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http://ri.ufmt.br/handle/1/3596
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Compreensão de direitos de aprendizagem por uma professora alfabetizadora : caminhos da prática docente para o trabalho com a leitura no ciclo de alfabetização |
Autor(es): | Barbosa, Áureo José |
Orientador(a): | Rodrigues, Sílvia de Fátima Pilegi |
Membro da Banca: | Rodrigues, Sílvia de Fátima Pilegi |
Membro da Banca: | Cardoso, Cancionila Janzkovski |
Membro da Banca: | Souza, Renata Junqueira de |
Membro da Banca: | Bertoldo, Sandra Regina Franciscatto |
Resumo : | Esta investigação vincula-se ao Grupo de Pesquisa Alfabetização e Letramento Escolar (ALFALE), do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Instituto de Ciências Humanas e Sociais, da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário de Rondonópolis, (PPGEdu/ICHS/UFMT/CUR), na linha de pesquisa: Linguagens, Cultura e Construção de Conhecimento: perspectivas histórica e contemporânea e apresenta resultados da pesquisa que tem como tema central os direitos de aprendizagem no ciclo de alfabetização. A pesquisa foi realizada com uma professora alfabetizadora participante das formações do PNAIC, lotada na 1ª fase do 1º ciclo dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Irmã Elza Geovanella, no município de Rondonópolis, Mato Grosso. O estudo é de cunho qualitativo com enfoque no estudo de caso. Como técnica e instrumentos de coleta de dados, utilizou-se da observação sistemática, entrevista semiestruturada gravada em áudio e transcrita, questionário impresso, diário de campo e registro fotográfico. O objetivo que se delineou para esta pesquisa foi o de analisar a compreensão de direitos de aprendizagem do eixo leitura pela professora alfabetizadora participante do PNAIC, e a repercussão para operacionalização em sua prática, em termos de organização do trabalho docente. Neste sentido, procurou responder as seguintes indagações: Como se processa o trabalho da professora no cotidiano da sala de aula, tendo em vista os direitos de aprendizagem no eixo leitura? A compreensão dos direitos de aprendizagem no eixo leitura pela professora repercute em seu trabalho pedagógico? O estudo tomou como aportes de bases legais os documentos oficiais publicados e institucionalizados pelo Ministério da Educação, como políticas públicas na área da alfabetização, entre estes, os documentos oficiais do PNAIC, cadernos teóricos e metodológicos utilizados para a formação de professores alfabetizadores e o documento intitulado “Elementos conceituais e metodológicos para definição dos Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento do Ciclo de Alfabetização (1º, 2º e 3º Anos) do Ensino Fundamental” (BRASIL, 2012a). Como aportes teóricos para os direitos de aprendizagem, dentre outros autores, ancorou-se em Cruz (2012) e Macedo (2013). Na dimensão de prática da leitura e do ensino da leitura, buscou apoio em Solé (2012), Kleiman (2013), Silva (1999; 2003), Zilberman (2008), Cosson (2012; 2017), Leal, Morais e Albuquerque (2010), GuedesPinto (2016). Na dimensão dos estudos sobre Alfabetização e letramento, tem-se Soares (2000; 2004), Rojo (2009), Magalhães et al. (2012), Gontijo (2002; 2014), dentre outros. A investigação demonstrou, como resultado, que a compreensão pela professora dos direitos de aprendizagem repercutiu na operacionalização e eficiência do trabalho nas práticas de leitura em sala de aula, além de favorecer a formação da criança leitora. Outro dado relevante foi a constatação de que os direitos de aprendizagem ficaram evidenciados nos trabalhos da professora alfabetizadora, como instrumento norteador das práticas pedagógicas, no tocante à organização do trabalho pedagógico, vindo a contribuir para o planejamento, avaliação e monitoramento das progressões das aprendizagens das crianças. |
Resumo em lingua estrangeira: | This research was developed within the Master Degree Program in Education of the Federal University of Mato Grosso, in Rondonópolis city (PPGEdu/UFMT/CUR), in the line of research Language, culture and knowledge construction process: historical and contemporary perspectives. It was constructed based on the discussions proposed within the research group Alphabetization and Scholar Literacy (ALFALE). This Masters’ thesis presents the results of an investigation about the learning rights within the literacy cycle. The research was developed with a literacy teacher who participated of PNAIC’s training and who teaches on the first phase of the first cycle in the earlier years of Elementary School at the Municipal School Sister Elza Geovanella, in Rondonópolis city. This is a qualitative research developed through a case study. The data collection methods applied in this study were systematic observation, semi structured interview (recorded and transcribed), printed questionnaire, fieldnotes and photographic registration. This investigation aims to analyze not only the understanding over the learning rights related to the reading process by the literacy teacher who participates of PNAIC, but also the implications of these conceptions on her pedagogical practice and work management. Besides, we tried to answer to the following questions: How does the teacher work is developed along daily routine, bearing in mind the reading learning rights? Does the understanding of the reading learning rights influence her pedagogical practice? As a legal basis reference, this study comprehends official documents published and institutionalized by the Ministry of Education as literacy public policies. Among them, we selected PNAIC’s official documents, theoretical and methodological notebooks used in teachers training and the document entitled as “Conceptual and methodological elements to Learning Rights definitions and Literacy Cycle Development (1st, 2nd and 3rd years) of Elementary School” (BRASIL, 2012a). As methodological basis to learning rights discussions, this investigation takes, among other authors, Cruz’s (2012) and Macedo’s (2013) theories. To promote a discussion over reading and teaching dimensions practicing, this investigation bases itself on the theories developed by Solé (2012), Kleiman (2013), Silva (1999; 2003), Zilberman (2008), Cosson (2012; 2017), Leal, Morais and Albuquerque (2010) and Guedes-Pinto (2016). The discussions about Literacy were developed through the theories proposed by Soares (2000; 2004), Rojo acher(2009), Magalhães et al. (2012), Gontijo (2002; 2014) and other authors. The research’s analysis showed that the teacher’s understanding over the learning rights influences the efficiency of reading practices in classroom and also encourages the construction of the children’s reader identity. Besides, the research showed that the learning rights were evinced by the teacher’s work, acting as a guiding instrument of pedagogical practices regarding its organization and also contributing to planning, evaluation and children’s learning monitoring. |
Palavra-chave: | Direitos de aprendizagem Leitura Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) Alfabetização Letramento |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Learning rights Reading National Pact for Literacy at the Right Age (PNAIC) Alphabetization Literacy |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUR - Rondonopólis |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolis |
Referência: | BARBOSA, Áureo José. Compreensão de direitos de aprendizagem por uma professora alfabetizadora: caminhos da prática docente para o trabalho com a leitura no ciclo de alfabetização. 2017. 174 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/3596 |
Data defesa documento: | 15-Dez-2017 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado |
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