenous Teachers Training of the Faculty of Education/ FACED / UFAM. From a documentary analysis of the Teaching Plans and the Political Pedagogical Project, approved by the Council of Education, Research and Extension (CONSEPE), and research instruments such as interviews, questionnaires and observation in the classroom, the studies were directed towards a focused approach for the insertion of QSC in the socio-scientific and citizen training of the new generations of teachers with the indigenous formation. The themes with the QSC approach and the CTS approach complement the intercultural purposes of the values, traditions and local cultures of each people. A systematic analysis was also carried out on resolutions Nos. 010/2017 and 08/2013, which approves the entire periodization of the mandatory contents, distributed in stages, modules, general subjects and by specific area of training. Through the resolutions, the process of Teaching and Learning of Science was studied in a perspective for the formation of indigenous teachers, making a diagnosis through the interviews and observations of teachers in the classroom to implement an integrated pedagogical model that contributes to the formation socio-scientific and citizen not only of the future teachers, but mainly of the continuation of this awareness with the forest peoples who inhabit the region. The research is qualitative, involving a method of triangulation to consolidate the data from the indicators of the students, followed by the method of the specialists, who validate the model and consolidate the thesis.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-02-22T11:55:11Z No. of bitstreams: 1 TESE_2018_Luciana da Cunha Ferreira.pdf: 2441565 bytes, checksum: af623dbdc722a81e4fec59799622d75d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2022-07-08T13:29:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE_2018_Luciana da Cunha Ferreira.pdf: 2441565 bytes, checksum: af623dbdc722a81e4fec59799622d75d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-08T13:29:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE_2018_Luciana da Cunha Ferreira.pdf: 2441565 bytes, checksum: af623dbdc722a81e4fec59799622d75d (MD5) Previous issue date: 2018-11-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAs Questões Sociocientíficas (QSC) : modelo pedagógico integrado para o curso de licenciatura “Formação de Professores Indígenas”, da Faculdade de Educação/FACED/UFAMpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordQuestões sócio-científicaspt_BR
dc.subject.keywordModelo pedagógico integradopt_BR
dc.subject.keywordFormação de professores indígenaspt_BR
dc.contributor.advisor1Nicot, Yuri Expósito-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8007807447496552pt_BR
dc.contributor.referee1Nicot, Yuri Expósito-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8007807447496552pt_BR
dc.contributor.referee2Mendoza, Hector José García-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1661826896260586pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6806354003899634pt_BR
dc.description.resumoO trabalho de pesquisa tem como objetivo central descrever as relações curriculares e didático-metodológicas do Processo de Ensino e Aprendizagem das Ciências do Curso de Licenciatura Formação de Professores Indígenas da Faculdade de Educação/FACED/UFAM. A partir da análise documental dos Planos de Ensino e pelo Projeto Político Pedagógico, aprovadas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE/UFAM), e de instrumentos de pesquisa como as entrevistas, os questionários e a observação em sala de aula, os estudos foram direcionando-se para um enfoque pautado para a inserção das QSC na formação sócio-científica e cidadã das novas gerações de professores com a formação indígena. Os temas com abordagem das QSC e o enfoque CTS vem complementar os propósitos interculturais dos valores, tradições e das culturas locais de cada povo. Realizou-se também uma análise sistemática sobre as resoluções No 010/2017 e No. 08/2013 que aprovam toda a periodização dos conteúdos obrigatórios, distribuídos em etapas, módulos, disciplinas gerais e por área específica da formação. Através destas resoluções, foi estudado o processo de Ensino e Aprendizagem das disciplinas de Ciência do Curso de Formação de Professores Indígenas, FACED/UFAM numa perspectiva encaminhada para a formação dos futuros professores indígenas, partindo de um diagnóstico apontado através de entrevistas e de observações do processo de ensino e aprendizagem dirigidos pelos docentes em sala de aula para formar as bases da implementação de um modelo pedagógico integrado ao Projeto Político Pedagógico do curso FPI) que contribui com a formação sócio-científica e cidadã não somente dos futuros professores, mas principalmente da continuação dessa conscientização com os povos da floresta, que habitam a região do estado do Amazonas. A pesquisa é do tipo qualitativa, envolvendo o método de triangulação para avaliar e consolidar os dados obtidos a partir dos indicadores dados pelas categorias e respostas dos alunos; em seguida utiliza-se o método de especialistas (Delphi) para validar o modelo integrado pedagógico proposto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.keyword2Scientific questionspt_BR
dc.subject.keyword2Teaching learning processpt_BR
dc.subject.keyword2Intercultural graduationpt_BR
dc.contributor.referee3Brito, Licurgo Peixoto de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5100592138044970pt_BR
dc.contributor.referee4Souza, Renato Henriques de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1108446279263711pt_BR
dc.contributor.referee5Santos, Ângela Maria dos-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/6811007321178135pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2018_Luciana da Cunha Ferreira.pdf2.38 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.