Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3611
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBatista, Rozilene da Costa-
dc.date.accessioned2022-11-17T20:29:55Z-
dc.date.available2017-06-19-
dc.date.available2022-11-17T20:29:55Z-
dc.date.issued2017-05-18-
dc.identifier.citationBATISTA, Rozilene da Costa. A interdisciplinaridade em sequências didáticas desenvolvidas no contexto do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). 2017. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/3611-
dc.description.abstractThis research had as its central theme the Interdisciplinarity in the development of activities carried out in the classroom based on the National Pact for Literacy in the Right Age - PNAIC. The general objective was to analyze whether the proposals for Didactic Sequences (SD) developed by literacy teachers who participated in the PNAIC in the years 2013, 2014 and 2015 were based on an interdisciplinary perspective. This objective was divided into two specific objectives: 1 - To understand which conceptions of interdisciplinarity and didactic sequence base the documents provided by the collaborators; 2 - To analyze if the organization of the pedagogical work, from didactic sequences, favors the interdisciplinarity. The methodology used was a qualitative approach, allied to the Content Analysis method through the technique of documentary analysis. The documents that were constituted as objects of analysis were the own DS and the reports of the realization of these, provided by literacy teachers participating in the program, public schools of the municipal and state educational networks, who collaborated with the research. Eleven female teachers, who worked during the period in classes from the first years of elementary school. Two categories of analysis were presented and presented in: SD Multidisciplinary and SD Interdisciplinary. With this study, we found that the formation of the PNAIC provided 88% of the literacy teachers participating in the research, didactic sequences in an interdisciplinary perspective, and 33%, a multidisciplinary perspective. However, the need to continue the search for interdisciplinarity was evidenced, so that there is greater engagement in the hope that, at some point, this practice will take place.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-06-20T15:31:37Z No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Rozilene da Costa Batista.pdf: 3423866 bytes, checksum: e97c927e3f6aee3feb45b140b1ab363e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2022-11-17T20:29:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Rozilene da Costa Batista.pdf: 3423866 bytes, checksum: e97c927e3f6aee3feb45b140b1ab363e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-17T20:29:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Rozilene da Costa Batista.pdf: 3423866 bytes, checksum: e97c927e3f6aee3feb45b140b1ab363e (MD5) Previous issue date: 2017-05-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA interdisciplinaridade em sequências didáticas desenvolvidas no contexto do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordPacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certapt_BR
dc.subject.keywordInterdisciplinaridadept_BR
dc.subject.keywordMultidisciplinaridadept_BR
dc.subject.keywordSequência didáticapt_BR
dc.subject.keywordPrática pedagógicapt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Sílvia de Fátima Pilegi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4246647189370104pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Sílvia de Fátima Pilegi-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4246647189370104pt_BR
dc.contributor.referee2Cardoso, Cancionila Janzkovski-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0310526239909234pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3815457596830309pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como tema central a Interdisciplinaridade no desenvolvimento de atividades realizadas em sala de aula, com base no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. O objetivo geral foi de analisar se as propostas de Sequências Didáticas (SD) desenvolvidas por professoras alfabetizadoras, que participaram do PNAIC, nos anos de 2013, 2014 e 2015 pautaram-se em uma perspectiva interdisciplinar. Esse objetivo se desdobrou em dois objetivos específicos: 1 – Compreender quais concepções de interdisciplinaridade e de sequência didática fundamentam os documentos fornecidos pelas colaboradoras; 2 – Analisar se a organização do trabalho pedagógico, a partir de sequências didáticas, favorece a interdisciplinaridade. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, aliada ao método da Análise de Conteúdo através da técnica de análise documental. Os documentos que se constituíram como objetos de análise foram as próprias SD e os relatos da realização dessas, fornecidos por professoras alfabetizadoras participantes do Programa, de escolas públicas das redes municipal e estadual de ensino, que colaboraram com a pesquisa. Foram onze professoras, que atuaram, no período, em turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Foram levantadas duas categorias de análise, que se apresentaram em: SD Multidisciplinares e SD Interdisciplinares. Com este estudo, constatamos que a formação do PNAIC proporcionou, a 88% das professoras alfabetizadoras participantes da pesquisa, a realização de sequências didáticas numa perspectiva interdisciplinar, e a 33%, uma perspectiva multidisciplinar. No entanto, evidenciou-se a necessidade de continuar a busca pela interdisciplinaridade, para que haja maior engajamento na esperança de que, em algum momento, essa prática se efetive.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolispt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUR - Rondonopólispt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2National Pact for Literacy in the Right Agept_BR
dc.subject.keyword2Interdisciplinaritypt_BR
dc.subject.keyword2Multidisciplinaritypt_BR
dc.subject.keyword2Following teachingpt_BR
dc.subject.keyword2Pedagogical practicept_BR
dc.contributor.referee3Mendes, Adelma das Neves Nunes Barros-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9888614392602464pt_BR
dc.contributor.referee4Bertoldo, Sandra Regina Franciscatto-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9412354367060943pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2017_Rozilene da Costa Batista.pdf3.34 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.