Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/3539
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Práticas de letramentos críticos : repensando a aula de língua inglesa no ensino médio, um estudo de caso no IFMT |
Autor(es): | Penteado, Rita de Cássia dos Santos |
Orientador(a): | Jesus, Dánie Marcelo de |
Membro da Banca: | Jesus, Dánie Marcelo de |
Membro da Banca: | Silva, Wagner Rodrigues |
Membro da Banca: | Costa, Valdir Silva da |
Resumo : | Considerando o contexto atual de ensino da língua inglesa na escola pública, com o uso das tecnologias e as oportunidades de aulas pautadas na teoria do letramento crítico, faz-se necessário entender como esses itens se relacionam e quais as consequências que eles, associados, podem trazer para o aprendizado, quando aliado a uma prática pedagógica que contribua para uma aprendizagem relevante e significativa. Esse cenário se deu com alunos/as, lidando com suas diferenças culturais e linguísticas, e comigo, orientadora, redescobrindo-me perante minhas dificuldades em todo o percurso. Com base em tal premissa, este trabalho discute uma experiência no âmbito do ensino médio com um grupo de discentes que participaram de uma proposta de ensino e aprendizagem de língua inglesa, recomendando pesquisas e produção de documentário em inglês. Por meio dessa proposta, os/as estudantes puderam vivenciar situações de aprendizagem fugindo do material didático convencional, tendo, de igual sorte, a oportunidade de reflexividade no decorrer do trajeto. Teoricamente, este estudo se pauta nas perspectivas dos letramentos críticos, baseados nos estudos de Menezes de Souza & Monte-Mór (2006), Jordão e Fogaça (2007), Jordão (2010), Mattos (2015), com ênfase na reflexividade, criticidade, que poderiam ser despertadas nos/as alunos/as, e nas brechas de Duboc (2015). O percurso teórico metodológico utilizado foi o da pesquisa-ação colaborativa, assentada em Denzin e Lincoln (2010), Bortoni-Ricardo (2013) e Zeichiner (2001). Por meio de diários, questionários e da análise de minhas próprias práticas pude compreender os dados gerados. Nos resultados, há evidências que sinalizam a ocorrência de processos de reflexividade e criticidade, baseados nas perspectivas teóricas abordadas, em graus diferentes de complexidade. |
Resumo em lingua estrangeira: | Considering the current context of English language teaching in the public school, the use of technologies and lecture opportunities based on critical literacy theory, it is necessary to understand how these items relate and what consequences they can bring together for learning, when combined with a pedagogical practice that contributes to relevant and meaningful learning. This scenario took place with students dealing with their cultural and linguistic differences and with me, an advisor, rediscovering myself when facing my difficulties along the way. Based on this premise, this paper discusses a high school experience with a group of students who participated in an English language teaching and learning proposal, using research and production of documentary in English. Through this proposal, the students were able to experience learning situations by avoiding conventional didactic material, and also, having the opportunity of reflexivity during it. Theoretically, this study is based on the perspectives of critical literacy, based on studies by Menezes de Souza & Monte-Mór (2006), Jordão and Fogaça (2007), Jordão (2010), Mattos (2015), with emphasis on reflexivity, criticality, that could be awakened in the students, and the gaps by at the Duboc (2015). The theoretical methodological approach used was collaborative actionresearch, based on Denzin and Lincoln (2010), Bortoni-Ricardo (2013) and Zeichiner (2001). Through diaries, questionnaires and the analysis of my own practices, I was able to understand the datas generated. In the results there are evidences that signal the occurrence of reflexivity and criticality processes, based on the theoretical perspectives addressed, to different degrees of complexity. |
Palavra-chave: | Reflexividade Educação Brechas Letramentos críticos |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Reflexivity Education Gaps Critical literacy |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Linguagens (IL) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem |
Referência: | PENTEADO, Rita de Cássia dos Santos. Práticas de letramentos críticos: repensando a aula de língua inglesa no ensino médio, um estudo de caso no IFMT. 2018. 97 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/3539 |
Data defesa documento: | 2-Mar-2018 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IL - PPGEL - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2018_Rita de Cássia dos Santos Penteado.pdf | 1.59 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.