Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3483
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMouro, Mariana Cristina-
dc.date.accessioned2022-08-29T15:37:48Z-
dc.date.available2020-12-15-
dc.date.available2022-08-29T15:37:48Z-
dc.date.issued2020-03-05-
dc.identifier.citationMOURO, Mariana Cristina. Espaços não formais de educação: Youtube como ferramenta de apoio à educação formal. 2020. 99 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/3483-
dc.description.abstractThis research seeks to understand from the modes of interaction in single channels how young people use non-formal education channels on YouTube and what is the contribution of this relationship in the construction of the school and scientific knowledge culture. Furthermore, discuss the extent to which surveys of student responses on the networks, including the communication strength of teachers, experts (YouTubers) in different areas of knowledge, involve solving student questions, do not use an extension of formal education, no sense that the boundaries between formal and non-formal are questioned by the new cultural practices of relating to teaching and learning. In order to carry out this study, the search channels on YouTube are geared towards learning the Portuguese language, who are its creators, presenters and sponsors, the public and, mainly, how it offers interaction between teachers and users.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-08-09T12:41:42Z No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Mariana Cristina Mouro.pdf: 3116544 bytes, checksum: 38abb01d2832dcf899da54f2fb46f59a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2022-08-29T15:37:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Mariana Cristina Mouro.pdf: 3116544 bytes, checksum: 38abb01d2832dcf899da54f2fb46f59a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-08-29T15:37:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Mariana Cristina Mouro.pdf: 3116544 bytes, checksum: 38abb01d2832dcf899da54f2fb46f59a (MD5) Previous issue date: 2020-03-05en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEspaços não formais de educação : Youtube como ferramenta de apoio à educação formalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação não formalpt_BR
dc.subject.keywordEducomunicaçãopt_BR
dc.subject.keywordPortuguêspt_BR
dc.subject.keywordYoutubept_BR
dc.contributor.advisor1Moreira, Benedito Dielcio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2398425538697885pt_BR
dc.contributor.referee1Moreira, Benedito Dielcio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2398425538697885pt_BR
dc.contributor.referee2Mattos, Aclyse de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2249143507808968pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4492418311613898pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa busca compreender a partir dos modos de interação como os jovens utilizam canais de educação não formal no YouTube e qual a contribuição desta relação na construção da cultura do conhecimento escolar e científico. Discute também até que ponto a busca pelos alunos de respostas nas redes, considerando inclusive a força comunicativa de professores, de especialistas (youtubers) em diferentes áreas do conhecimento, envolvidos na solução de dúvidas dos estudantes, não constituem uma extensão do ensino formal, no sentido de que as fronteiras entre o formal e não formal são questionadas pelas novas práticas culturais.. Para estudar e solucionar dúvidas, estudantes buscam na rede YouTube canais educativos em diferentes áreas do conhecimento. Neste estudo dedicamos atenção para o aprendizado da língua portuguesa, quem são seus idealizadores, apresentadores e patrocinadores, o público, e, principalmente, como se dá a interação entre os professores e usuários.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação e Artes (FCA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporâneapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.keyword2Educationpt_BR
dc.subject.keyword2Non-formal educationpt_BR
dc.subject.keyword2Educommunicationpt_BR
dc.subject.keyword2Portuguesept_BR
dc.subject.keyword2Youtubept_BR
dc.contributor.referee3Jesus, Naine Terena de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9166774663920965pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FCA - ECCO - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2020_Mariana Cristina Mouro.pdf3.04 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.