Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/352
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Mariana Miranda Máximo dos | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-09T14:49:21Z | - |
dc.date.available | 2014-01-21 | - |
dc.date.available | 2017-06-09T14:49:21Z | - |
dc.date.issued | 2014-11-28 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Mariana Miranda Máximo dos. Traçados em poética: diálogos na literatura infanto juvenil. 2014. 92 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufmt.br/handle/1/352 | - |
dc.description.abstract | In this study we aimed to assess rhetorical and visual resources of the work of contemporary children and youth Brazilian literature1, Vizinho, Vizinha (2002), noting that the authors, to make the representation of characters, start from their socioindividual isolation, personal tastes, trends, but end up composing, subtly, uniqueness relations, culminating in the value of the human person and of their interaction. To understand this route of the characters, from the individualism to the socialization, we developeded the analysis considering the nature of artistic interface of the work, the literature and the illustration, particularly the effect of quality and completion generated by the dialogue among these languages, besides embracing the sociocultural context in which it was produced. Considering some questions generated during the research, we made an initial study on the production directed to the public in formation as gender and their terminology and the public it is intended, finding that the market is crucial in this field. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Valquíria Barbieri (kikibarbi@hotmail.com) on 2017-06-08T22:00:41Z No. of bitstreams: 1 DISS_2014_Mariana Miranda Maximo dos Santos.pdf: 3745474 bytes, checksum: d59a1c064f36e1b0238a112bef2b6d9a (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2017-06-09T14:49:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2014_Mariana Miranda Maximo dos Santos.pdf: 3745474 bytes, checksum: d59a1c064f36e1b0238a112bef2b6d9a (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-06-09T14:49:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2014_Mariana Miranda Maximo dos Santos.pdf: 3745474 bytes, checksum: d59a1c064f36e1b0238a112bef2b6d9a (MD5) Previous issue date: 2014-11-28 | en |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Traçados em poética : diálogos na literatura infanto juvenil | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura infanto juvenil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura e ilustração | pt_BR |
dc.subject.keyword | Individualismo e individualidade | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Reis, Célia Maria Domingues da Rocha | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2279166326079570 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Reis, Célia Maria Domingues da Rocha | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2279166326079570 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Mello, Franceli Aparecida da Silva | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7045660056225851 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2290238761692294 | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste trabalho objetivamos analisar recursos retóricos e visuais da obra deliteratura infantojuvenil brasileira contemporânea, Vizinho, Vizinha(2002), observando que os autores, ao fazerem a representação das personagens, partem de seu isolamento socioindividual,gostos pessoais, tendências, masacabam compondo, com sutileza, relações de unicidade, culminando na valorização da pessoa humana e de sua interação. Para compreendereste percurso dos personagens, do individualismo à socialização, desenvolvemos a análise considerandoa natureza de interface artísticada obra, literatura e ilustração, principalmente o efeito de qualidade e complementação geradopelo diálogo entre estas linguagens, além de abarcar o contexto sociocultural em que foi produzida. Considerando algumas dúvidas geradas no decorrer da pesquisa, fizemos um estudo inicialsobre aprodução direcionada ao público em formaçãocomo gênero e suas terminologias,bem como o público a que se destina, verificando que o mercado é decisivo nesse campo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Linguagens (IL) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Children and youth literature | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Literature and illustration | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Individualism and individuality | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Pinto, Aroldo José Abreu | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2323427456490711 | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IL - PPGEL - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2014_Mariana Miranda Maximo dos Santos.pdf | 3.66 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.