Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3603
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRosa Junior, Paulo Cesar Fernandes da-
dc.date.accessioned2022-11-17T14:32:31Z-
dc.date.available2017-05-05-
dc.date.available2022-11-17T14:32:31Z-
dc.date.issued2017-04-07-
dc.identifier.citationROSA JUNIOR, Paulo Cesar Fernandes da. A experiência da educação profissional para egressas atendidas pelo PRONATEC. 2017. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/3603-
dc.description.abstractThis research was developed within a qualitative approach and it aims to reflect about the experience of young people who made a technical course simultaneously the regular high school. The participants of this study are former professional education students who participated of the National Program of Access to Technical Education and Employment (PRONATEC). This investigation attempts to analyze the students’ experiences through their narratives about what has been lived and their perspectives. The research is based on a pragmatic phenomenological approach, centered in John Dewey’s philosophy. The choice is justified by the approximation of Dewey’s theories with theoretical aspects of the professional education. The data were collected through semi structured interviews made in virtual environment. The analysis showed some professional education particularities, such as the appearing of symbolic referentiality, which connects concepts to relevant aspects of subjects’ experiences and professional education properties. These characteristics reflects the bonds among job market demands and the industrialist ideals of the participants. The reflections raised from this investigation aims to point out the need to create new public policies which connect education, youth and the world of work.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-06-15T23:01:14Z No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Paulo Cesar Fernandes da Rosa Junior.pdf: 1780599 bytes, checksum: d0d9a56e5606ffa0bbe8e9ef0c9f9f92 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2022-11-17T14:32:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Paulo Cesar Fernandes da Rosa Junior.pdf: 1780599 bytes, checksum: d0d9a56e5606ffa0bbe8e9ef0c9f9f92 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-17T14:32:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Paulo Cesar Fernandes da Rosa Junior.pdf: 1780599 bytes, checksum: d0d9a56e5606ffa0bbe8e9ef0c9f9f92 (MD5) Previous issue date: 2017-04-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA experiência da educação profissional para egressas atendidas pelo PRONATECpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordPragmatismopt_BR
dc.subject.keywordExperiência discentept_BR
dc.subject.keywordEducação profissionalpt_BR
dc.subject.keywordPRONATECpt_BR
dc.contributor.advisor1Trevisan, Marlon Dantas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1960230694022150pt_BR
dc.contributor.referee1Trevisan, Marlon Dantas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1960230694022150pt_BR
dc.contributor.referee2Cunha, Érika Virgílio Rodrigues da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1583175347126296pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5792364326495704pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho, de natureza qualitativa, se propõe a refletir sobre a experiência de jovens que fizeram um curso técnico no âmbito do contraturno, em concomitância com o Ensino Médio regular. As egressas cursaram a Educação Profissional (EP), através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). Analisando as experiências das discentes, procurou-se apontar-lhes aspectos do vivido, merecedores de relevância, a partir do ponto de vista destes sujeitos. A pesquisa parte de uma visão fenomenológica pragmatista, mais centrada na filosofia de John Dewey, pela afinidade deste autor com aspectos teóricos da EP. Com relação aos dados de campo, aplicaram-se entrevistas semiestruturadas, realizadas em meio digital. Nas análises, perceberam-se particularidades da EP, como o aparecimento da referencialidade simbólica, que vincula conceitos a relevantes aspectos do vivido, bem como propriedades já conhecidas da EP, tais quais o vínculo entre demandas do mercado de trabalho e o ideário industrialista na experiência das egressas. Essas são reflexões que sinalizam para a necessidade de novas políticas públicas, que almejem unir educação, juventude e mundo do trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolispt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUR - Rondonopólispt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2Pragmatismpt_BR
dc.subject.keyword2Students’ experiencept_BR
dc.subject.keyword2Professional educationpt_BR
dc.subject.keyword2PRONATECpt_BR
dc.contributor.referee3Henning, Leoni Maria Padilha-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8165332587246727pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2017_Paulo Cesar Fernandes da Rosa Junior.pdf1.74 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.