Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/352
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Mariana Miranda Máximo dos-
dc.date.accessioned2017-06-09T14:49:21Z-
dc.date.available2014-01-21-
dc.date.available2017-06-09T14:49:21Z-
dc.date.issued2014-11-28-
dc.identifier.citationSANTOS, Mariana Miranda Máximo dos. Traçados em poética: diálogos na literatura infanto juvenil. 2014. 92 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/352-
dc.description.abstractIn this study we aimed to assess rhetorical and visual resources of the work of contemporary children and youth Brazilian literature1, Vizinho, Vizinha (2002), noting that the authors, to make the representation of characters, start from their socioindividual isolation, personal tastes, trends, but end up composing, subtly, uniqueness relations, culminating in the value of the human person and of their interaction. To understand this route of the characters, from the individualism to the socialization, we developeded the analysis considering the nature of artistic interface of the work, the literature and the illustration, particularly the effect of quality and completion generated by the dialogue among these languages, besides embracing the sociocultural context in which it was produced. Considering some questions generated during the research, we made an initial study on the production directed to the public in formation as gender and their terminology and the public it is intended, finding that the market is crucial in this field.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Valquíria Barbieri (kikibarbi@hotmail.com) on 2017-06-08T22:00:41Z No. of bitstreams: 1 DISS_2014_Mariana Miranda Maximo dos Santos.pdf: 3745474 bytes, checksum: d59a1c064f36e1b0238a112bef2b6d9a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2017-06-09T14:49:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2014_Mariana Miranda Maximo dos Santos.pdf: 3745474 bytes, checksum: d59a1c064f36e1b0238a112bef2b6d9a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-09T14:49:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2014_Mariana Miranda Maximo dos Santos.pdf: 3745474 bytes, checksum: d59a1c064f36e1b0238a112bef2b6d9a (MD5) Previous issue date: 2014-11-28en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleTraçados em poética : diálogos na literatura infanto juvenilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordLiteratura infanto juvenilpt_BR
dc.subject.keywordLiteratura e ilustraçãopt_BR
dc.subject.keywordIndividualismo e individualidadept_BR
dc.contributor.advisor1Reis, Célia Maria Domingues da Rocha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2279166326079570pt_BR
dc.contributor.referee1Reis, Célia Maria Domingues da Rocha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2279166326079570pt_BR
dc.contributor.referee2Mello, Franceli Aparecida da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7045660056225851pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2290238761692294pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho objetivamos analisar recursos retóricos e visuais da obra deliteratura infantojuvenil brasileira contemporânea, Vizinho, Vizinha(2002), observando que os autores, ao fazerem a representação das personagens, partem de seu isolamento socioindividual,gostos pessoais, tendências, masacabam compondo, com sutileza, relações de unicidade, culminando na valorização da pessoa humana e de sua interação. Para compreendereste percurso dos personagens, do individualismo à socialização, desenvolvemos a análise considerandoa natureza de interface artísticada obra, literatura e ilustração, principalmente o efeito de qualidade e complementação geradopelo diálogo entre estas linguagens, além de abarcar o contexto sociocultural em que foi produzida. Considerando algumas dúvidas geradas no decorrer da pesquisa, fizemos um estudo inicialsobre aprodução direcionada ao público em formaçãocomo gênero e suas terminologias,bem como o público a que se destina, verificando que o mercado é decisivo nesse campo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Linguagens (IL)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Linguagempt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.keyword2Children and youth literaturept_BR
dc.subject.keyword2Literature and illustrationpt_BR
dc.subject.keyword2Individualism and individualitypt_BR
dc.contributor.referee3Pinto, Aroldo José Abreu-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2323427456490711pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IL - PPGEL - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2014_Mariana Miranda Maximo dos Santos.pdf3.66 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.