Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/3534
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Mota, Érico Ricard Lima Cavalcante | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-22T18:02:41Z | - |
dc.date.available | 2021-05-20 | - |
dc.date.available | 2022-09-22T18:02:41Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-08 | - |
dc.identifier.citation | MOTA, Érico Ricard Lima Cavalcante. Ensino médio, escola plena e o projeto de vida: entre o trajeto planejado, o vivido e o (im)possível. 2021. 180 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufmt.br/handle/1/3534 | - |
dc.description.abstract | In the last decades, the public schools have rehearsed several experiences of expanding the workload and full-time education in order to meet educational policies and contemporary trends. However, in this path, high school is still being considered under the debate between two dichotomous agendas: between productive transformation and social equity. Maintaining this dichotomy, the high school curriculum has been the subject of dispute between conservative and progressive sectors. In the context of the expansion of full-time education, in 2017 the state of Mato Grosso implemented its high-school project full-time, bringing in its curriculum the discipline Project of Life, and the student's life project as the central axis. Therefore, the object of this research is defined as the discipline "Project of Life" in the curricular context of fulltime high schools called "Full Schools". As a general objective, the development of this discipline in public schools that implemented the Escola Plena project in the state of Mato Grosso was analyzed. Methodologically, a qualitative research was carried out, more specifically a case study, which used methodological bricolage, thus diversifying the research instruments and techniques. The results say of a project strongly aligned with the managerial pedagogy and of results in a liberal-bourgeois perspective that aims to attend primarily to the needs of the market, making subjects responsible for their failures and / or successes. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-04-13T14:42:39Z No. of bitstreams: 1 TESE_2021_Érico Ricard Lima Cavalcante Mota.pdf: 2372326 bytes, checksum: 843dba552471d8f96e6d327c00bd3869 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2022-09-22T18:02:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE_2021_Érico Ricard Lima Cavalcante Mota.pdf: 2372326 bytes, checksum: 843dba552471d8f96e6d327c00bd3869 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-09-22T18:02:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE_2021_Érico Ricard Lima Cavalcante Mota.pdf: 2372326 bytes, checksum: 843dba552471d8f96e6d327c00bd3869 (MD5) Previous issue date: 2021-04-08 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Ensino médio, escola plena e o projeto de vida : entre o trajeto planejado, o vivido e o (im)possível | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação pública | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escola em tempo integral | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escola plena | pt_BR |
dc.subject.keyword | Projeto de vida | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Alonso, Kátia Morosov | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3326858103129656 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Alonso, Kátia Morosov | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3326858103129656 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Caetano, Edson | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0586786960992214 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3184407907094118 | pt_BR |
dc.description.resumo | Nas últimas décadas, as redes públicas de ensino têm ensaiado diversas experiências de ampliação de carga-horária e educação em tempo integral no sentido de atender às políticas educacionais e tendências contemporâneas. Contudo, neste percurso, o Ensino Médio ainda segue sendo pensado sob o debate entre duas agendas dicotômicas: entre a transformação produtiva e a equidade social. Mantendo-se essa dicotomia, o currículo escolar do Ensino Médio tem sido objeto de disputa entre setores conservadores e progressistas. No contexto da expansão da educação em tempo integral, em 2017 o estado do Mato Grosso implantou seu projeto de Ensino Médio em tempo integral, trazendo em seu currículo a disciplina Projeto de Vida, e o projeto de vida do estudante como eixo central. Sendo assim, o objeto desta pesquisa se define como a disciplina “Projeto de Vida” no contexto curricular das escolas de Ensino Médio em tempo integral denominado “Escolas Plenas”. Como objetivo geral, analisou-se o desenvolvimento da referida disciplina nas escolas públicas que implantaram o projeto Escola Plena no estado do Mato Grosso. Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, mais especificamente um estudo de caso, que se utilizou da bricolagem metodológica, diversificando assim os instrumentos e técnicas de pesquisa. Os resultados dizem de um projeto fortemente alinhado à pedagogia gerencialista e de resultados numa perspectiva liberal-burguesa que visa atender prioritariamente às necessidades do mercado, responsabilizando os sujeitos pelos seus fracassos e/ou sucessos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Educação (IE) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Public education | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | High school | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Full-time school | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Full school | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Life project | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Casagrande, Ana Lara | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/9987834719353996 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Lima, Daniela da Costa Britto Pereira | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/2278807353455371 | pt_BR |
dc.contributor.referee5 | Jeffrey, Débora Cristina | - |
dc.contributor.referee5Lattes | http://lattes.cnpq.br/5941100880312996 | pt_BR |
dc.contributor.referee6 | Gentil, Heloisa Salles | - |
dc.contributor.referee6ID | 395.908.606-72 | pt_BR |
dc.contributor.referee6Lattes | http://lattes.cnpq.br/6342334143612406 | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Teses de doutorado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE_2021_Érico Ricard Lima Cavalcante Mota.pdf | 2.32 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.