Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3683
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorParteka, Thamara-
dc.date.accessioned2022-11-28T19:03:46Z-
dc.date.available2021-03-31-
dc.date.available2022-11-28T19:03:46Z-
dc.date.issued2020-12-10-
dc.identifier.citationPARTEKA, Thamara. “Sociedades dos amores”: histórias de uma turma em alfabetização e uma alfabetizadora em devir. 2020. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/3683-
dc.description.abstractThis dissertation is the result of the Master's Research Project developed in the Post-Graduate Program in Education of the Federal University of Mato Grosso, University Campus of Rondonópolis (PPGEdu/UFMT/CUR), in the Line of Research Childhood, Youth and Contemporary Culture: rights, policies and diversity. The project aimed to investigate literacy and literacy practices, based on the author's experiences as a teacher in the literacy cycle between 2018 and 2020, in a public school in Rondonópolis, Mato Grosso. The justification of this research is due to the fact that the researcher had already been a teacher at other levels of teaching, however, when she came across literacy she felt unprepared to teach and to deal with the relationships intrinsic to this process, not only because of her lack of experience, but because there is a traditional model of literacy and literacy teacher. From the philosophical contributions of Deleuze and Guatarri (2012), from the questions of alphaliteracy of the educator Magda Soares (2016; 1998). and education and sensitivity of Marcos Ferreira-Santos and Rogério de Almeida (2019; 2020), this paper describes and discusses experiences of reading and writing practices from a minor point of view, having as its central point literacy and literacy as vectors that create worlds and policies of transcreation of realities. From the partial results observed, it is perceived that becoming a literacy teacher and developing reading and writing skills happen in the same movement, from different lines, crossings, and affections in acts of creation and transcreation. This research may be of interest to teachers and beginning teachers who face insecurity and challenges at the beginning of their careers, but also teachers who are interested in working in a transdisciplinary, aesthetic and sensitive way, also understanding educational practice as ethics.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-08-05T15:19:20Z No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Thamara Parteka.pdf: 7296612 bytes, checksum: e8d5296dfae0c3e099002fe7081410a6 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2022-11-28T19:03:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Thamara Parteka.pdf: 7296612 bytes, checksum: e8d5296dfae0c3e099002fe7081410a6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-28T19:03:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Thamara Parteka.pdf: 7296612 bytes, checksum: e8d5296dfae0c3e099002fe7081410a6 (MD5) Previous issue date: 2020-12-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.title“Sociedades dos amores” : histórias de uma turma em alfabetização e uma alfabetizadora em devirpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordAlfaletramentopt_BR
dc.subject.keywordLeiturapt_BR
dc.subject.keywordEscritapt_BR
dc.subject.keywordTranscriaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Willms, Elni Elisa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2998670515021403pt_BR
dc.contributor.referee1Willms, Elni Elisa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2998670515021403pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Hugo Heleno Camilo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0377631022122389pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8005393885566657pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação é fruto do Projeto de Pesquisa de Mestrado desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Rondonópolis (PPGEdu/UFMT/CUR), na Linha de Pesquisa Infância, Juventude e Cultura Contemporânea: direitos, políticas e diversidade. O projeto teve como objetivo investigar práticas de alfabetização e de letramento, a partir de experiências da autora como professora no ciclo de alfabetização entre os anos de 2018- 2020, em uma escola pública de Rondonópolis, Mato Grosso. A justificativa dessa pesquisa se dá pelo fato de a pesquisadora já ter sido professora, em outros níveis de ensino, no entanto, ao deparar-se com a alfabetização, sentiu-se despreparada para lecionar e para lidar com as relações intrínsecas a esse processo, não apenas por sua falta de experiência, mas também por existir um modelo tradicional de alfabetização e de professora de alfabetização. A partir das contribuições filosóficas de Deleuze e Guatarri (2012), das questões de alfaletramento da educadora Magda Soares (2016; 1998) e de educação e sensibilidade de Marcos Ferreira-Santos e Rogério de Almeida (2019; 2020), este trabalho descreve e discute experiências de práticas de leitura e de escrita de um ponto de vista menor, tendo como foco a alfabetização e o letramento como vetores criadores de mundos e políticas de transcriação de realidades. A partir dos resultados parciais observados, percebe-se que tornar-se professora alfabetizadora e desenvolver as habilidades de leitura e de escrita acontecem em um mesmo movimento, a partir de linhas diferentes, de atravessamentos e de afetos em atos de criação e transcriação. Esta pesquisa pode interessar professoras e professores iniciantes que se deparam com inseguranças e desafios no início de carreira, mas, mormente, professoras que tenham interesse em trabalhar de modo transdisciplinar, estético e sensível, compreendo a prática educacional, também, como uma ética.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolispt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUR - Rondonopólispt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2Educationpt_BR
dc.subject.keyword2Alphaliteracypt_BR
dc.subject.keyword2Readingpt_BR
dc.subject.keyword2Writingpt_BR
dc.subject.keyword2Transcreationpt_BR
dc.contributor.referee3Almeida, Rogério de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9177825353868183pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2020_Thamara Parteka.pdf7.13 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.