Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3387
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlmeida, Whasgthon Aguiar de-
dc.date.accessioned2022-07-08T17:26:02Z-
dc.date.available2018-12-10-
dc.date.available2022-07-08T17:26:02Z-
dc.date.issued2018-09-03-
dc.identifier.citationALMEIDA, Whasgthon Aguiar de. Processos de autoria na formação de um professor pesquisador. 2018. 170 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/3387-
dc.description.abstractAn autobiographical research which approaches personal and formative experiences of a researcher professor throughout his process of Initial and Continuous Preparation, aiming the authorship process built throughout his career. It was adopted a qualitative approach based on the narrative method using the Comprehensive Interpretative Analysis technique as a way of categorizing and structuring the meanings obtained during the construction of the narrative in order to interpret them, emphasizing the importance of the authorship process in conducting and resignification of his own teaching profession and in his legitimization as research professor. The analysis indicated that teacher preparations processes, when actually experienced by the teacher, could constitute important processes of teaching authorship, when characterized by the deconstruction, reconstruction and socialization of knowledge. It was observed that the feelings generated by the tensions, yearnings and needs present in the formative trajectories at undergraduate, master's and doctoral levels experienced by the educator contributed significantly to the understanding and appreciation the construction of the authorship process that legitimized him as a researcher professor.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-02-22T16:14:49Z No. of bitstreams: 1 TESE_2018_Whasgthon Aguiar de Almeida.pdf: 4683139 bytes, checksum: cd80a8e0622ee3cc1e908b7da5c3898f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2022-07-08T17:26:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE_2018_Whasgthon Aguiar de Almeida.pdf: 4683139 bytes, checksum: cd80a8e0622ee3cc1e908b7da5c3898f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-08T17:26:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE_2018_Whasgthon Aguiar de Almeida.pdf: 4683139 bytes, checksum: cd80a8e0622ee3cc1e908b7da5c3898f (MD5) Previous issue date: 2018-09-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleProcessos de autoria na formação de um professor pesquisadorpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordFormação de professorespt_BR
dc.subject.keywordNarrativas autobiográficaspt_BR
dc.subject.keywordProcessos de autoriapt_BR
dc.subject.keywordProfessor pesquisadorpt_BR
dc.contributor.advisor1Gonzaga, Amarildo Menezes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2786554010520173pt_BR
dc.contributor.referee1Gonzaga, Amarildo Menezes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2786554010520173pt_BR
dc.contributor.referee2Alves, José Moysés-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6500775506186127pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6766948755894257pt_BR
dc.description.resumoInvestigação autobiográfica que trata sobre as vivências e experiências formativas de um professor pesquisador durante o seu processo de Formação Inicial e Contínua, tendo em vista o processo de autoria construído em toda a sua trajetória. Adotou-se uma abordagem de cunho qualitativo pautada no método narrativo com a utilização da técnica de Análise Compreensiva Interpretativa como forma de categorizar e estruturar os significados obtidos durante a construção da narrativa para interpretálos de maneira que evidenciassem a importância do processo de autoria na condução e ressignificação de seu fazer docente, como também na sua legitimação como professor pesquisador. A análise indicou que os processos formativos docentes, quando de fato experienciados pelo professor, podem se constituir como importantes processos de autoria docente quando caracterizados pela desconstrução, reconstrução e socialização de conhecimentos. Constatou-se que os sentimentos oriundos das tensões, anseios e necessidades presentes nas trajetórias formativas em nível de graduação, mestrado e doutorado vivenciados e experienciados pelo professor, contribuíram significativamente para que este compreendesse e valorizasse a construção do processo de autoria que o legitimou como professor pesquisador.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.keyword2Teacher preparationpt_BR
dc.subject.keyword2Autobiographic narrativespt_BR
dc.subject.keyword2Authorship processespt_BR
dc.subject.keyword2Researcher professorpt_BR
dc.contributor.referee3Forsberg, Maria Clara da Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2828727952044310pt_BR
dc.contributor.referee4Souza, Elizeu Clementino de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3968241717391173pt_BR
dc.contributor.referee5Azevedo, Rosa Oliveira Marins-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/3056605003492861pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2018_Whasgthon Aguiar de Almeida.pdf4.57 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.