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http://ri.ufmt.br/handle/1/3647
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | O jogo jogado no campo acadêmico-universitário brasileiro : uma análise bourdieusiana de um Programa de Pós-graduação em Educação |
Autor(es): | Ono, Karine Porto Lopes |
Orientador(a): | Baldan, Merilin |
Membro da Banca: | Baldan, Merilin |
Membro da Banca: | Freitas, Nivaldo Alexandre de |
Membro da Banca: | Fernandes, Maria Cristina da Silveira Galan |
Membro da Banca: | Cunha, Érika Virgílio Rodrigues da |
Resumo : | Esta pesquisa baseou-se na Teoria da Ação de Pierre Bourdieu, valendo-se dos conceitos de habitus, capital e campo para compreender a dinâmica de adoção de estratégias por um programa de pós-graduação de um câmpus interiorano de uma universidade federal do Centro-Oeste brasileiro e por seus professores, com vistas à acumulação de capitais valorizados no campo acadêmico-universitário e a um melhor posicionamento. Foram estabelecidos como objetivos específicos: a) identificar os capitais valorizados no campo da pós-graduação brasileira; b) caracterizar os capitais valorizados no programa estudado enquanto microcosmo do campo científico, identificando o peso de cada espécie de capital; e c) analisar como as condições objetivas de atuação, ou seja, as estruturas acadêmico-administrativas da pós-graduação brasileira, da instituição e do programa de pós-graduação estudado influenciam nas decisões dos docentes quanto às diversas atividades acadêmicas e no desempenho do programa. A coleta de dados foi delimitada aos anos de 2017 e 2018 e se deu a partir dos registros dos professores na Plataforma Lattes, dos documentos institucionais referentes às suas atividades acadêmicas e de entrevistas realizadas com cinco deles, incluindo a coordenadora do programa. A partir de levantamento histórico da constituição do campo acadêmico-universitário brasileiro, ressaltamos que ele tem sido historicamente permeado por disputas que vão além daquelas que lhe são específicas, com a intromissão de capitais e regras exógenas. Assim, confirmou-se o apontado por pesquisadores da educação superior brasileira em relação à crescente redução da autonomia do campo e à tendência de uma postura pouco reativa por parte das universidades, o que, no âmbito da pós-graduação, está fortemente ligado ao sistema de avaliação, que submete os programas a uma lógica tecnicista e mercadológica e vincula o financiamento à nota obtida. Decorre desta realidade uma ambiguidade nas posturas dos agentes, que, por um lado, condenam a lógica imposta, mas, por outro, submetemse a ela para garantir a manutenção do espaço social, o que se explica pela incorporação da illusio do campo. No nível macro do campo, a pesquisa verificou o peso dos capitais: econômico, traduzido em recursos para a garantia do funcionamento do sistema e em financiamentos de pesquisas; político, fortemente ligado à ocupação de cargos; e o científico “puro”, relacionado, principalmente, aos títulos e às publicações em revistas científicas de prestígio. Além desses capitais, cujo valor se reflete localmente no programa estudado, a pesquisa indicou uma relação de favorecimento no que tange ao posicionamento dos professores quanto maior o seu tempo de atuação na pós-graduação e o volume acumulado de capital social, enquanto espécie de capital político. Os resultados apontaram, ainda, uma tendência de favorecimento interno, em termos de conferência de autoridade científica e legitimação pelos pares, aos docentes com formação específica ou proximidade mais estrita na carreira com a educação como área disciplinar. O estudo verificou os esforços do programa e seus docentes, destituídos de força no campo do poder, tanto em nível local quanto nacional, para atender aos critérios mínimos de funcionamento. Entre os entraves identificados como parte do seu contexto objetivo de ação, destacam-se a intensificação do trabalho e um desproporcional arrocho de prazos, agravados por uma infraestrutura deficitária, e, por fim, a localização geográfica, como fator obstaculizante à consolidação de redes de colaboração e à visibilidade no campo. |
Resumo em lingua estrangeira: | This research used Pierre Bourdieu’s Theory of Practice and the concepts of habitus, capital and field to understand the dynamics of strategy adoption by a graduate program and the professors involved, in order to accumulate capitals valued in the academic field to win positions. The specific objectives established were: a) identify the capitals that are valued in the Brazilian graduate education field; b) characterize the capitals valued in the graduate program studied, it being a micro sphere of the scientific field, and identify the weight of each form of capital; and c) analyze how the objective conditions of action, i. e., the academic and administrative structures of the Brazilian graduate system, of the institution and of the program studied, influence the decisions of the professors concerning their several academic activities and the performance of the program. The data collected refer to the years 2017 and 2018 and were extracted from the Lattes Platform, institutional reports on the professors’ activities and from interviews conducted with six of them, including the coordinator at the time. Our historical review of the Brazilian academic field constitution showed that it has been historically permeated with struggles that go beyond its own, with the intrusion of external capitals and rules. Thus, this study confirmed the decreasing autonomy of the field as well as the tendency to a non-reactive posture of the universities, which have been pointed by researchers of the Brazilian higher education. At the graduate level, that is a result of the evaluation system, which imposes a market logic to the programs and ties together financial resources and scores. As a result, the agents show an ambiguous posture. On the one hand, they condemn that logic and, on the other, subjugate to it in order to guarantee the existence of that social space, which occurs due to the incorporation of the illusio of the field. At the macro level of the field, the study verified the weight of the following capitals: economic, translated into resources for the system maintenance and into research financing; political, closely related to the occupancy of recognized official positions; and the “pure” form of scientific capital, mainly related to the academic titles and to publications in prestigious journals. Besides those capitals, whose value reflects locally on the program studied, the research indicated advantages to those professors who accumulate more time in the field and more social capital, this being a form of political capital. The results also showed internal advantages in terms of scientific authority and peer legitimation, for the agents whose academic studies have always focused on the educational area or whose careers have always been closely connected to it. The study verified the effort of the program, as well as of its professors, to meet the criteria demanded to keep operating, although lacking forces in the power field. Among the obstacles identified in its social objectified conditions are the intensification of workload, a disproportionate time reduction for deadlines, aggravated by a deficient infrastructure, and, lastly, its geographic position, which inhibits the consolidation of social networks and the visibility in the field. |
Palavra-chave: | Campo científico Educação superior Pós-graduação Pierre Bourdieu |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Scientific field Higher education Graduate education Pierre Bourdieu |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUR - Rondonopólis |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolis |
Referência: | ONO, Karine Porto Lopes. O jogo jogado no campo acadêmico-universitário brasileiro: uma análise bourdieusiana de um Programa de Pós-graduação em Educação. 2021. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/3647 |
Data defesa documento: | 25-Feb-2021 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado |
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