Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3624
Tipo documento: Dissertação
Título: Intercruzando saberes na Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Autor(es): Rosa, Ana Iara Dalla
Orientador(a): Bertoldo, Sandra Regina Franciscatto
Membro da Banca: Bertoldo, Sandra Regina Franciscatto
Membro da Banca: Rodrigues, Sílvia de Fátima Pilegi
Membro da Banca: Fernandes, Jarina Rodrigues
Resumo : Este estudo tem como temática a alfabetização e o letramento na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e está vinculado ao Grupo de Pesquisa Alfabetização e Letramento Escolar (ALFALE), do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso, linha de pesquisa “Linguagens, cultura e construção do conhecimento: perspectivas histórica e contemporânea". Sendo assim, parte das constantes indagações sobre os desafios nos processos de aprendizagem, principalmente no que tange à alfabetização na EJA, modalidade que possui suas especificidades e desafios, comportando tanto alunos não alfabetizados como aqueles com baixo nível de escolaridade. Nesse sentido, nos é pertinente o seguinte questionamento: a história de vida do sujeito interfere na apropriação da leitura e da escrita? E ainda: Ser capaz de ler e escrever com autonomia modifica e ressignifica a pessoa? Pode parecer muito subjetivo responder a essas questões, especialmente se tratando de uma pesquisa que visa discutir temáticas atinentes à linguagem, mas o ser humano se constitui pela linguagem e, portanto, estas perguntas se somam a esta perspectiva. Assim, a presente pesquisa, realizada com uma turma de EJA pertencente à Rede Municipal de Ensino de Rondonópolis/MT, tem como objetivo geral identificar os processos de apropriação da leitura e da escrita dos alunos EJA, considerando as narrativas de vida como elementos que ressignificam essa apropriação e pretende, com os objetivos específicos, compreender quais são os elementos que impactaram numa alfabetização tardia; identificar possíveis relações entre os fatos da vida e a construção do conhecimento linguístico; e, por fim, pontuar elementos no processo de aprendizagem da própria língua que contribuam para a permanência desses alunos na EJA. É importante refletir sobre a alfabetização e o letramento desses adultos a partir de uma perspectiva sociocultural, sem preterir aspectos pessoais, pois eles podem interferir no processo de apropriação do Sistema de Escrita Alfabética (SEA), sendo determinantes na permanência ou na evasão escolar. Assim, para embasar essa discussão nos apoiamos em Freire (2016; 2018a; 2018b) e Arroyo (1991; 2011; 2017) para discutir EJA e Soares (2017a; 2017b; 2018) para falar sobre alfabetização e letramento. Inserida na abordagem qualitativa, tratase de uma pesquisa participante. Para a coleta de dados foi utilizada a entrevista semiestruturada realizada com quatro alunos, as quais foram gravadas com o auxílio de um smartphone, cadernos individuais contendo as atividades do primeiro e do segundo semestre de 2019 e o caderno de campo da pesquisadora. Para a análise dos dados, levamos em consideração as variáveis idade e histórias de vida relatadas pelos participantes durante as entrevistas. Os resultados desta pesquisa, pautados nos itens anteriormente descritos e acrescidos das observações, dos estudos teóricos, atividades desenvolvidas pelos alunos, da escuta dos relatos de vida desse grupo e da interpretação dos fatos, por parte da pesquisadora, constituíram essa dissertação que, além de propiciar um olhar atento à EJA, possibilita ampliar as reflexões e os diálogos políticos e pedagógicos para este segmento educacional ainda tão negligenciado pelas políticas públicas educacionais.
Resumo em lingua estrangeira: ABSTRACT: This study has as its theme literacy in Youth and Adult Education (EJA) and is linked to the Research Group Literacy and School Literacy (ALFALE), of the Graduate Program of the Institute of Human and Social Sciences of the Federal University from Mato Grosso, the research line “Languages, culture and construction of knowledge: historical and contemporary perspectives". Therefore, it comes from the constant inquiries about the challenges in the learning processes, mainly regarding literacy in EJA, a modality that has its own characteristics and challenges, involving both illiterate students and those with low education level. In this sense, the following question is pertinent: does the subject's life history interfere in the appropriation of reading and writing? And: Being able to read and writing autonomously, changes and gives new meaning to the person? It can seem very subjective to answer these questions, especially in the case of research that aims to discuss themes related to language, but the human being is constituted by language and, therefore, these questions are added to this perspective. Thus, the present research, carried out with a class of EJA belonging to the Municipal Education Network of Rondonópolis / MT, has the general objective to identify the processes of appropriation of reading and writing by EJA students, considering life narratives as elements that give a new meaning to this appropriation and intend, with the specific objectives, to understand which are the elements that impacted a late literacy; identify possible relationships between the facts of life and the construction of linguistic knowledge; and, finally, punctuate elements in the language learning process that contribute to the permanence of these students in the EJA. It is important to reflect on the literacy of these adults from a sociocultural perspective, without neglecting personal aspects, as they can interfere in the process of appropriation of the Alphabetical Writing System (SEA), being decisive in the permanence or dropping out of school. Thus, to support this discussion, we rely on Freire (2016; 2018a; 2018b) and Arroyo (1991; 2011; 2017) to discuss EJA and Soares (2017a; 2017b; 2018) to talk about literacy. Inserted in the qualitative approach, it is a participatory research. For data collection, a semi-structured interview with 4 students was used, which were recorded with a smartphone, individual notebooks containing the activities of the first and second semesters of 2019 and the researcher's notebook. For data analysis, we considered the variables age and life histories reported by the participants during the interviews. The results of this research, based on the items previously described and added to the observations, theoretical studies, activities developed by the students, listening to the reports of this group's life and the interpretation of the facts, by the researcher, constituted this dissertation which, in addition to providing an attentive look at EJA, makes it possible to expand the reflections and political and pedagogical dialogues for this educational segment still so neglected by public educational policies.
