Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3682
Tipo documento: Dissertação
Título: Psicanálise e educação : algumas reflexões sobre a repressão no processo educativo e suas consequências para o mal-estar na atualidade
Autor(es): Scaramal, Rafaela Alves
Orientador(a): Freitas, Nivaldo Alexandre de
Membro da Banca: Freitas, Nivaldo Alexandre de
Membro da Banca: Baldan, Merilin
Membro da Banca: Mariano, Carmem Lúcia Sussel
Resumo : Neste trabalho, pretendeu-se estudar o olhar da psicanálise sobre a educação, tendo como foco a questão da repressão no processo educativo e suas consequências para o mal-estar na atualidade. O objetivo foi destacar as principais passagens que tangenciam, direta ou indiretamente, o tema da educação nos escritos de Freud, além de refletir sobre elas com base em autores pós-freudianos que se preocuparam com os fenômenos educativos. Também foram discutidas as consequências do excesso de repressões nos processos educativos formativos, analisando propostas educativas já praticadas e propostas que estão em discussão, inclusive no contexto brasileiro, a exemplo do homeschooling e da educação militarizada. Por fim, buscouse investigar os processos educativos familiares, escolares e sociais, sob a ótica da psicanálise, tendo em vista uma educação que propicie a formação de cidadãos capazes de lidar com as angústias e frustrações da sociedade atual. A psicanálise considera que as experiências vivenciadas na infância são de influência significativa para o percurso da vida adulta. É exatamente pelo peso significativo da infância na constituição da subjetividade que se pode atribuir o consequente peso da educação, que tem caráter desafiador. Para tanto, foram selecionados três escritos de Freud, elegidos pelas suas respectivas contribuições à educação, com o intuito de analisar sua proposta a respeito da formação da subjetividade, da vida em sociedade e do constante conflito que o ser humano atravessa na tentativa de atender às demandas individuais e coletivas, que muitas vezes são contraditórias e que surgem no processo educativo, seja ele familiar, escolar, cultural ou social. Estudou-se a perspectiva freudiana sobre a sexualidade infantil, a luta entre a imposição da cultura e a satisfação pulsional, bem como a dificuldade do homem em conciliar suas pulsões com as demandas da cultura. Desse modo, concluiu-se que o convívio social na cultura ocidental tende a produzir mal-estar nos seres humanos, além disso, a repressão pode contribuir para gerar neuroses, trazendo à tona desconfortos em meio ao convívio social. Em contrapartida, não se adequar a esse convívio pode trazer limitações socioculturais. Diante de tais insurgências, paira a expectativa de que a educação, em especial a educação infantil, seja um instrumento de formação de cidadãos capazes de lidar com os desejos (e conquistá-los) e suas frustrações. Destarte, faz-se importante explorar os caminhos mais adequados pelos quais o processo educativo deve percorrer, com ênfase à dinamicidade presente neste percurso. Por fim, pretendeu-se pensar a educação de modo que seja suficientemente boa para formar seres humanos psiquicamente saudáveis e minimamente preparados para o convívio social.
Resumo em lingua estrangeira: This work intended to study the look of the psychoanalysis about the education, with focus in the question of the repression in the educational process and its consequences for the malaise nowadays. The goal was highlight the main passages that directly or indirectly touch the theme of education in Freud's writings, in addition to reflecting on them based on post-Freudian authors who concerned with educational phenomena. Also were discussed the consequences of the excess of repressions in the educational formatives processes, analyzing educational proposals that already had been practiced and proposals that are under discussion, including in the Brazilian context, such as homeschooling and militarized education. Finally, we sought to investigate the family, school and social educational processes, from the perspective of psychoanalysis, with a view to an education that enables the formation of citizens capable of dealing with the anxieties and frustrations of today's society. The Psychoanalysis considers that the experiences lived in childhood are of significant influence for the course of adult life. It is precisely because of the significant weight of childhood in the constitution of subjectivity that the consequent weight of education can be attributed, which has a challenging character. To this end, three Freud's writings were selected, chosen for their respective contributions to education, in order to analyze his proposal regarding the formation of subjectivity, the life in society and the constant conflict that the human being goes through in an attempt to meet the individuals and collectives demands, which are often contradictory and appear in the educational process, be it family, school, cultural or social. We also had studied the Freudian perspective on child sexuality, the struggle between the imposition of culture and drive satisfaction, as well as the difficulty of the man in reconciling his drives with the demands of culture. Thus, it was concluded that social coexistence in western culture tends to produce malaise in human beings, in addition, the repression can contribute to generating neuroses, bringing up discomfort in the middle of social coexistence. On the other hand, not adapting to this interaction can bring socio-cultural limitations. In the face of such insurgencies, there is an expectation that education, especially early childhood education, will be an instrument for forming citizens capable of dealing with desires (and conquering them) and their frustrations. Thus, it is important to explore the most appropriate ways through which the educational process should go, with emphasis on the dynamics present in this path. Finally, it was intended to think the education in a way that it would be good enough to form human beings who are psychically healthy and minimally prepared for social interaction.
Palavra-chave: Psicanálise
Psicologia escolar
Repressão
Educação
Teorias educacionais
Palavra-chave em lingua estrangeira: Psychoanalysis
School psychology
Repression
Education
Educational theories
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUR - Rondonopólis
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolis
Referência: SCARAMAL, Rafaela Alves. Psicanálise e educação: algumas reflexões sobre a repressão no processo educativo e suas consequências para o mal-estar na atualidade. 2020. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3682
Data defesa documento: 2-Oct-2020
Aparece na(s) coleção(ções):CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2020_Rafaela Alves Scaramal.pdf947.67 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.