Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3454
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Ana Paula Rodrigues-
dc.date.accessioned2022-07-27T17:49:23Z-
dc.date.available2021-07-19-
dc.date.available2022-07-27T17:49:23Z-
dc.date.issued2021-05-19-
dc.identifier.citationCARVALHO, Ana Paula Rodrigues. Afinal, o que é democracia? Análise do conhecimento substantivo de alunos do ensino médio. 2021. 337 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/3454-
dc.description.abstractThis research aims to investigate the ideas of the substantive concepts of democracy by high school students. There were 225 high school students from 3 public schools in Guarapuava/PR taking part in this study. This research is theoretically anchored in the research field of Historical Education, in which the historical ideas presented by the apprentices assume a relevant position for the achievement of significant historical learning. The methodology used in collecting, analyzing, and categorizing the data was the Grounded Theory - Grounded Theory. The field study was carried out in four stages at different times between 2018 and 2019. At first, some data were collected regarding the students' socioeconomic and cultural aspects to raise the research subjects' profile. Later, the data collection referred to the ideas that the participants presented about the substantive concept of democracy, the discipline of History, and other concepts referring to social participation, which somehow touch the theme of democracy. Based on the analysis carried out, the most relevant aspects linked to the idea of the substantive concept of democracy by the samples and its possible relations with the discipline of History were mapped.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-04-01T15:21:21Z No. of bitstreams: 1 TESE_2021_Ana Paula Rodrigues Carvalho.pdf: 5543102 bytes, checksum: c747a5614ece44b6c926cb278c6a5f33 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2022-07-27T17:49:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE_2021_Ana Paula Rodrigues Carvalho.pdf: 5543102 bytes, checksum: c747a5614ece44b6c926cb278c6a5f33 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-27T17:49:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE_2021_Ana Paula Rodrigues Carvalho.pdf: 5543102 bytes, checksum: c747a5614ece44b6c926cb278c6a5f33 (MD5) Previous issue date: 2021-05-19en
dc.description.sponsorshipFAPEMATpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAfinal, o que é democracia? Análise do conhecimento substantivo de alunos do ensino médiopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordConceitos substantivospt_BR
dc.subject.keywordDemocraciapt_BR
dc.subject.keywordEducação Históricapt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem históricapt_BR
dc.subject.keywordTeoria fundamentada nos dadospt_BR
dc.contributor.advisor1Abud, Kátia Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7970751657252708pt_BR
dc.contributor.referee1Abud, Kátia Maria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7970751657252708pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Renilson Rosa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4919452710416508pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1202210571198089pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo investigar as concepções do conceito substantivo democracia de estudantes do Ensino Médio. Participaram deste estudo 225 alunos do Ensino Médio de três Colégios Estaduais, localizados em Guarapuava/PR. Esta pesquisa se ancora teoricamente no campo de investigação da Educação Histórica, no qual as ideias históricas apresentadas pelos aprendizes assumem posição relevante para a consecução de uma aprendizagem histórica significativa. A metodologia empregada na coleta, análise e categorização do dados foi a Grounded Theory – Teoria Fundamentada nos dados. O estudo de campo se desenrolou em quatro etapas realizadas em momentos diferentes entre os anos de 2018 e 2019. Em um primeiro momento, foram coletados alguns dados referentes aos aspectos socioeconômicos e culturais da amostra, de modo a levantar um perfil discente dos sujeitos da pesquisa. Em seguida procedeu-se com a coleta de dados referentes as ideias que os participantes apresentaram sobre o conceito substantivo democracia, sobre a disciplina de história e outros conceitos referentes a participação social e de que alguma forma tangenciam o tema democracia. Com base na análise realizada foram cartografados os aspectos mais relevantes vinculados a concepção do conceito substantivo democracia da amostra e suas possíveis relações com a disciplina de História.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.subject.keyword2Substantive conceptspt_BR
dc.subject.keyword2Democracypt_BR
dc.subject.keyword2Historical educationpt_BR
dc.subject.keyword2Historical learningpt_BR
dc.subject.keyword2Grounded theorypt_BR
dc.contributor.referee3Rodrigues Júnior, Osvaldo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4998638258339975pt_BR
dc.contributor.referee4Cainelli, Marlene Rosa-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9389915936393492pt_BR
dc.contributor.referee5Gago, Marília-
dc.contributor.referee5Lattes.pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IGHD - PPGHis - Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2021_Ana Paula Rodrigues Carvalho.pdf5.41 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.