Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3621
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRyn, Sandra Mara Van-
dc.date.accessioned2022-11-17T21:32:59Z-
dc.date.available2019-02-22-
dc.date.available2022-11-17T21:32:59Z-
dc.date.issued2018-12-16-
dc.identifier.citationRYN, Sandra Mara Van. A questão indígena no ensino de história através da produção do jornal. 2018. 91 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/3621-
dc.description.abstractIn this research was carried out some analysis on the way it has been worked indigenous issues in education and teaching materials. We tried to observe the steps recommended by Law Nº. 11.645/2008, which is required to teach indigenous subjects in basic education throughout the country, and also makes some notes about the trajectory of colonization in Mato Grosso, which results in different forms of loss to indigenous peoples. The research was developed through qualitative research, seeking to understand through the main theoretical references the impacts of the occupation/colonization process in Mato Grosso on the indigenous societies of this state. In this way, the work sought to analyze students' conceptions of a socially relevant issue - indigenous sociocultural representations - investigating how the information appropriation process was developed to reformulate them. This research was done through an elaborated questionnaire and then applied in the classroom, which served as the basis for the application of an intervention proposal, consisting of the making of a newspaper by students through guided research in history classes. The objective is to contribute - through an approximation with the reading of the academic productions on the subject - with the expansion of the students' perspective on the indigenous social reality. Since school is a privileged space for many students to come into contact with cultural diversity, this law reinforces the fundamental role of education and history teaching in promoting transformations in the perspective of these subjects about indigenous peoples. However, it is observed that, even after ten years of the approval of Law Nr. 11.645/2008, there are still latent misunderstandings and prejudices in textbooks and the permanence of a Eurocentric vision in the treatment of this theme, which has contributed to the permanence of a stereotyped conception of indigenous peoples.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2022-05-03T12:34:19Z No. of bitstreams: 1 DISS_2018_Sandra Mara Van Ryn.pdf: 1891471 bytes, checksum: c6729631965407d1f129720db02e4ca4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2022-11-17T21:32:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2018_Sandra Mara Van Ryn.pdf: 1891471 bytes, checksum: c6729631965407d1f129720db02e4ca4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-17T21:32:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2018_Sandra Mara Van Ryn.pdf: 1891471 bytes, checksum: c6729631965407d1f129720db02e4ca4 (MD5) Previous issue date: 2018-12-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA questão indígena no ensino de história através da produção do jornalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de históriapt_BR
dc.subject.keywordRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subject.keywordColonização de Mato Grossopt_BR
dc.subject.keywordPovos Indígenaspt_BR
dc.subject.keywordProdução de jornalpt_BR
dc.contributor.advisor1Vieira, Thaís Leão-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4604071943987756pt_BR
dc.contributor.referee1Vieira, Thaís Leão-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4604071943987756pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues Júnior, Osvaldo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4998638258339975pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8310203937401067pt_BR
dc.description.resumoNesta pesquisa realizou-se algumas análises sobre a forma como vem sendo trabalhada a questão indígena na educação e nos materiais didáticos. Buscou-se observar os impactos causados pela Lei Nº. 11.645/2008 que torna obrigatório o ensino da temática indígena na educação básica de todo o país, realizando ainda alguns apontamentos sobre a trajetória da colonização em Mato Grosso, que resultou em prejuízos de diferentes formas aos povos indígenas. A pesquisa desenvolveu-se por meio da investigação qualitativa, buscando-se compreender por meio dos principais referenciais teóricos quais os impactos do processo de ocupação/colonização em Mato Grosso sobre as sociedades indígenas deste estado. Deste modo, o trabalho buscou analisar as concepções dos estudantes sobre um tema de relevância social – as representações socioculturais indígenas – investigando como se desenvolveu o processo de apropriação das informações para reformulá-las. Essa investigação foi feita por meio de um questionário elaborado e aplicado em sala de aula, que serviu de base para a aplicação de uma proposta de intervenção, consistindo na confecção de um jornal pelos alunos através de pesquisa orientada nas aulas de história. O objetivo é contribuir – por meio de uma aproximação com a leitura das produções acadêmicas sobre a temática – com a ampliação da perspectiva dos alunos acerca da realidade social indígena. Sendo a escola um espaço privilegiado para muitos estudantes entrarem em contato com a diversidade cultural, a referida lei reforça o papel fundamental da educação e do ensino de história em promover transformações na perspectiva desses sujeitos acerca dos povos indígenas. Contudo, observa-se que, mesmo decorridos dez anos da aprovação da Lei N°. 11.645/2008, ainda persistem equívocos e preconceitos latentes nos manuais didáticos e a permanência de uma visão eurocêntrica no trato dessa temática, o que tem contribuído para a permanência de uma concepção estereotipada sobre os povos indígenas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.subject.keyword2History educationpt_BR
dc.subject.keyword2Ethnic-racial relationspt_BR
dc.subject.keyword2Colonization of Mato Grossopt_BR
dc.subject.keyword2Indigenous peoplespt_BR
dc.subject.keyword2Journal productionpt_BR
dc.contributor.referee3Almeida, Leandro Antonio de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1558018587145464pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – IGHD – PROFHISTÓRIA – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2018_Sandra Mara Van Ryn.pdf1.85 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.