Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3605
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDal Prá, Rayany Mayara-
dc.date.accessioned2022-11-17T14:36:28Z-
dc.date.available2017-04-20-
dc.date.available2022-11-17T14:36:28Z-
dc.date.issued2017-03-24-
dc.identifier.citationDAL PRÁ, Rayany Mayara. Representações de infância, brinquedo, brincar e consumo na animação Toy Story (1995). 2017. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/3605-
dc.description.abstractThis research analyzes childhood representations, toy, play and consumption in Toy Story (1995) American animation, produced by the partnership between Walt Disney Pictures Studios and Pixar Animation Studios, directed by John Lasseter and screenplay by Michel Arndt. This film has become a milestone in film history because it was the first one totally produced with computers. In the animation, toys come to life when their owners, the children, are not present. In this sense, problematizing what these toys are and who plays with them is one object of this research. In addition, we also reflect on how playing is represented. Considering the film as a product of the Cultural Industry, we make some reflections on the consumption in the animation as another object of analysis. The study indicates that in Toy Story (1995), the childhood is represented as a universe apart compared to adult world and that the toys are, for excellence, the cultural artifacts that indicate the children's belonging to this social category. However, it does not refer to any toy or any child. There is a distinction between the toys of the "ideal child" and the child that needs to be "educated". There is also a differentiation between toys for girls and those belonging to the boys, indicating stereotypes of masculinity and femininity. The way children relate to these toys also indicate "correct" and "incorrect" ways of playing. As a web that links all these elements of the work, there is in the film itself, a consumer network that transposes cinema screens and invades the shelves of various commercial segments designated to children, which were analyzed based on the concept of transmedia. We conclude by pointing out the need for a pedagogy that considers the media and its culture as elements of learning and reading.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-06-20T13:46:47Z No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Rayany Mayara Dal Prá.pdf: 2478038 bytes, checksum: 179b0baf1bf8f1b6b7fac804f4e8d534 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2022-11-17T14:36:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Rayany Mayara Dal Prá.pdf: 2478038 bytes, checksum: 179b0baf1bf8f1b6b7fac804f4e8d534 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-17T14:36:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Rayany Mayara Dal Prá.pdf: 2478038 bytes, checksum: 179b0baf1bf8f1b6b7fac804f4e8d534 (MD5) Previous issue date: 2017-03-24en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleRepresentações de infância, brinquedo, brincar e consumo na animação Toy Story (1995)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordCinemapt_BR
dc.subject.keywordInfânciapt_BR
dc.subject.keywordConsumopt_BR
dc.subject.keywordBrincarpt_BR
dc.subject.keywordBrinquedopt_BR
dc.contributor.advisor1Trovão, Flávio Vilas-Bôas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2740243377988037pt_BR
dc.contributor.referee1Trovão, Flávio Vilas-Bôas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2740243377988037pt_BR
dc.contributor.referee2Salgado, Raquel Gonçalves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1165554868380123pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3543853413548376pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa analisa representações de infância, brinquedo, brincar e consumo na animação estadunidense Toy Story (1995), produzida pela parceria dos estúdios Walt Disney Pictures e Pixar Animation Studios, dirigida por John Lasseter, com roteiro de Michel Arndt. Esse filme se tornou um marco na história do cinema por ter sido o primeiro produzido de forma totalmente computadorizada. Na animação, os brinquedos ganham vida quando os seus donos, as crianças, não estão presentes. Nesse sentido, problematizar quais são esses brinquedos e quem brinca com eles é um eixo dessa pesquisa. Além disso, refletimos também sobre como o brincar é representado na obra. Considerando o filme como um produto da Indústria Cultural, apontamos para reflexões sobre o consumo na animação e a partir da mesma, como outro eixo de análise. O estudo indica que em Toy Story (1995), a infância é representada como um universo à parte do mundo adulto e os brinquedos, são, por excelência, os artefatos culturais que indicam o pertencimento das crianças à essa categoria social. Porém, não se trata de qualquer brinquedo, como também não são quaisquer crianças. Há uma distinção entre os brinquedos da “criança ideal” e aquela que precisa ser “educada”. Há também uma diferenciação entre os brinquedos destinados às meninas e os pertencentes aos meninos, indicando estereótipos de masculinidade e feminilidade. A maneira como as crianças se relacionam com esses brinquedos também indicam modos “corretos” e “incorretos” de brincar. Como teia que liga todos esses elementos da obra, há, no próprio filme, uma rede de consumo que transpõe as telas de cinema e invade as prateleiras de vários seguimentos comerciais direcionados à criança, que analisamos a partir do conceito de transmídia. Concluímos o texto, apontando para a necessidade de uma pedagogia que considere a mídia e sua cultura como elementos de aprendizagem e leitura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolispt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUR - Rondonopólispt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2Moviespt_BR
dc.subject.keyword2Childhoodpt_BR
dc.subject.keyword2Consumptionpt_BR
dc.subject.keyword2Playpt_BR
dc.subject.keyword2Toypt_BR
dc.contributor.referee3Duarte, Rosália Maria-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8252075995504939pt_BR
dc.contributor.referee4Mariano, Carmem Lúcia Sussel-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6604877443132931pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2017_Rayany Mayara Dal Prá.pdf2.42 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.