RESUMEN: Este estudio tiene como tema la alfabetización en Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) y está vinculado al Grupo de Investigación de Alfabetización y Alfabetización Escolar (ALFALE), del Programa de Posgrado del Instituto de Ciencias Humanas y Sociales de la Universidad Federal de Mato Grosso, la línea de investigación "Idiomas, cultura y construcción del conocimiento: perspectivas históricas y contemporáneas". Por lo tanto, parte de las constantes indagaciones sobre los desafíos en los procesos de aprendizaje, principalmente con respecto a la alfabetización en EJA, una modalidad que tiene sus propias características. especificidades y desafíos, que involucran tanto a estudiantes analfabetos como a aquellos con bajo nivel educativo. En este sentido, la siguiente pregunta es pertinente: ¿interfiere la historia de la vida del sujeto en la apropiación de la lectura y la escritura? Y también: ¿ser capaz de leer y escribir de forma autónoma cambia y refresca a la persona? Puede parecer muy subjetivo responder estas preguntas En particular, en el caso de la investigación que tiene como objetivo discutir temas relacionados con el lenguaje, el ser humano está constituido por el lenguaje y, por lo tanto, estas preguntas se agregan a esta perspectiva. Así, la presente investigación, realizada con una clase de EJA perteneciente a la Red Municipal de Educación de Rondonópolis / MT, tiene el objetivo general de identificar los procesos de apropiación de lectura y escritura por parte de los alumnos de EJA, considerando las narrativas de vida como elementos que resignifican esta apropiación e intenta, con los objetivos específicos, comprender cuáles son los elementos que impactaron una alfabetización tardía; identificar posibles relaciones entre los hechos de la vida y la construcción del conocimiento lingüístico; y, finalmente, puntuar elementos en el proceso de aprendizaje de idiomas que contribuyen a la permanencia de estos estudiantes en la EJA. . Es importante reflexionar sobre la alfabetización y la alfabetización de estos adultos desde una perspectiva sociocultural, sin descuidar los aspectos personales, ya que pueden interferir en el proceso de apropiación del Sistema de Escritura Alfabética (SEA), siendo decisivos en la permanencia o el abandono escolar. Por lo tanto, para apoyar esta discusión, confiamos en Freire (2016; 2018a; 2018b) y Arroyo (1991; 2011; 2017) para discutir sobre EJA y Soares (2017a; 2017b; 2018) para hablar sobre alfabetización. Insertado en el enfoque cualitativo, es una investigación participativa. Para la recopilación de datos, se utilizó una entrevista semiestructurada con 4 estudiantes, que se grabó con la ayuda de un teléfono inteligente, cuadernos individuales que contienen las actividades del primer y segundo semestre de 2019 y el cuaderno de campo del investigador. Para el análisis de datos, tomamos en cuenta las variables edad e historias de vida informadas por los participantes durante las entrevistas. Los resultados de esta investigación, basados en los ítems previamente descritos y agregados por las observaciones, estudios teóricos, actividades desarrolladas por los estudiantes, escuchando los informes de vida de este grupo y la interpretación de los hechos, por parte del investigador, constituyeron esta disertación. lo que, además de brindar una mirada atenta a EJA, permite ampliar las reflexiones y los diálogos políticos y pedagógicos para este segmento educativo aún tan descuidado por las políticas educativas públicas.
Palavra-chave: Educação
Educação de Jovens e Adultos - EJA
Processo de ensino e de aprendizagem
Leitura
Escrita
Palavra-chave em lingua estrangeira: Education
Youth and Adult Education
Teaching and learning process
Reading
Writing
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUR - Rondonopólis
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolis
Referência: ROSA, Ana Iara Dalla. Intercruzando saberes na Educação de Jovens e Adultos (EJA). 2020. [99] f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3624
Data defesa documento: 28-May-2020
Aparece na(s) coleção(ções):CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2020_Ana Iara Dalla Rosa.pdf3.92 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.