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http://ri.ufmt.br/handle/1/3479
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Engenhos de memórias : o sentimento de pertencimento às paisagens presente nas narrativas dos TAEs da UFMT |
Autor(es): | Curvo, Alex Dias |
Orientador(a): | Palhares, Taís Helena |
Membro da Banca: | Palhares, Taís Helena |
Membro da Banca: | Soares, Teresinha Rodrigues Prada |
Membro da Banca: | Garcia, Ana Paula |
Resumo : | O objetivo geral do estudo foi interpretar os diferentes modos de sentir dos Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) da UFMT em alusão ao “pertencer” e ao “fazer” parte da Instituição de Ensino, por meio da geopoética das paisagens. A pesquisa foi compreendida a partir de um estudo de caso de caráter descritivo, de abordagem qualitativa, na perspectiva de um trabalho a campo transversal. Como Instrumentos de Coleta de Dados (ICD) aplicou-se: (i) árvore de problemas; (ii) modelo-Muro das Lamentações; (iii) entrevistas por história de vida - HV e (iv) modelo-Árvore dos Sonhos. O caso analisado teve como área experimental a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus Cuiabá-MT, por motivos de acessibilidade, tempo e necessidade dessa pesquisa para a categoria. O estudo teve como sujeitos servidores Técnicos Administrativos em Educação (TAEs), com uma amostra de 19 (dezenove) participantes, caracterizados como narradores. A coleta de dados iniciou em setembro (contato com os participantes) e foi finalizada em outubro de 2020 (entrevistas com os grupos). O estudo teve como base teórica os aspectos que englobam as estruturas de identidade, sentimento e pertencimento na abordagem da cultura contemporânea, da antropologia e da administração, bem como seus princípios e valores organizacionais, observando os elos entre os discursos de pressupostos teóricos. Para elaboração da base teórica, foram resgatados diversos autores, tais como Canclini (1983), Melo (2004), Lovelock et al. (2011), a partir dos debates acirrados e imersos na corrente dos estudos culturais no campo do comparativismo literário no Brasil. A análise apresentou o perfil dos narradores e teceu três paisagens da memória: a visão, por meio do “olhar”; o cheiro, pelo “sentir” e o som, pelo “ouvir” dos TAEs da UFMT. Através delas, identificaram-se lugares e acontecimentos que permeiam os sentidos e sentimentos dos narradores tanto pelas paisagens que tem sobre suas Coordenações quanto pela Instituição, além de percepções diferenciadas dos servidores sobre seus sentimentos de pertencimento. Como conclusão, destaca-se o reconhecimento desta categoria como agente histórico da UFMT. Pelas inúmeras narrativas, são vários os problemas vistos, ouvidos e sentidos, entretanto, não impossíveis de serem resolvidos, ou mesmo minimizados. Os “espectadores e os ouvintes são tão criativos e imprevisíveis como os leitores”, e no imaginário de suas memórias, as obras “procuram receptores para animá-los ou consolá-los; que no caso deste estudo piloto, tem-se os engenhos como um mecanismo que pode mudar a forma de sentir de seus espectadores a respeito da sua maneira de se manifestar a seus pares à sociedade. |
Resumo em lingua estrangeira: | The general objective of the study was to interpret the different ways of feeling of the Administrative Technicians in Education (TAEs) of UFMT in allusion to "belonging" and "being" part of the Educational Institution, through the geopoetics of landscapes. The research was understood from a case study of descriptive character, of qualitative approach, in the perspective of a transversal field work. As Data Collection Instruments (DCI) it was applied: (i) problem tree; (ii) model-Wailing Wall; (iii) life history interviews - HV and (iv) model-Tree of Dreams. The case analyzed had as its experimental area the Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá-MT campus, for reasons of accessibility, time and the need of this research for the category. The study had as subjects Technical Administrative Workers in Education (TAEs), with a sample of 19 (nineteen) participants, characterized as narrators. Data collection started in September (contact with the participants) and was finalized in October 2020 (interviews with the groups). The study had as theoretical basis the aspects that encompass the structures of identity, feeling, and belonging in the approach of contemporary culture, anthropology, and administration, as well as its principles and organizational values, observing the links between the discourses of theoretical assumptions. To elaborate the theoretical basis, several authors were rescued, such as Canclini (1983), Melo (2004), Lovelock et al. (2011), from the heated debates immersed in the current of cultural studies in the field of literary comparativism in Brazil. The analysis presented the profile of the narrators and wove three landscapes of memory: the vision, through the "look"; the smell, through the "feel" and the sound, through the "hear" of the UFMT TAEs. Through them, places and events were identified that permeate the senses and feelings of the narrators both for the landscapes they have about their Coordinations and the Institution, as well as differentiated perceptions of the servers about their feelings of belonging. As a conclusion, the recognition of this category as a historical agent of UFMT stands out. Through the countless narratives, there are several problems seen, heard and felt, however, not impossible to be solved, or even minimized. The "spectators and listeners are as creative and unpredictable as the readers", and in the imaginary of their memories, the works "seek receivers to cheer or console them; that in the case of this pilot study, we have the mills as a mechanism that can change the way their spectators feel about their way of manifesting themselves to their peers to society. |
Palavra-chave: | Identidade Memórias Paisagens Pertencimento Sentimentos |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Identity Memories Landscapes Belonging Feelings |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea |
Referência: | CURVO, Alex Dias. Engenhos de memórias: o sentimento de pertencimento às paisagens presente nas narrativas dos TAEs da UFMT. 2021. 128 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/3479 |
Data defesa documento: | 25-Mar-2021 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - FCA - ECCO - Dissertações de mestrado |
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