Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3600
Tipo documento: Dissertação
Título: Educação ambiental na escola do campo : possibilidades e limites para com o rompimento da linha segregadora que torna a escola alheia à vida do campo
Autor(es): Silva, Maria Niely de Freitas
Orientador(a): Garske, Lindalva Maria Novaes
Membro da Banca: Garske, Lindalva Maria Novaes
Membro da Banca: Carvalho, Ademar de Lima
Membro da Banca: Guimarães, Mauro
Resumo : A presente pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, do Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Câmpus Universitário de Rondonópolis (PPGEdu/UFMT/ICHS/CUR). Trata-se de uma análise acerca das possibilidades e limites de ações de atividades de Educação Ambiental para com o rompimento da linha segregadora que torna a escola alheia à vida do campo, instituídas pelo Programa Mais Educação (PMEd), no ano de 2015, por duas escolas do campo da Região Sudeste mato-grossense. Para fundamentar as discussões teóricas sobre a Educação do Campo e Educação Ambiental, foram utilizados autores como Carlos Loureiro (2011), Enrique Leff (2013), Isabel Carvalho (2012), Lindalva Garske (2006), Mauro Guimarães (2011), Miguel Arroyo (2009), Mônica Molina (2010a), Michèle Sato (2003), Paulo Freire (2005), Philippe Layrargues (2012) e Roseli Caldart (2008). O caminho metodológico foi construído com base nos pressupostos da pesquisa qualitativa, em uma perspectiva dialética. Foram entrevistadas seis pessoas, sendo as diretoras e as coordenadoras do PMEd das duas escolas, uma coordenadora pedagógica e uma monitora do Programa. Como estratégias e instrumentos de coleta de dados, foram utilizadas a análise documental e entrevistas semiestruturadas. O resultado da pesquisa evidenciou possibilidades e limites para contribuição das atividades de Educação Ambiental para com o rompimento da linha segregadora que torna a escola alheia à vida do campo. As possibilidades são constatadas no fato de que as atividades se apresentam como propostas voltadas para a construção de valores sociais, conhecimentos e competências que promovam a sustentabilidade socioambiental e a qualidade de vida. Por outro lado, a organização de um trabalho coletivo e dialógico, que é um princípio que norteia atividades de Educação Ambiental voltadas à transformação de determinada realidade socioambiental, se mostrou como limite na implementação de tais atividades. Outro importante fator limitador foi a inexistência de uma política de formação de educadores para trabalhar com as atividades de EA.
Resumo em lingua estrangeira: This research was developed within the framework of the program of postgraduate education of the Federal University of Mato Grosso, of the Institute of Humanities and social sciences, Campus Universitário de Rondonópolis (PPGEdu/UFMT/ICHS/CUR). Is an analysis about the possibilities and limits of Environmental Education actions to break the segregating line that makes the school remote to thecountry life, instituted by the More Education Program (PMEd), in the year of 2015, by two country schools in the Southeast Region of Mato Grosso. In order to support the theoretical discussions aboutCountry Education (CE) and Environmental Education (EE), it´s used authors such as Carlos Loureiro (2011), Enrique Leff (2013), Isabel Carvalho (2012), Lindalva Garske (2006), Mauro Guimarães (2011), Miguel Arroyo (2009), Mônica Molina (2010a), Michèle Sato (2003), Paulo Freire (2005), Philippe Layrargues (2012) and Roseli Caldart (2008). The methodological path was constructed based on the presuppositions of the qualitative research, in a dialectical perspective. Six people were interviewed, such as the principals and coordinators of the PMEd of the two schools analysed, one pedagogical coordinator and one monitor of the Program. As strategies and instruments of data collection, it has used: documentary analysis and semi-organized interviews. The result of the research evidenced possibilities and limits for the contribution of Environmental Education activities to the rupture of the segregating line that makes the school remote to the country life. The possibilities are established in the fact that the activities are presented as proposals aimed to the construction of social values, knowledge and skills that promote socioenvironmental sustainability and quality of life. On the other hand, the organization of a collective and dialogical work, which is a principle that guides Environmental Education activities aimed to the transformation of a certain socio-environmental reality, it´s shown up as a limit in the implementation of such activities. Another important limiting factor was the nonexistence of a training educators policy to work with EE activities.
Palavra-chave: Educação do campo
Educação ambiental
Sustentabilidade socioambiental
Palavra-chave em lingua estrangeira: Country education
Environmental education
Socioenvironmental sustainability
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUR - Rondonopólis
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolis
Referência: SILVA, Maria Niely de Freitas. Educação ambiental na escola do campo: possibilidades e limites para com o rompimento da linha segregadora que torna a escola alheia à vida do campo. 2017. 195 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3600
Data defesa documento: 25-Abr-2017
Aparece na(s) coleção(ções):CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado

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