Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/3628
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Comunidade de prática : narrativas sobre o desenvolvimento profissional do professor iniciante dos anos iniciais na área de Matemática |
Autor(es): | Carvalho, Andréia Cristina Santiago |
Orientador(a): | Martins, Rosana Maria |
Membro da Banca: | Martins, Rosana Maria |
Membro da Banca: | Carvalho, Ademar de Lima |
Resumo : | Esta pesquisa vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), na linha de pesquisa intitulada Formação de Professores e Políticas Públicas Educacionais da Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Rondonópolis. O objetivo geral deste estudo consiste em compreender o desenvolvimento profissional do professor iniciante dos anos iniciais formado em Licenciatura Plena em Pedagogia e que participou do curso de formação sobre o ensino de matemática ofertado pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), por meio do Departamento de Formação Profissional. Esta formação foi pensada em forma de Comunidade de Prática (FIORENTINI, 2013), em que os participantes assumem posturas colaborativas com o intuito de estudar e sistematizar caminhos de ensinar e aprender matemática. Desse modo, os espaços formativos são constituídos por intercâmbios de saberes, num movimento formativo em que as vozes dos professores estão presentes no diálogo e nas trocas entre os pares, de forma a estreitar os vínculos e ampliar as possibilidades das práticas pedagógicas. Dentro desta perspectiva, a pesquisa pauta-se na abordagem qualitativa, tendo como foco o processo inicial de desenvolvimento profissional de professores iniciantes que participaram da formação ofertada pela SEMED, no período de maio a julho de 2019. No primeiro semestre de 2019, a pesquisadora, que faz parte da equipe formativa do Departamento de Formação Profissional, ofertou uma formação com os professores iniciantes dos anos iniciais de 1º a 3º ano do Ensino Fundamental (com até 5 anos de docência), totalizando 30 vagas, com encontros semanais e uma carga horária de 50 horas, a fim de desenvolver uma Comunidade de Prática, mobilizando estudos e constituindo sistematizações sobre os modos de ensinar e aprender matemática. Assim, os dados foram sendo levantados nos momentos vivenciados nos encontros formativos e nos desdobramentos destes no espaço escolar por meio de narrativas autobiográficas e, sempre que possível e necessário, foram realizadas entrevistas para a complementação e o entendimento de questões que ficaram em aberto, as quais foram coletadas junto aos participantes desse processo formativo. A análise dos dados buscou identificar e expor, a partir das experiências vividas tanto no contexto escolar quanto no formativo, como o professor iniciante se constitui professor no ensino da Matemática e verificar, a partir de diferentes narrativas, como a participação na formação ofertada pela SEMED aos professores iniciantes que ensinam Matemática contribui/contribuiu para o seu desenvolvimento profissional. Entende-se que os espaços de formação propiciaram aos professores participação, reflexão e construção de conhecimentos por meio da prática da pesquisa, entendendo que ensinar e aprender são processos que ocorrem significativamente quando decorrem de uma postura investigativa do trabalho realizado em sala de aula, envolvendo um processo contínuo de problematização e deliberação no cotidiano escolar. Os dados apontam que os professores iniciantes, ao participarem da Formação Comunidade de Prática, demonstraram ter compreendido a necessidade de uma postura docente mais ativa de responsabilização por sua formação ao permitir que partilhassem experiências, repertórios e conhecimentos. De certa forma, observa-se que o sujeito vai se constituindo professor no dia a dia da sala de aula, com as expectativas e surpresas que lhe são apresentadas no decorrer do seu trabalho com os alunos. |
Resumo em lingua estrangeira: | This research is linked to the Postgraduate Program in Education (PPGEdu), in the research line entitled Teacher Education and Education Public Policies of the Federal University of Mato Grosso, Rondonópolis campus. The general objective of this study consists in comprehending the professional development of the beginner teacher of the initial years majored in Full Licentiate in Pedagogy and who participated in the teacher education course about the teaching of mathematics offered by the City Secretary of Education (SEMED), through the Department of Professional Education. This education course was thought in a form of Community of Practice (FIORENTINI, 2013), in which the participants assumed collaborative attitudes with the intention of studying and systematizing paths of teaching and learning mathematics. Therefore, the educational environments are constituted by knowledge interchanges, in an educational movement in which the voices of the teachers are present in the dialogue and in the exchange among peers, in such a way as to deepen the relation and broaden the possibilities of the pedagogical practices. In this perspective, the research is guided by the qualitative approach, having as focus the initial process of the professional development of the beginner teachers who participated in the education course offered by SEMED, in the period of May through June of 2019. In the first semester of 2019, the researcher, who is part of the educational staff of the Department of Professional Education, offered an education course with beginner teachers of the initial years, 1st grade through 3rd of elementary school (with at least 5 years of teaching). It had a total of 30 vacancies, weekly meetings and a workload of 50 hours, in order to develop a Community of Practice, mobilizing studies and constituting systematizations about the ways of teaching and learning mathematics. Thus, the data was gathered in the moments lived in the educational meetings and in the outcome of them in the school environment. Through autobiographic narratives and, every time it was possible and necessary, it were conducted interviews for the complementation and the comprehension of the questions which were left unanswered, the ones that were collected from the participants from this educational process. The data analysis sought to identity and expose, based on the lived experiences in the school environment, as well as in the educational, how the beginner teacher is constituted teacher in the teaching of Mathematics. In addition, it attempted to verify, based on the different narratives, how the participation in the education course offered by SEMED to the beginner teachers who teach Mathematics contribute/contributed to their professional development. It is understood that the education environments propitiated the teachers their participation, reflection and construction of knowledge through the practice of research, understanding that teaching and learning are processes that occur significantly when derive from an investigative attitude of the work conducted in the classroom, involving a continuous process of problematization and deliberation in the school routine. The data point out that the beginner teachers, by participating in the Education Course Community of Practice, showed having understood the necessity of a teaching attitude more active of accountability for their education by enabling that they share experiences, repertoire and knowledge. In a way, it is observed that the subject is constituted teacher in the day by day of the classroom, with the expectations and surprises which they are presented with in the course of their work with the students. |
Palavra-chave: | Formação de professores Professor iniciante Desenvolvimento profissional Ensino de matemática Narrativas |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Teacher education Beginner teacher Professional development Teaching of mathematics Narratives |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUR - Rondonopólis |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolis |
Referência: | CARVALHO, Andréia Cristina Santiago. Comunidade de prática: narrativas sobre o desenvolvimento profissional do professor iniciante dos anos iniciais na área de Matemática. 2020. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/3628 |
Data defesa documento: | 18-Dez-2020 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2020_Andréia Cristina Santiago Carvalho.pdf | 4.47 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.