Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3400
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantana, Geslane Figueiredo da Silva-
dc.date.accessioned2022-07-12T17:59:40Z-
dc.date.available2019-12-17-
dc.date.available2022-07-12T17:59:40Z-
dc.date.issued2019-12-17-
dc.identifier.citationSANTANA, Geslane Figueiredo da Silva. A complementaridade entre sentido e referência dos símbolos da matemática. 2019. 180 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/3400-
dc.description.abstractThis research aimed to discuss the reflections in Mathematical Education of the use of a semiotic approach focused on the complementarity between meaning and reference of symbols of mathematics. Therefore, it was analyzed the historical development of the semiotic representations in Mathematics and Sciences from the Scientific Revolution occurred in the 17th century, a period in which, according to Foucault, was based essentially on the understanding of the relative independence between sense and reference of the symbolic representations. We also analyzed the work of Cassirer, who recognized the importance of the Copernican Revolution of Kant's Epistemology, and the work of Descartes, who knew how to explore this new environment very well. The theoretical references were Kant (1787/2001), Peirce (1931-1935; 1958) and Otte (1993b; 2003a; 2012). The methodology was based on Semiotics, with the contribution of an analysis that allows the interweaving of events and facts from a theoretical perspective, seeking complementary characteristics. The complementary understanding of mathematics, perceived in the Axiomatic Theory developed by Grassmann (1844; 1861), and the work of Graeub, who introduced a new approach to Linear Algebra, complementary to the approach prevailing at the time, were also analyzed. As a result, implications for Mathematical Education were identified, such as the fact that the semiotic approach avoids the usual dichotomy between psychology and platonism, offering a synthetic view of how to learn and know mathematics.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-03-07T18:12:00Z No. of bitstreams: 1 TESE_2019_Geslane Figueiredo da Silva Santana.pdf: 3056552 bytes, checksum: 279c48a11b605a05652f96b9f22c2242 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2022-07-12T17:59:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE_2019_Geslane Figueiredo da Silva Santana.pdf: 3056552 bytes, checksum: 279c48a11b605a05652f96b9f22c2242 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-12T17:59:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE_2019_Geslane Figueiredo da Silva Santana.pdf: 3056552 bytes, checksum: 279c48a11b605a05652f96b9f22c2242 (MD5) Previous issue date: 2019-12-17en
dc.description.sponsorshipFAPEMATpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA complementaridade entre sentido e referência dos símbolos da matemáticapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordEducação matemáticapt_BR
dc.subject.keywordSemióticapt_BR
dc.subject.keywordComplementaridadept_BR
dc.subject.keywordÁlgebra linearpt_BR
dc.contributor.advisor1Otte, Michael Friedrich-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1670481682966837pt_BR
dc.contributor.referee1Otte, Michael Friedrich-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1670481682966837pt_BR
dc.contributor.referee2Abido, Alexandre Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2748818818854756pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8713263360849396pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa objetivou discutir os reflexos na Educação Matemática da utilização de uma abordagem semiótica focada na complementaridade entre sentido e referência de símbolos da Matemática. Para tanto, foi analisado o desenvolvimento histórico das representações semióticas na Matemática e nas Ciências a partir da Revolução Científica ocorrida no século XVII, período em que, segundo Foucault, baseou-se essencialmente na compreensão da relativa independência entre sentido e referência das representações simbólicas. Também analisamos o trabalho de Cassirer, que reconheceu a importância da Revolução Copernicana da Epistemologia de Kant, e o trabalho de Descartes que soube explorar muito bem esse novo ambiente criado. Os referenciais teóricos foram Kant (1787/2001), Peirce (1931-1935; 1958) e Otte (1993b; 2003a; 2012). A metodologia foi baseada na Semiótica, com o aporte de uma análise que permite o entrelaçamento de eventos e fatos sob uma perspectiva teórica, buscando características complementares. A compreensão complementarista da Matemática, percebida na Teoria Axiomática desenvolvida por Grassmann (1844; 1861), e a obra de Graeub, que introduziu uma nova abordagem da Álgebra Linear, complementar à abordagem vigente à época, também foram analisadas. Como resultado, foram identificadas implicações para a Educação Matemática, como o fato de que a abordagem semiótica evita a dicotomia usual entre psicologismo e platonismo, oferecendo uma visão sintética de como aprender e conhecer a Matemática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.keyword2Mathematics educationpt_BR
dc.subject.keyword2Semioticspt_BR
dc.subject.keyword2Complementaritypt_BR
dc.subject.keyword2Linear algebrapt_BR
dc.contributor.referee3Wielewski, Gladys Denise-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4154014326253864pt_BR
dc.contributor.referee4Schubring, Gert Felix-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5301938812085674pt_BR
dc.contributor.referee5Barros, Luiz Gonzaga Xavier de-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/7153984138216512pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2019_Geslane Figueiredo da Silva Santana.pdf2.98 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.