Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3651
Tipo documento: Dissertação
Título: Educação e cinema : análise das representações de educação no filme Pink Floyd-The Wall (1982)
Autor(es): Morais, Lucas Codorniz
Orientador(a): Trovão, Flávio Vilas-Bôas
Membro da Banca: Trovão, Flávio Vilas-Bôas
Membro da Banca: Freitas, Nivaldo Alexandre de
Membro da Banca: Bueno, Helen Paola Vieira
Resumo : A educação se apresenta através de inúmeras possibilidades e em diversos contextos. Nessa abordagem, as mídias se tornam cada vez mais objetos de estudos e análises. A cultura midiática que permeia a sociedade contemporânea ajuda a moldar corpos e narrativas, mas ao mesmo tempo podem se tornar ferramentas para possibilitar ressignificações e resistências. Através da abordagem dos Estudos Culturais, se torna possível analisar inúmeras perspectivas e possibilidades dentro dos espaços midiáticos e um campo que se apresenta como importante ferramenta de pesquisa é o universo cinematográfico. O cinema ao emergir na modernidade, se apresenta como artefato cultural que educa politicamente e socialmente as pessoas através de Pedagogias Culturais. Desse modo, se torna importante entender como operam os mecanismos através da linguagem cinematográfica e das relações de representações. O trabalho dialoga nesse sentido com alguns estudiosos do cinema como Elizabeth Ellsworth, Graeme Turner, Rosália Duarte, Francis Vanoye e Anne Goliot-lété. Na presente pesquisa, o filme de Alan Parker “Pink Floyd - The Wall” (1982) se torna objeto de investigação para analisar e problematizar as representações de juventudes e educação dentro da película e busca compreender se o filme continua importante para refletir a educação em tempos atuais. A dissertação apresenta alguns teóricos da juventude como Jon Savage, José Machado Pais e Juarez Dayrell e da educação como Carlos Rodrigues Brandão e Paulo Freire. Os aportes de Douglas Kellner, Tomaz Tadeu Silva e Stuart Hall visa através dos Estudos Culturais apresentar os resultados das análises nas cenas que foram selecionadas durante o processo de pesquisa no filme. Em Foucault, o entendimento das relações de poder visa contribuir a pensar como essas relações funcionam e são representadas nas cenas escolares do filme. Alguns resultados destacados nas considerações do trabalho apontam e reforçam a importância do filme para se pensar e problematizar a educação em tempos atuais. A referida pesquisa faz parte do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu/CUR/UFMT) campus de Rondonópolis-MT e se insere na linha de pesquisa Infância, juventude e cultura contemporânea: direitos, políticas e diversidade.
Resumo em lingua estrangeira: Education presents itself through countless possibilities and in different contexts. In this approach, the media become more and more objects of study and analysis. The media culture that permeates contemporary society helps to shape bodies and narratives, but at the same time they can become tools to enable resignifications and resistances. Through the Cultural Studies approach, it becomes possible to analyze countless perspectives and possibilities within the media spaces and a field that presents itself as an important research tool is the cinematographic universe. When emerging in modernity, cinema presents itself as a cultural artifact that educates people politically and socially through Cultural Pedagogies. Thus, it is important to understand how mechanisms operate through cinematographic language and representational relations. The work dialogues in this sense with some film scholars such as Elizabeth Ellsworth, Graeme Turner, Rosália Duarte, Francis Vanoye and Anne Goliot-lété. In this research, Alan Parker's film “Pink Floyd - The Wall” (1982) becomes an object of investigation to analyze and problematize the representations of youth and education within film and seeks to understand whether the film remains important to reflect education in current times. The dissertation presents some youth theorists such as Jon Savage, José Machado Pais and Juarez Dayrell and education as Carlos Rodrigues Brandão and Paulo Freire. The contributions of Douglas Kellner, Tomaz Tadeu Silva and Stuart Hall aim, through Cultural Studies, to present the results of the analyzes in the scenes that were selected during the research process in the film. In Foucault, the understanding of power relations aims to contribute to thinking about how these relations work and are represented in the film's school scenes. Some results highlighted in the work's considerations point out and reinforce the importance of the film to think about and problematize education in current times. This research is part of the Graduate Program in Education (PPGEdu/CUR/UFMT) on the campus of Rondonópolis-MT and is part of the research line Childhood, youth and contemporary culture: rights, policies and diversity.
Palavra-chave: Educação
Estudos culturais
Representação
Cinema
Juventudes
Palavra-chave em lingua estrangeira: Education
Cultural studies
Representation
Movie theater
Youths
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUR - Rondonopólis
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolis
Referência: MORAIS, Lucas Codorniz. Educação e cinema: análise das representações de educação no filme Pink Floyd-The Wall (1982). 2021. 85 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3651
Data defesa documento: 30-Sep-2021
Aparece na(s) coleção(ções):CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado

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