Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3534
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMota, Érico Ricard Lima Cavalcante-
dc.date.accessioned2022-09-22T18:02:41Z-
dc.date.available2021-05-20-
dc.date.available2022-09-22T18:02:41Z-
dc.date.issued2021-04-08-
dc.identifier.citationMOTA, Érico Ricard Lima Cavalcante. Ensino médio, escola plena e o projeto de vida: entre o trajeto planejado, o vivido e o (im)possível. 2021. 180 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/3534-
dc.description.abstractIn the last decades, the public schools have rehearsed several experiences of expanding the workload and full-time education in order to meet educational policies and contemporary trends. However, in this path, high school is still being considered under the debate between two dichotomous agendas: between productive transformation and social equity. Maintaining this dichotomy, the high school curriculum has been the subject of dispute between conservative and progressive sectors. In the context of the expansion of full-time education, in 2017 the state of Mato Grosso implemented its high-school project full-time, bringing in its curriculum the discipline Project of Life, and the student's life project as the central axis. Therefore, the object of this research is defined as the discipline "Project of Life" in the curricular context of fulltime high schools called "Full Schools". As a general objective, the development of this discipline in public schools that implemented the Escola Plena project in the state of Mato Grosso was analyzed. Methodologically, a qualitative research was carried out, more specifically a case study, which used methodological bricolage, thus diversifying the research instruments and techniques. The results say of a project strongly aligned with the managerial pedagogy and of results in a liberal-bourgeois perspective that aims to attend primarily to the needs of the market, making subjects responsible for their failures and / or successes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-04-13T14:42:39Z No. of bitstreams: 1 TESE_2021_Érico Ricard Lima Cavalcante Mota.pdf: 2372326 bytes, checksum: 843dba552471d8f96e6d327c00bd3869 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2022-09-22T18:02:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE_2021_Érico Ricard Lima Cavalcante Mota.pdf: 2372326 bytes, checksum: 843dba552471d8f96e6d327c00bd3869 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-22T18:02:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE_2021_Érico Ricard Lima Cavalcante Mota.pdf: 2372326 bytes, checksum: 843dba552471d8f96e6d327c00bd3869 (MD5) Previous issue date: 2021-04-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEnsino médio, escola plena e o projeto de vida : entre o trajeto planejado, o vivido e o (im)possívelpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordEducação públicapt_BR
dc.subject.keywordEnsino médiopt_BR
dc.subject.keywordEscola em tempo integralpt_BR
dc.subject.keywordEscola plenapt_BR
dc.subject.keywordProjeto de vidapt_BR
dc.contributor.advisor1Alonso, Kátia Morosov-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3326858103129656pt_BR
dc.contributor.referee1Alonso, Kátia Morosov-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3326858103129656pt_BR
dc.contributor.referee2Caetano, Edson-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0586786960992214pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3184407907094118pt_BR
dc.description.resumoNas últimas décadas, as redes públicas de ensino têm ensaiado diversas experiências de ampliação de carga-horária e educação em tempo integral no sentido de atender às políticas educacionais e tendências contemporâneas. Contudo, neste percurso, o Ensino Médio ainda segue sendo pensado sob o debate entre duas agendas dicotômicas: entre a transformação produtiva e a equidade social. Mantendo-se essa dicotomia, o currículo escolar do Ensino Médio tem sido objeto de disputa entre setores conservadores e progressistas. No contexto da expansão da educação em tempo integral, em 2017 o estado do Mato Grosso implantou seu projeto de Ensino Médio em tempo integral, trazendo em seu currículo a disciplina Projeto de Vida, e o projeto de vida do estudante como eixo central. Sendo assim, o objeto desta pesquisa se define como a disciplina “Projeto de Vida” no contexto curricular das escolas de Ensino Médio em tempo integral denominado “Escolas Plenas”. Como objetivo geral, analisou-se o desenvolvimento da referida disciplina nas escolas públicas que implantaram o projeto Escola Plena no estado do Mato Grosso. Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, mais especificamente um estudo de caso, que se utilizou da bricolagem metodológica, diversificando assim os instrumentos e técnicas de pesquisa. Os resultados dizem de um projeto fortemente alinhado à pedagogia gerencialista e de resultados numa perspectiva liberal-burguesa que visa atender prioritariamente às necessidades do mercado, responsabilizando os sujeitos pelos seus fracassos e/ou sucessos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação (IE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2Public educationpt_BR
dc.subject.keyword2High schoolpt_BR
dc.subject.keyword2Full-time schoolpt_BR
dc.subject.keyword2Full schoolpt_BR
dc.subject.keyword2Life projectpt_BR
dc.contributor.referee3Casagrande, Ana Lara-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9987834719353996pt_BR
dc.contributor.referee4Lima, Daniela da Costa Britto Pereira-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2278807353455371pt_BR
dc.contributor.referee5Jeffrey, Débora Cristina-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/5941100880312996pt_BR
dc.contributor.referee6Gentil, Heloisa Salles-
dc.contributor.referee6ID395.908.606-72pt_BR
dc.contributor.referee6Latteshttp://lattes.cnpq.br/6342334143612406pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2021_Érico Ricard Lima Cavalcante Mota.pdf2.32 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.