Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/3537
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Laub Junior, Ricardo Julio Jatahy | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-03T17:37:07Z | - |
dc.date.available | 2018-07-16 | - |
dc.date.available | 2022-10-03T17:37:07Z | - |
dc.date.issued | 2018-02-22 | - |
dc.identifier.citation | LAUB JUNIOR, Ricardo Julio Jatahy. Os automóveis chegaram: observações da história sobre a transformação de Cuiabá no período de 1919 a 1937. 2018. 191 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufmt.br/handle/1/3537 | - |
dc.description.abstract | This Dissertation is about the Automobile`s arrival in Cuiabá. The reason is to understand de reconfiguration of the social, politics and economics practices associated to the progress`s ideas, between 1919 and 1937. The year of 1919 has been chosen because indicates the Bicentennial celebration of Cuiabá city, the foundation of the “Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso”, the first time that electrical energy was used and the removal of the animal traction`s tram that was replaced by the rental car. The year of 1937, by the way, has been chosen because represents the end of a phase, when started the New State and Julio Strübing Müller acted like the auditor, making the process that has transformed Cuiaba into the new Mato Grosso`s capital. In the Contextualization, were identified the motivations about the automobile`s entrance in the daily of one segment of the Cuiabá`s population and the vehicle`s appropriation and representation in the city`s imagery. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2022-04-14T13:02:06Z No. of bitstreams: 1 DISS_2018_Ricardo Julio Jatahy Laub Junior.pdf: 3904292 bytes, checksum: bb9a6a047802cb77fe7ea2dfc6d97e5e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2022-10-03T17:37:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2018_Ricardo Julio Jatahy Laub Junior.pdf: 3904292 bytes, checksum: bb9a6a047802cb77fe7ea2dfc6d97e5e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-10-03T17:37:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2018_Ricardo Julio Jatahy Laub Junior.pdf: 3904292 bytes, checksum: bb9a6a047802cb77fe7ea2dfc6d97e5e (MD5) Previous issue date: 2018-02-22 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Os automóveis chegaram : observações da história sobre a transformação de Cuiabá no período de 1919 a 1937 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Automóvel | pt_BR |
dc.subject.keyword | História | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transformação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cuiabá | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Almeida, Rodrigo Davi | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9524251326442540 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Almeida, Rodrigo Davi | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9524251326442540 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Borges, Fernando Tadeu de Miranda | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2941986052122919 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2430603632838440 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação aborda a chegada dos automóveis a Cuiabá com o objetivo de compreender a reconfiguração de práticas sócio-políticas e econômicas, articuladas com a ideias de progresso, entre os anos de 1919 e 1937. O ano de 1919 foi escolhido para baliza inicial por marcar a comemoração do bicentenário da cidade de Cuiabá, a fundação da agremiação acadêmica Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, inauguração da luz elétrica e remoção dos bondes de tração animal substituídos pelos automóveis de aluguel. E, o ano de 1937, como baliza final, por marcar o início do Estado Novo, com a presença do interventor Júlio Strübing Müller, que efetivou o processo de transformação de Cuiabá na posição de capital do Estado. Na contextualização são identificadas as motivações trazidas pela entrada do automóvel no cotidiano de um segmento da população cuiabana, e sua apropriação e representação no imaginário da cidade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Cars | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | History | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Transformation | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Cuiabá | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Oliveira, Fábio Ruela de | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1627647697232307 | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IGHD - PPGHis - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2018_Ricardo Julio Jatahy Laub Junior.pdf | 3.81 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.