Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3393
Tipo documento: Tese
Título: Professores de matemática em formação e exercício profissional : entrelaçando interesses e olhares
Autor(es): Alves, Lourimara Farias Barros
Orientador(a): Aragão, Rosália Maria Ribeiro de
Membro da Banca: Aragão, Rosália Maria Ribeiro de
Membro da Banca: Meyer, João Frederico da Costa Azevedo
Membro da Banca: Contente, Ariadne da Costa Peres
Membro da Banca: Silva, Neivaldo Oliveira
Membro da Banca: Mendes, Iran Abreu
Resumo : Este trabalho trata de uma pesquisa sobre a formação de professores de Matemática, desenvolvida no âmbito do Centro de Estudos Superiores de Balsas da Universidade Estadual do Maranhão (CESB-UEMA). Uma das motivações para esta pesquisa é a atual situação em que se encontra este curso, em que a redução gradativa no número de alunos nas turmas e a suspensão do vestibular para Matemática no Campus de Balsas por dois anos consecutivos vem ocasionando sensível desestímulo nos quadros docente, funcional e discente desse campus que atualmente trabalha com algumas turmas com menos de dez alunos. Desenvolvi uma pesquisa qualitativa, na modalidade narrativa, cujo objetivo é explicitar fatores relevantes dos pontos de vista institucional, de formação e de atuação docente que caracterizam a ausência de elementos para motivação à formação e à docência. Busquei, portanto, estudar e analisar ações efetivas, pessoais, institucionais, históricas que podem contribuir de modo estimulante para a formação docente em Matemática no Ensino Superior e no posterior exercício profissional, visando discutir as implicações da gestão, de práticas pedagógicocientíficas e de fatores de promoção do interesse de licenciandos no exercício profissional. Foram feitas pesquisas documental e de campo em que analiso documentos do curso (projetos, relatórios, atas) e entrevistas (semi-estruturadas individuais e coletivas) com seis gestores, quatro docentes-formadores, vinte e oito acadêmicos do curso (três veteranos e vinte e cinco ingressantes) e onze egressos do curso em exercício profissional, que constituem os sujeitos desta pesquisa. Notas de campo resultaram da investigação e sua análise se deu sob o prisma da Análise Textual Discursiva, por meio da impregnação dos dados empíricos, de releituras em interseção com a questão norteadora da pesquisa. Em decorrência das análises procedidas foram constituídos três eixos, a saber: (i) Percalços advindos dos exames preliminares de ingressos à universidade, (ii) Formação Inicial Docente e (iii) Exercício Profissional como Pós Formação Docente. Os resultados revelam a importância de algumas das muitas circunstâncias que contribuem para a formação adequada de professores de Matemática e interferem nesses fatores não apenas o acesso ao curso de Licenciatura em si, a existência da oferta regular de vagas anualmente e também ações proativas benéficas da Instituição de Ensino Superior, atitudes de docentes-formadores do curso, a criação de oportunidades futuras, valorização do magistério. Tais ações podem atuar decisivamente como potencializadores para criar um ambiente de motivação positiva durante o período de formação superior e o ingresso no mundo profissional. Mas as entrevistas revelam que ocorreram, também, ações de efeitos muito negativos como a ordem central de suspensão dos vestibulares por dois anos sem prévia discussão alguma com a equipe acadêmica do CESBA! E estas ações foram altamente desestimulantes para esse grupo acadêmico em seus três estamentos. Isto aparece de modo significativo nas entrevistas e suas análises evidenciaram ser necessária a formação de professores que vise não só estreitar a distância entre universidade, comunidade e escola, que possibilite não só reflexão crítica no sentindo de superar a dissociação entre os campos da formação e do trabalho docente e não apenas se preocupe com o sentido formativo e educativo do que se ensina e se aprende mas também evidencie a necessidade de diálogo em lugar de imposições de cima-para-baixo de ordens pautadas menos em considerações acadêmicas e diálogos com a comunidade acadêmica e mais nas de economia e com base em formulações legais prévias! Por outro lado, mostrou-se insuficiente a comunicação e o diálogo entre os envolvidos no processo de formação. Os sujeitos reconhecem e percebem como é importante que estabeleçam, entre si, relações de parceria buscando conquistar uma formação para o exercício pleno de uma cidadania consciente.
