Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3489
Tipo documento: Dissertação
Título: Formação de professores centrada na escola : uma reflexão sobre a experiência nas escolas de educação infantil da rede pública municipal de Primavera do Leste
Autor(es): Silva, Paulo Sérgio da
Orientador(a): Carvalho, Ademar de Lima
Membro da Banca: Carvalho, Ademar de Lima
Membro da Banca: Garske, Lindalva Maria Novaes
Membro da Banca: Oliveira, Camila Alberto Vicente de
Resumo : Entender o contexto no qual acontece a formação centrada na escola talvez seja o passo primordial para estabelecer um diálogo coerente, com foco nas reais necessidades de cada escola, com suas problemáticas específicas. Nesse sentido, este trabalho apresenta uma compreensão de formação permanente com base em autores como Freire, Imbernón, Nóvoa, Pacheco, entre outros, com ênfase no espaço da escola por entender que é por meio da reflexão da e sobre a prática que se promove o desenvolvimento e a formação da identidade e da autonomia dos professores. O objetivo principal deste trabalho é compreender o desenvolvimento da formação permanente centrada na escola e sua importância para os professores a partir de suas experiências nos grupos de estudos e nos espaços formativos das escolas públicas da rede municipal de educação infantil de Primavera do Leste – MT. Esta compreensão se sustenta na concepção de educação problematizadora e libertadora de Freire (2016) que perpassa pelo entendimento de que somos seres inconclusos, inacabados, portanto, em permanente necessidade de busca pelo conhecimento. Promover a mudança na educação requer antes uma postura comprometida, pautada nos valores universais do ser humano e engajada na construção de um projeto de sociedade que concebe a pessoa humana como protagonista do seu desenvolvimento e que promove a autonomia docente. Esta pesquisa foi desenvolvida em uma abordagem qualitativa, uma vez que o seu objeto de investigação é o processo da formação continuada centrada na escola e os sujeitos pesquisados são os professores que participaram desse processo como orientadores da formação, mas que ao orientar os seus pares, também se desenvolvem nas trocas de saberes, tanto teórico, quanto os saberes de experiências feitos. Os resultados desta pesquisa foram iluminados pelo método dialético na perspectiva freireana que permite caminhar com segurança na direção um descortinamento da realidade social desta pesquisa. A análise dos projetos das escolas evidenciou uma evolução ao longo dos dois anos em que se estendeu a pesquisa, sobretudo, a respeito da importância de passar a entender as concepções teóricas como condição para compreender a prática educativa. As respostas apresentadas pelas professoras entrevistadas levantaram alguns apontamentos que elevam a formação centrada na escola como essencial ao desenvolvimento da profissão docente, pois contribui para a qualidade do ensino.
Resumo em lingua estrangeira: Understanding the context in which school-centered training takes place may be the primary step in establishing a coherent dialogue, focusing on the real needs of each school with its specific problems. In this sense, this work presents an understanding of ongoing formation based on authors such as Freire, Imbernón, Nóvoa, Pacheco, among others, with emphasis in the school space because it understands that it is through the reflection of the teaching practice that the development is achieved forming teachers' identity and autonomy. The main objective of this work is to understand the development of permanent education centered on the school and its importance for the teachers from their experiences in the study groups and in the spaces of public schools of the municipal network of pre - primary education in. This understanding is based on the conception of Freire's problematic and liberating education (2016) that permeates the understanding that we are unfinished beings, unfinished, therefore, in constant need of search for knowledge. Promoting change in education requires rather a committed stance, based on the universal values of the human being and engaged in the construction of a project of society that conceives the human person as protagonist of its development and that promotes the autonomy of the teacher. This research was developed in a qualitative approach, since its object of investigation is the process of continuing education centered in the school and the subjects researched are the teachers who participated in this process as guiding the formation, but that in guiding their peers, also develop in the exchanges of knowledge, both theoretical, as well as the knowledge of experiences made. The results of this research were illuminated by the dialectical method in the Freirean perspective that allows us to walk safely toward a deeper understanding of the social reality of this research. The analysis of the school projects showed an evolution during the two years in which the research was extended, especially regarding the importance of understanding the theoretical conceptions as a condition to understand the educational practice. The answers presented by the interviewed teachers raised some notes that elevate school-centered training as essential to the development of the teaching profession, since it contributes to the quality of teaching.
Palavra-chave: Formação centrada na escola
Desenvolvimento profissional
Autonomia docente
Palavra-chave em lingua estrangeira: School-based training
Professional development.
Teaching autonomy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUR - Rondonopólis
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolis
Referência: SILVA, Paulo Sérgio da. Formação de professores centrada na escola: uma reflexão sobre a experiência nas escolas de educação infantil da rede pública municipal de Primavera do Leste. 2018. 190 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3489
Data defesa documento: 9-Apr-2018
Aparece na(s) coleção(ções):CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2018_Paulo Sérgio da Silva.pdf1.52 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.