Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/346
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Lediane Manfé de-
dc.date.accessioned2017-06-09T14:31:31Z-
dc.date.available2014-11-26-
dc.date.available2017-06-09T14:31:31Z-
dc.date.issued2014-11-26-
dc.identifier.citationSOUZA, Lediane Manfé de. Por entre práticas em movimento: um estudo etnográfico com professores de inglês em formação continuada. 2014. 129 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/346-
dc.description.abstractThis study investigates cultural practices of public school English teachers participating in the course “Continuing Education of English Teachers: Critical Teaching”. It was developed under an ethnographic perspective through participant observation, interviews (informal conversations) and analysis of documentation. The purpose of this interpretative qualitative study is to understand how teachers bring their local practices into the course and make sense of their experiences motivated by discussions related to questions of teaching-learning over which they had the opportunity to reflect and, after reflection, give new meanings back to their own practices. Situated in the area of Applied Linguistics, this research is founded in ethnography as theory that, according to Harry Wolcott, can be understood as an attitude, “a way of seeing”, orientated by cultural theories. Two questions directed this research: 1. In what events teachers are engaged? 2. What do the events mean for those involved? The analysis shows that the teachers initially justified their chosen methodologies based on restrictions encountered in their contexts that refer to the obligation to complete the material and to cover the content and how they reacted giving new meanings to their practices starting from reflections on the continuing education course. The results suggest a move towards a greater role of the teacher in the in-between space in which they can reflect and decide on which way to go, what to keep and what to change, what works and what can be improved, a process, a movement, a third space where these practices intersect, sit, change, consolidate or not as a cultural practice. The results of this work contribute with a reflection of English teachers and AL researchers interested in teaching and the continuing education of public school English teachers.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Valquíria Barbieri (kikibarbi@hotmail.com) on 2017-06-08T19:14:06Z No. of bitstreams: 1 DISS_2014_Lediane Manfé de Souza.pdf: 2739230 bytes, checksum: 6d5d37ab34dd5a96fead8e0feb24e365 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2017-06-09T14:31:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2014_Lediane Manfé de Souza.pdf: 2739230 bytes, checksum: 6d5d37ab34dd5a96fead8e0feb24e365 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-09T14:31:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2014_Lediane Manfé de Souza.pdf: 2739230 bytes, checksum: 6d5d37ab34dd5a96fead8e0feb24e365 (MD5) Previous issue date: 2014-11-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePor entre práticas em movimento : um estudo etnográfico com professores de inglês em formação continuadapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordPráticas culturaispt_BR
dc.subject.keywordFormação continuadapt_BR
dc.subject.keywordEducação linguísticapt_BR
dc.contributor.advisor1Assis-Peterson, Ana Antônia de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2018126844224501pt_BR
dc.contributor.referee1Assis-Peterson, Ana Antônia de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2018126844224501pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Eladyr Maria Norberto da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1472880159889585pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0991579070520440pt_BR
dc.description.resumoEste estudo investiga práticas culturais de professores de inglês de escola pública participantes do curso “Formação continuada de professores de inglês: ensino crítico”. Foi desenvolvido numa perspectiva etnográfica, com base em dados gerados através de observação participante, entrevistas (conversas informais) e análise documental. O objetivo deste estudo qualitativo interpretativo é compreender como os professores atribuíram sentidos ao que vivenciaram no curso ao trazerem significados de práticas locais motivados por discussões relacionadas a questões de ensino-aprendizagem, sobre as quais tiveram a oportunidade de refletir, e, a partir da reflexão, dar novos significados à própria prática. Situada na área da Linguística Aplicada, esta pesquisa está fundamentada na etnografia como teoria, que pode ser entendida, conforme Harry Wolcott, como uma atitude, “um modo de ver” orientado por teorias culturais. Duas perguntas orientaram esta pesquisa: 1. Em que acontecimentos os professores estão engajados? 2. O que os acontecimentos significam para os envolvidos? A análise mostra que os professores, inicialmente, justificam suas escolhas metodológicas a partir de restrições encontradas em seus contextos que se referem à obrigação de completar a apostila e de vencer o conteúdo e como reagem, ressignificando suas práticas a partir das reflexões do curso de formação continuada. Os resultados sugerem um movimento em direção a um maior protagonismo do professor num espaço de entremeio no qual podem refletir e decidir sobre que caminho seguir, o que manter e o que modificar, o que funciona e o que pode ser melhorado, um processo, um movimento, um terceiro espaço onde essas práticas se entrecruzam, se assentam, se modificam, podendo ou não se consolidar como uma prática cultural. Os resultados deste trabalho contribuem com a reflexão de professores de inglês e pesquisadores da LA interessados no ensino e na formação continuada de professores de inglês da escola pública.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Linguagens (IL)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Linguagempt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.keyword2Cultural practicespt_BR
dc.subject.keyword2Continuing educationpt_BR
dc.subject.keyword2Language educationpt_BR
dc.contributor.referee3Mello, Heloísa Augusta Brito de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3295140825537521pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IL - PPGEL - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2014_Lediane Manfé de Souza.pdf2.68 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.