Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/3646
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | O papel inclusivo do atendimento educacional especializado para os estudantes com deficiência na sala de recursos no município de Rondonópolis - MT |
Autor(es): | Bernacki, Juliane Rogonni Ferrari |
Orientador(a): | Freitas, Nivaldo Alexandre de |
Membro da Banca: | Freitas, Nivaldo Alexandre de |
Membro da Banca: | Baldan, Merilin |
Membro da Banca: | Alves, Josineide Vieira |
Resumo : | O Atendimento Educacional Especializado é uma política pública que institucionaliza dispositivos metodológicos de inclusão que têm como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade, tendo em vista o ensino aprendizagem e a eliminação de barreiras institucionais que impedem a participação plena dos estudantes com deficiências, transtorno do espectro autista, altas habilidades e superdotação no espaço escolar, segundo as especificidades e suas necessidades educacionais. O objetivo desta pesquisa é verificar qual o tipo de inclusão que está sendo oferecido por meio do Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas salas de recursos de Rondonópolis, MT, para os estudantes com deficiências físicas e sensoriais. Este trabalho utiliza abordagem qualitativa e análise documental, sendo a entrevista instrumento de pesquisa, realizada em uma escola da rede municipal. As entrevistas semiestruturadas foram realizadas com professoras do AEE e da sala comum, diretora, coordenadora, pais ou responsáveis pelas crianças com deficiência que participam do atendimento educacional e estagiárias que trabalham diretamente com os estudantes. Nesta perspectiva de verificar alguns importantes fatores relacionados à inclusão, também foram considerados os documentos que fazem parte da constituição da escola, como o Projeto Político-Pedagógico (PPP), o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), normativas e outros que foram considerados importantes para compreender o processo de inclusão. Esta documentação tem o intuito de elucidar os elementos utilizados nesta pesquisa para verificar a aplicabilidade e execução das políticas públicas vigentes atualmente no país. Foram utilizados aportes teóricos de autores da teoria crítica da sociedade, como Theodor Adorno, Max Horkheimer, Crochík e outros, que se empenham em elucidar as discussões sobre educar para tolerância e convivência, com inclusão de fato. Para problematizar a realidade descrita sobre o Atendimento Educacional Especializado é necessário realizar um questionamento central: qual é o tipo de inclusão promovido pelo serviço do AEE no município de Rondonópolis- MT e desenvolvido nas salas de recursos multifuncionais de forma a promover a inclusão nos espaços escolares e sociais? Assim, conforme os resultados obtidos por esta pesquisa, foi constatado que a escola inclusiva, para que aconteça, necessita de reformulação dos currículos, das avaliações, da formação dos professores e de políticas educacionais democráticas, de modo que se produza uma transformação na escola tradicional tornando-a efetivamente inclusiva. |
Resumo em lingua estrangeira: | Specialized Educational Assistance is a public policy that institutionalizes methodological devices for inclusion that have the function of identifying, elaborating and organizing pedagogical and accessibility resources, with a view to teaching learning and the elimination of institutional barriers that prevent full participation of students with disabilities , autism spectrum disorder, high skills and giftedness in the school space, according to the specifics and their educational needs. The objective of this research is to verify what type of inclusion is being offered through Specialized Educational Service (AEE) in the resource rooms of Rondonópolis, MT, for students with physical and sensory disabilities. This work uses a qualitative approach and documentary analysis, and the interview is a research instrument, carried out in a school in the municipal network. Semistructured interviews were conducted with teachers from AEE and the common room, principal, coordinator, parents or guardians of children with disabilities who participate in educational services and interns who work directly with students. In this perspective of verifying some important factors related to inclusion, the documents that are part of the school's constitution were also considered, such as the Political-Pedagogical Project (PPP), the Individual Development Plan (PDI), normative and others that were considered important to understand the inclusion process. This documentation is intended to elucidate the elements used in this research to verify the applicability and execution of public policies currently in force in the country. Theoretical contributions from authors of the critical theory of society were used, such as Theodor Adorno, Max Horkheimer, Crochík and others, who strive to elucidate the discussions about education for tolerance and coexistence, with actual inclusion. In order to problematize the reality described about Specialized Educational Assistance, it is necessary to ask a central question: what is the type of inclusion promoted by the ESA service in the municipality of RondonópolisMT and developed in the multifunctional resource rooms in order to promote inclusion in school spaces? and social? Thus, according to the results obtained by this research, it was found that the inclusive school, for it to happen, needs to reformulate curricula, assessments, teacher training and democratic educational policies, so that there is a transformation in the traditional school making it effectively inclusive. |
Palavra-chave: | Atendimento educacional especializado Salas de recursos multifuncionais Educação inclusiva Teoria crítica |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Specialized educational service Multifunctional resource rooms Inclusive education Critical theory |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUR - Rondonopólis |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolis |
Referência: | BERNACKI, Juliane Rogonni Ferrari. O papel inclusivo do atendimento educacional especializado para os estudantes com deficiência na sala de recursos no município de Rondonópolis – MT. 2021. 171 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/3646 |
Data defesa documento: | 26-Feb-2021 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2021_Juliane Rogonni Ferrari Bernacki.pdf | 1.99 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.