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Tipo documento: Tese
Título: Os quatro elementos : terra, água, ar e fogo : um tetramorfo envolvido em um tênue limite entre o sagrado e profano
Autor(es): Rosinke, Patrícia
Orientador(a): Chassot, Attico Inácio
Coorientador: Mello, Irene Cristina de
Membro da Banca: Chassot, Attico Inácio
Membro da Banca: Mello, Irene Cristina de
Membro da Banca: Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno
Membro da Banca: Castro, Patrícia Macedo de
Membro da Banca: Silva, Ana Carolina Araújo da
Resumo : Nesta Tese há a proposta de examinar o quanto são tênues os limites entre o sagrado e o profano ou entre Religião e Ciência. Uma situação aparentemente exótica: na catedral católica romana de Sinop, 4 entre 7 painéis (8 x 6,5 m) recorrem a representações iconográficas dos quatro elementos alquímicos (água, ar, fogo e terra) para se fazer a representação do sagrado marcando não apenas o tetramorfo dos quatro Evangelistas (Lucas, Mateus, Marcos e João), localizado cada um em um dos quatro pontos cardeais, mas também quatro dogmas marianos cada um deles apresentados como proposta icônica de cada um dos quatro elementos por uma artista sacra. Para a composição desta Tese objetiva-se trazer algo original, importante mencionar que é de senso comum que uma tese é uma construção coletiva envolvendo o doutorando e o orientador, assim, fora incorporados à Tese, textos escritos pelo orientador. Assim, foi apresentada uma assemblage. O termo ‘assemblage’ é francês e foi trazido pela primeira vez por Jean Dubuffet em 1953, em obra de arte onde fazia colagens de materiais tridimensionais, baseado no princípio de que todo material pode ser incorporado a uma obra de arte. A pesquisa é do tipo qualitativa e os instrumentos de produção de dados foram entrevistas semiestruturadas e questionários. Para o tratamento de dados para as análises, optou-se pela triangulação de dados. Segundo Marcondes (2014), a triangulação para análises de dados permite: produção de dados, transcrição dos dados levantados, uma pré-análise em que os dados foram trabalhados por meio de reflexão, contextualização, exemplificação, visando elucidar o problema da pesquisa. A seguir, no ápice da interpretação, foi construída uma síntese mediante a interação entre os dados da pesquisa, assim, adotando um comportamento reflexivo. A pesquisa tem como sujeitos colaboradores licenciandos do curso de Ciências Naturais com habilitação em Química, da UFMT de Sinop/MT. Ademais, foram entrevistados a artista plástica e sacra Mari Bueno e o Historiador Luiz Erardi. Quanto à originalidade da pesquisa, não se evidenciou produção acadêmica acerca dos quatro elementos em espaços sagrados, também nenhuma pesquisa acerca dos painéis da catedral de Sinop-MT. As considerações permitem afirmar que: o tema é importante na formação de professores de Ciências/Química; de acordo com as justificativas, principalmente porque Ciência e Religião são onipresentes na vida das pessoas e por considerar a escola um espaço fundamental na formação dos sujeitos, sendo as aulas de Ciências motivadoras de discussões sobre a vida e seus fenômenos. Deste modo, os olhares aos dados produzidos permitem inferir que é afirmativa a presente Tese, de que são muito tênues os limites entre o sagrado e o profano ou entre a Religião e a Ciência.
Resumo em lingua estrangeira: In this publication, there is a proposal to examine how much the boundaries between sacred and profane boundaries or between Religion and Science. A seemingly exotic situation: in the Roman Catholic Sinop Cathedral, 4 out of 7 panels (8 x 6.5 m) represent iconographic representations of four alchemical elements (water, air, fire and earth) to make the representation of the sacred marking not only the tetrogram of the four evangelists (Luke, Matthew, Mark, and John), located one on one of the four cardinal points, but also four Marian dogmas on one of these items presented as an iconic proposal of each of the four elements by a sacred artist. For the composition of this Thesis aims to bring something original, it is important to mention that it is common sense that a thesis is a collective construction involving the doctoral student and the advisor, thus, texts written by the advisor were incorporated into the Thesis. Thus, an assemblage was presented. The term 'assemblage' is French and was first brought by Jean Dubuffet in 1953 in a work of art where he made collages of three-dimensional materials, based on the principle that all material can be incorporated into a work of art. The research is qualitative and the data production instruments were semi-structured interviews and questionnaires. For the treatment of data for the analyzes, we opted for the data triangulation. According to Marcondes (2014), the triangulation for data analysis allows: data production, transcription of the surveyed data, a pre-analysis in which the data were worked through reflection, contextualization, exemplification, aiming to elucidate the research problem. Then, at the apex of the interpretation, a synthesis was constructed through the interaction between the research data, thus adopting a reflective behavior. The research has as subjects collaborating students of the course of Natural Sciences with qualification in Chemistry, of UFMT of Sinop / MT. In addition, the plastic and sacred artist Mari Bueno and the Historian Luiz Erardi were interviewed. As for the originality of the research, there was no academic production on the four elements in sacred spaces, nor any research on the panels of the cathedral of Sinop-MT. Considerations allow us to state that: the theme is important in the formation of science / chemistry teachers; According to the justifications, mainly because Science and Religion are ubiquitous in people's lives and because they consider the school a fundamental space in the formation of subjects, being the science classes motivating discussions about life and its phenomena. Thus, looking at the data produced allows us to infer that the present thesis is affirmative, that the boundaries between the sacred and the profane or between religion and science are very tenuous.
Palavra-chave: Os quatro elementos
Ciência e religião
Formação de professores
Palavra-chave em lingua estrangeira: Four elements
Science and religion
Teacher training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM
Referência: ROSINKE, Patrícia. Os quatro elementos: terra, água, ar e fogo: um tetramorfo envolvido em um tênue limite entre o sagrado e profano. 2019. 168 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3402
Data defesa documento: 19-Dec-2019
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado

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