Resumo em lingua estrangeira: This paper is a research on the training of Mathematics teachers developed within the Centro de Estudos Superiores de Balsas, of the Universidade do Estado do Maranhão – Brasil (CESBA-UEMA-Br). One of the motivations for this research is the situation there was in this course, where the gradual reduction in the number of students in classes and the suspension of the entrance exam for Mathematics Campus of Balsas for two consecutive years has caused noticeable discouragement in the teaching and students cadres of this campus that currently works with some classes with fewer than ten students. I developed a qualitative narrative mode research which aims to elucidate the relevant factors of institutional views, training and teaching practices that characterize the absence of elements for motivation training and teaching. I sought, therefore, to study and analyze effective personal, institutional, historical actions that can contribute to stimulating teacher training in Math in higher education and subsequent professional practice, in order to discuss both the implications of management, teaching, scientific practices and promoting factors of the undergraduates of interest in that practice. This were done with documentary and field research in which I analyze travel documents (projects, reports, minutes) and interviews (individual and semi-structured groups) with six managers, four teachers-trainers, twenty-eight academic course students (three veterans and twenty-five freshmen) and eleven graduated and eligible for professional practice, which are all the subjects of this research. Field notes resulted from research and their analysis was done through the prism of Textual Discourse Analysis by impregnation of the empirical data, readings intersecting concerning with the main question of the research. In arising from the textual analysis were recorded three axes namely: (i) Mishaps arising from preliminary examinations access to the university, (ii) Initial Teacher Training and (iii) Professional Practice and Postgraduate Teacher Training. The results show the importance of some of the many conditions that contribute to the proper training of Math teachers and affect those factors not only access to the Bachelor's Degree in itself, the existence of regular supply of places annually and also proactive beneficial actions by the Institution of Higher Education, attitudes of teachers-trainers course, creating future opportunities and the teaching value. Such actions can act decisively as enhancers to create a positive motivation environment for higher training period and the entry into the professional world. But the interviews reveal that there were also very negative effects of actions such as centrallydesigned order to suspend the entrance exams for two years without any prior discussion with the academic staff of CESBA. These actions were highly discouraging for this academic group in its three professional groups. This appears significantly in interviews and their analyses indicate that it is necessary to train teachers aiming to bridge the gap between university, community and school, which allows not only critical reflection on the feeling of overcoming the separation between the fields of training and teaching and not just worrying about the formative and educational sense of what is taught and learned. Nevertheless they also referred to a need for a place in dialogue impositions top-to-bottom guided orders less in academic deliberations and discussions with the academic community and more on the economy and on the basis of previous legal formulations. On the other hand, it proved insufficient communication and dialogue between those involved in the training process. The participants recognize and realize how important it is to establish between themselves a partnership relation seeking to win a training for the full exercise of a conscious citizenship.
Palavra-chave: Formação de professores de matemática
Pesquisa narrativa
Práticas docentes
Posterior exercício docente
Oferta de vagas em licenciaturas em matemática
Interação com o ensino médio na preparação de futuros discentes
Palavra-chave em lingua estrangeira: Mathematics teacher education
Narrative research
Teaching practices
Teaching year later
Vacancies in undergraduate math
Interaction with
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM
Referência: ALVES, Lourimara Farias Barros. Professores de matemática em formação e exercício profissional: entrelaçando interesses e olhares. 2019. 141 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3393
Data defesa documento: 18-Feb-2019
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2019_Lourimara Farias Barros Alves.pdf2.05 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.