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Tipo documento: Tese
Título: Trajetória, processo formativo e saberes docentes : estudo autobiográfico sobre memórias e ressignificações de um formador de professores na área de ciências naturais
Autor(es): Castro, Edward Bertholine de
Orientador(a): Darsie, Marta Maria Pontin
Membro da Banca: Darsie, Marta Maria Pontin
Membro da Banca: Hardoim, Edna Lopes
Membro da Banca: Mello, Irene Cristina de
Membro da Banca: Mello, Geison Jader
Membro da Banca: Fernandes, Cleonice Terezinha
Resumo : Trata-se de um estudo autobiográfico do processo formativo de um professor universitário, no qual episódios e eventos, ocorridos no período de 1960 a 2010, configuram elementos de análise como forma de caracterizar, reflexivamente, em nível macro, meso e micro, processos de subjetivação individual e social. Parto do entendimento de que a formação, para o exercício da docência, é um processo contínuo que solicita ampliação na percepção dos espaços formativos. Início por cobrir o panorama da minha formação escolar e acadêmica nos anos finais de 1960, no qual considero alguns conflitos pessoais vivenciados nesse período, como elementos formativos do Eu cidadão. Na análise dos eventos e episódios, delimitei a investigação para formação de professores formadores de Ciências da Natureza dos anos finais do Ensino Fundamental e Biologia para o Ensino Médio na Educação Superior. Elejo a pesquisa qualitativa enquanto vivência metodológica, utilizando a pesquisa documental entendida como várias formas de registro, além de diferentes imagens compondo a autobiografia, fonte primária de informação. O registro de memórias é utilizado de modo complementar à pesquisa bibliográfica e permitiu aprofundamento nas análises com maior objetividade. Nos anos de 1970 até os anos de 1990, contemplo minha formação inicial e continuada e estabeleço interlocuções com minha vivência e experiência na docência e gestão universitária, bem como projetos de pesquisa e de intervenção, nas áreas de ensino e de aprendizagem em Ciências Naturais e Biologia. Não foram negligenciados episódios da vivência em lutas sindicais e de organização de grupos sociais em busca de reflexões teóricas e metodológicas para além dos conhecimentos técnicos científicos. Nesse exercício, percebi a universidade como um espaço privilegiado que me permitiu o exercício de reflexões críticas sobre a realidade, além de me proporcionar momentos de criação de conhecimentos, com bases científicas, percebendo a aprendizagem enquanto exercício de investigação e de aquisição de conhecimentos para além daqueles técnicos/profissionalizantes. Nesta pesquisa, por meio da narrativa reflexiva da trajetória do meu EU, do meu processo formativo e de construção e aquisição de meus saberes docentes, percebo que a autobiografia permite ao leitor compreender o processo formativo de um professor formador como sistêmico, científico, criativo, colaborativo e interdependente e, sobretudo, político, como me compreendo (ao menos tento) na complexidade em Ser Professor, Professor humano.
Resumo em lingua estrangeira: This is an autobiographical study of the formative process of a university professor, in which, episodes and events occurred in the period from 1960 to 2010, configure elements of analysis, as a way to characterize, reflexively, at the macro, meso and micro levels, processes of individual and social subjectivation. I start from the understanding that training, for the exercise of teaching, is a continuous process that requires expansion in the perception of training spaces. I began by covering the panorama of my school and academic education in the late 1960s, in which I consider some personal conflicts, experienced in this period, as formative elements of the I citizen. In the analysis of the events and episodes, I defined the research for the training of teachers and trainers of Nature Sciences of the final years of elementary school and Biology for medical education in Higher Education. I choose qualitative research as a methodological experience using documentary research understood as various forms of registration, in addition to different images composing the autobiography, primary source of information. The registration of memories is used to complement the literature search, and allowed deepening in the analysis with greater objectivity. From the 1970s to the 1990s I contemplate my initial and continuing education and establish interlocutions with my experience and experience in teaching and university management, as well as research and intervention projects, in the areas of teaching and learning in Natural Sciences and Biology. Episodes of experience in union struggles and the organization of social groups in search of theoretical and methodological reflections in addition to scientific technical knowledge were not neglected. In this exercise, I perceived the University as a privileged space that allowed me to exercise critical reflections on reality, in addition to providing me moments of knowledge creation, with scientific bases, perceiving learning as an exercise of research and acquisition of knowledge beyond those technical / professional. In this research, through the reflective narrative of the trajectory of my I, of my formative process and of construction and acquisition of my teaching knowledge, I realize that the autobiography allows the reader to understand the formative process of a teacher trainer as systemic, scientific, creative, collaborative and interdependent and, above all, political, as I understand (at least I try) in the complexity of Being a Teacher, Human Teacher.
Palavra-chave: Autobiografia
Formação docente
História de vida
Saberes docentes
Palavra-chave em lingua estrangeira: Autobiography
Teacher training
Life history
Teaching knowledge
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM
Referência: CASTRO, Edward Bertholine de. Trajetória, processo formativo e saberes docentes: estudo autobiográfico sobre memórias e ressignificações de um formador de professores na área de ciências naturais. 2019. 89 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3399
Data defesa documento: 22-Mar-2019
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado

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