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Tipo documento: Tese
Título: Qualidade de vida dos estudantes de mestrado da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
Autor(es): Oliveira Junior, Gilmar Jorge de
Orientador(a): Segri, Neuber José
Coorientador: Guimarães, Lenir Vaz
Membro da Banca: Segri, Neuber José
Membro da Banca: Valim, Marília Duarte
Membro da Banca: Espinosa, Mariano Martínez
Membro da Banca: Terzian, Ângela Cristina Cesar
Membro da Banca: Oliveira, Fernando Luiz Pereira de
Resumo : O curso de mestrado pode exigir do estudante diversas adaptações em sua vida, as quais acabam por interferir positivamente ou negativamente na sua qualidade de vida, uma vez que esta varia com o momento e circunstâncias vivenciadas individualmente ou coletivamente. Objetivo: Avaliar a qualidade de vida e seus fatores associados em estudantes de mestrado da Universidade Federal de Mato Grosso no ano de 2018. Método: Trata-se de um estudo observacional, de corte transversal, do tipo inquérito auto preenchível, com a coleta dos dados sendo realizada de forma online, em uma amostra de 375 mestrandos, sendo 306 acadêmicos e 69 profissionais, que responderam aos instrumentos Escala de Sonolência de Epworth, SRQ-20 e WHOQOL-bref, além de questões referentes às características sociodemográficas, acadêmicas, estilo de vida e estado de saúde. A amostra teve sua descrição por meio de tabelas, gráficos, medidas de posição e dispersão, além disso, se utilizou de técnicas de inferência estatística como estimativas intervalares, testes de hipóteses e o modelo de regressão de Poisson múltiplo com variância robusta para verificar as associações. Resultados: Comparando os intervalos de confiança de 95%, não houve diferença significativa entre a qualidade de vida geral dos mestrandos acadêmicos e profissionais, ao analisá-las conjuntamente, obteve-se um intervalo de confiança de 95% para o escore médio de [55,4; 58,2]. As variáveis estado conjugal, tempo de curso, orientador, disponibilidade para o curso, transtornos mentais comuns e praticar atividade física apresentaram associação significativa com a qualidade de vida geral. A percepção negativa para qualidade de vida e saúde teve associação significativa com escores menores no domínio psicológico, apresentando uma razão de prevalência (RP) de 7,27, enquanto a percepção positiva associou-se significativamente à escores maiores nos domínio físico [RP = 2,36], psicológico [RP = 1,57] e meio ambiente [RP = 1,63]. Conclusão: A qualidade de vida dos estudantes de mestrado foi classificada como mediana, porém menos de 31% deles tiveram uma percepção positiva ao analisá-la em conjunto com sua saúde, indicando a necessidade de se refletir sobre a importância de operacionalizar ações de prevenção e recuperação de agravos, para que estes se fortaleçam mentalmente, fisicamente e emocionalmente, aumentando assim sua capacidade de responder integralmente aos desafios enfrentados nessa fase.
Resumo em lingua estrangeira: The master's course may require from the student several adaptations in his life, which end up interfering positively or negatively in his quality of life, since it varies with the moment and circumstances experienced individually or collectively. Objective: To evaluate the quality of life and its associated factors in master's students at the Federal University of Mato Grosso in 2018. Method: This is an observational, cross-sectional study, of the self-filling survey type, with the collection of data being carried out online, in a sample of 375 master's students, 306 students and 69 professionals, who answered the instruments Epworth Sleepiness Scale, SRQ-20 and WHOQOL-bref, in addition to questions related to sociodemographic, academic, style of life and health status. The sample had its description by means of tables, graphs, position and dispersion measures, in addition, it used statistical inference techniques such as interval estimates, hypothesis tests and the multiple Poisson regression model with robust variance to verify the associations. Results: Comparing the 95% confidence intervals, there was no significant difference between the general quality of life of academic and professional master's students, when analyzing them together, a 95% confidence interval was obtained for the mean score of [55.4; 58.2]. The variables marital status, length of course, advisor, availability for the course, common mental disorders and physical activity showed a significant association with the general quality of life. The negative perception of quality of life and health was significantly associated with lower scores in the psychological domain, with a prevalence ratio (RP) of 7.27, while the positive perception was significantly associated with higher scores in the physical domain [RP = 2.36], psychological [RP = 1.57] and the environment [RP = 1.63]. Conclusion: The quality of life of master's students was classified as median, but less than 31% of them had a positive perception when analyzing it together with their health, indicating the need to reflect on the importance of operationalizing prevention and recovery actions grievances, so that they are strengthened mentally, physically and emotionally, thus increasing their capacity to fully respond to the challenges faced in this phase.
Palavra-chave: Qualidade de vida
Saúde do estudante
Promoção da saúde
Palavra-chave em lingua estrangeira: Quality of life
Student health
Health promotion
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Saúde Coletiva (ISC)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Referência: OLIVEIRA JUNIOR, Gilmar Jorge de. Qualidade de vida dos estudantes de mestrado da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT. 2020. 153 f. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Saúde Coletiva, Cuiabá, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3585
Data defesa documento: 11-Dec-2020
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ISC - PPGSC - Teses de doutorado

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