Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3643
Tipo documento: Dissertação
Título: Eu, o outro e o espaço : o teatro na ressignificação da educação do corpo de jovens estudantes de Pedagogia
Autor(es): Cunha, Higor Antonio da
Orientador(a): Willms, Elni Elisa
Membro da Banca: Willms, Elni Elisa
Membro da Banca: Salgado, Raquel Gonçalves
Membro da Banca: Almeida, Rogério de
Membro da Banca: Rodrigues, Eglen Silvia Pipi
Resumo : Esta dissertação resulta da pesquisa de Mestrado desenvolvida junto ao Programa de Pósgraduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Rondonópolis (PPGEdu/UFMT/CUR), na Linha de Pesquisa Infância, Juventude e Cultura Contemporânea: direitos, políticas e diversidade. O objetivo foi compreender como a linguagem teatral pode evidenciar e ressignificar os sentidos atribuídos ao corpo, por parte das jovens estudantes do curso de Pedagogia da referida universidade, contribuindo para uma educação da sensibilidade estética. Pretendeu-se responder ao seguinte problema de pesquisa: Até que ponto um processo criativo com a linguagem teatral pode ressignificar a educação do corpo em jovens estudantes do curso de Pedagogia? Para tanto, foram utilizados como referenciais teóricos para se pensar a Educação as contribuições de Larrosa (2002), Galeffi (2007) e Ferreira-Santos e Almeida (2020). As teorias e as propostas teatrais que inspiraram as práticas e as análises vêm dos Estudos do Teatro, na presença dos autores como Boal (1988), Lecoq (2010) e Spolin (2010). Além disso, as reflexões de teóricos da Sociologia da Juventude, como Pais (1990) e Groppo (2017), foram importantes, assim como as investigações de autores dos Estudos do Corpo e que discutem a corporeidade, tais como l Foucault (1999), Le Breton (2007) e Haraway (2009). Esta pesquisa educacional foi baseada nas metodologias da autobiografia associada à Jornada Interpretativa (FERREIRA-SANTOS; ALMEIDA, 2020), valendo-se das experiências com a linguagem teatral do jovem pesquisador, em diálogo com a metodologia da pesquisa-ação, com jovens estudantes, entre 15 e 29 anos, do curso de Pedagogia já referido. A partir dos resultados observados pelo pesquisador nas práticas dos jogos dramáticos e teatrais, dos relatos das participantes, da vivência do pesquisador e da pesquisa bibliográfica, foram tecidas análises sobre o Corpo e suas relações com o autoconhecimento, com as relações sociais e com a experiência do mundo ao seu redor. As análises apontam que, explorando as confluências desses diálogos e das experiências vividas, afirma-se a potência do Teatro como um caminho para uma educação mais sensível, ativa e libertadora dos corpos jovens, constituindo-se, assim, em importante contribuição para a formação das pedagogas.
Resumo em lingua estrangeira: This dissertation results from the Master's research developed with the Post-Graduate Program in Education of the Federal University of Mato Grosso, Rondonópolis University Campus (PPGEdu / UFMT / CUR) in the Research Line Childhood, Youth and Contemporary Culture: rights, policies and diversity. The objective is to understand how the theatrical language can show and re-signify the meanings attributed to the body, by the young students of the Pedagogy course at the Federal University of Rondonópolis, contributing to an education of aesthetic sensitivity. It is intended to answer the following research problem: what extent can a creative process with theatrical language resignify body education in young students of the Pedagogy course? The contributions of Larrosa (2002), Galeffi (2007) and Ferreira-Santos and Almeida (2020), are used as theoretical references to think about Education. The theories and theatrical proposals that inspire practices and analyzes come from Theater Studies, in the presence of authors such as Boal (1988), Lecoq (2010) and Spolin (2010). In addition, theorists from the Sociology of Youth, such as Pais (1990) and Groppo (2017), and from Body Studies, such as Michel Foucault (1999), Le Breton (2007) e Haraway (2009) are brought. This educational research was based on the autobiography methodologies, drawing on the young researcher's experiences with the theatrical language, in dialogue with the action research methodology, with young students, between 15 and 29 years old, of the Pedagogy course already mentioned. Based on the results observed by the researcher in the practices of dramatic and theatrical games, the participants' reports, the researcher's experience and bibliographic research, analyzes are made about the Body and its relations with self-knowledge, social relations and the experience of the world around. The results indicate that exploring the confluences of these dialogues and lived experiences, the potency of Theater is affirmed as a path to a more sensitive, active and libertarian education for young bodies, thus constituting an important contribution to the training of pedagogues.
Palavra-chave: Educação
Teatro
Juventude
Corpo
Arte - educação
Palavra-chave em lingua estrangeira: Education
Theater
Youth
Body
Art - education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUR - Rondonopólis
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolis
Referência: CUNHA, Higor Antonio da. Eu, o outro e o espaço: o teatro na ressignificação da educação do corpo de jovens estudantes de Pedagogia. 2020. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3643
Data defesa documento: 19-Nov-2020
Aparece na(s) coleção(ções):CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2020_Higor Antonio da Cunha.pdf5.95 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.