Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3598
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Leonardo do-
dc.date.accessioned2022-11-17T14:25:34Z-
dc.date.available2018-03-21-
dc.date.available2022-11-17T14:25:34Z-
dc.date.issued2017-09-29-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Leonardo do. As meninas são todas princesas e os meninos são todos machos? Uma cartografia dos dispositivos de gênero e sexualidade numa escola pública. 2017. 90 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/3598-
dc.description.abstractIn the first half of 2015, I began a process of cartographic investigation of the devices of gender, sexuality and their intersectionalities, as announced in the title of this dissertation, through immersion in existential territories of four female teachers and one male teacher, in view of a double movement: the production of new subjectivities and the adoption of a policy of writing that reflects them as a process, and not as representation. For me to map the devices of gender, sexuality and their intersectionalities in the existential territories of the female collaborators and the male collaborator of the research, I start from a post-structuralist feminist theoretical perspective of the field of gender studies thought in plural form, in which masculinity and femininity, or, rather, masculinities and femininities, are produced in polyphonic and multivectorial existential territories. Within my methodological choices, I take some analytical tools developed or improved with queer studies, black feminist studies, poststructuralist educational studies, and cartographic studies, adopting an involved, localized, and intersectional attitude. For me to compose a possible political, philosophical, theoretical and methodological for this dissertation, I dialogue with Cristhiane Souza Postil, Iraniudes Moraes de Souza, Lázara Ribeiro de Araújo, Márcio Cândido de Oliveira, Patrícia Alves Santos, Lourdes do Nascimento, Gilles Deleuze e Félix Guattari (1995), Michel Foucault (1998; 1999b; 1999c), Ernesto Laclau e Chantal Mouffe (2015), Alfredo Veiga-Neto (2012), Eni Puccinelli Orlandi (2003; 2016), Guacira Lopes Louro (1997; 2000; 2007), Judith Butler (2012; 2014), Donna Haraway (1995), Kimberlé Crenshaw (2004), Berenice Bento (2006; 2015), João Manuel de Oliveira (2012), Eduardo Passos, Virgínia Kastrup, Liliana da Escóssia et ali (2015), Joan Scott (1995), Adrienne Rich (2010), Raewyn Connel (2003), Durval Muniz de Albuquerque Júnior (2010; 2011), Deivison Faustino Nkosi (2014), Beatriz Pagliarini Bagagli (2016a; 2016b), Pedro Paulo Gomes Pereira (2015), Fernando José Benetti (2013), Luiz Antônio Cunha (2013), Roseli Fischmann (2012), Jimena Furlani (2008), Marcelo Natividade (2016) and Ivone Gebara (2006).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-05-25T22:57:37Z No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Leonardo do Nascimento.pdf: 2730935 bytes, checksum: 2ccfa68ab2303f19a12a89e5d62af6ea (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2022-11-17T14:25:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Leonardo do Nascimento.pdf: 2730935 bytes, checksum: 2ccfa68ab2303f19a12a89e5d62af6ea (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-17T14:25:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Leonardo do Nascimento.pdf: 2730935 bytes, checksum: 2ccfa68ab2303f19a12a89e5d62af6ea (MD5) Previous issue date: 2017-09-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAs meninas são todas princesas e os meninos são todos machos? Uma cartografia dos dispositivos de gênero e sexualidade numa escola públicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordGêneropt_BR
dc.subject.keywordSexualidadept_BR
dc.subject.keywordInterseccionalidadept_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordCartografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Leonardo Lemos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6444203522447403pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Leonardo Lemos de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6444203522447403pt_BR
dc.contributor.referee2Salgado, Raquel Gonçalves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1165554868380123pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8675271696641073pt_BR
dc.description.resumoNo primeiro semestre de 2015, dei início a um processo de investigação cartográfica dos dispositivos de gênero, sexualidade e suas interseccionalidades, tal como anunciado no título dessa dissertação, por meio do mergulho nos territórios existenciais de quatro professoras e um professor, tendo em vista um duplo movimento: o da produção de novas subjetividades e o da adoção de uma política de escrita que as reflita enquanto processo, e não enquanto representação. Para cartografar os dispositivos de gênero, sexualidade e suas interseccionalidades nos territórios existenciais das colaboradoras e do colaborador da pesquisa, parto de uma perspectiva teórica feminista pós-estruturalista do campo dos estudos de gênero pensado como plural, no qual a masculinidade e a feminilidade, ou, melhor dizendo, as masculinidades e as feminilidades, são produzidas em territórios existenciais polifônicos e multivetoriais. No interior das minhas escolhas metodológicas, tomo algumas ferramentas analíticas elaboradas ou aperfeiçoadas com os estudos queer, estudos feministas negros, estudos educacionais pós-estruturalistas e estudos acerca da cartografia, adotando uma atitude implicada, localizada e interseccional. Para compor um quadro político, filosófico, teórico e metodológico possível para essa dissertação, dialogo com Cristhiane Souza Postil, Iraniudes Moraes de Souza, Lázara Ribeiro de Araújo, Márcio Cândido de Oliveira, Patrícia Alves Santos, Lourdes do Nascimento, Gilles Deleuze e Félix Guattari (1995), Michel Foucault (1998; 1999b; 1999c), Ernesto Laclau e Chantal Mouffe (2015), Alfredo Veiga-Neto (2012), Eni Puccinelli Orlandi (2003; 2016), Guacira Lopes Louro (1997; 2000; 2007), Judith Butler (2012; 2014), Donna Haraway (1995), Kimberlé Crenshaw (2004), Berenice Bento (2006; 2015), João Manuel de Oliveira (2012), Eduardo Passos, Virgínia Kastrup, Liliana da Escóssia et ali (2015), Joan Scott (1995), Adrienne Rich (2010), Raewyn Connel (2003), Durval Muniz de Albuquerque Júnior (2010; 2011), Deivison Faustino Nkosi (2014), Beatriz Pagliarini Bagagli (2016a; 2016b), Pedro Paulo Gomes Pereira (2015), Fernando José Benetti (2013), Luiz Antônio Cunha (2013), Roseli Fischmann (2012), Jimena Furlani (2008), Marcelo Natividade (2016) e Ivone Gebara (2006).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolispt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUR - Rondonopólispt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2Genderpt_BR
dc.subject.keyword2Sexualitypt_BR
dc.subject.keyword2Intersectionalitypt_BR
dc.subject.keyword2Educationpt_BR
dc.subject.keyword2Cartographypt_BR
dc.contributor.referee3Barreto, Danielle Jardim-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9236528759742010pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2017_Leonardo do Nascimento.pdf2.67 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.