Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/372
Tipo documento: Dissertação
Título: Entre o regional e o nacional : Mato Grosso do Sul nos livros didáticos de História - PNLD 2011
Autor(es): Debona, Jackson James
Orientador(a): Ribeiro, Renilson Rosa
Membro da Banca: Ribeiro, Renilson Rosa
Membro da Banca: Fronza, Marcelo
Membro da Banca: Jesus, Nauk Maria de
Resumo : A presente dissertação tem por objetivo analisar 05 coleções de livros didáticos, recomen-dadas para o ensino de História, conforme o PNLD 2011, no esforço de compreender ques-tões relacionadas à inserção dos aspectos regionais no âmbito dos conteúdos a serem minis-trados no Ensino Fundamental. A metodologia utilizada no mapeamento, seleção e locali-zação das coleções, consiste no exame material das fontes selecionadas, a exemplo do que propõem os estudos de CHARTIER (1990), MOREIRA (2011), CHOPPIN (2004) enten-dendo que a produção dos textos está diretamente vinculada aos suportes os quais são dados a ler. A discussão acerca da produção e usos de livros didáticos na contemporaneidade vol-ta a ser relevante, haja vista iniciativas e orientações governamentais incentivando a esco-lha e o uso deste material em todas as escolas do país (MOREIRA e SILVA, 2011). Tais ações vêm sendo orientadas pelo Ministério da Educação, através de programas de roteiri-zação e produção de guias para orientar essa escolha - PNLD - aliada às práticas cotidianas as quais, tratando de escola pública, fortalecem, para os professores, a sua utilização e para os pesquisadores a necessidade de discutir suas formas de apropriação. As mesmas autoras apontam a necessidade de fomentar pesquisas sobre livros didáticos nos cursos de Pós-graduação em História, alcançando apenas a marca de 30% das pesquisas, que em suas aná-lises concentram-se na região Sudeste (MOREIRA e SILVA, 2011) fato que atribui respon-sabilidade aos cursos da região do Centro Oeste a preencherem essa lacuna. Inserido no conjunto das preocupações com o ensino de história e a utilização de instrumentos que via-bilizem a aquisição de conhecimentos desta natureza, as análises indicaram certo silencia-mento nas abordagens de conteúdos relacionados a temas da região – Mato Grosso e Mato Grosso do Sul –. Conforme a hipótese que orientou esse trabalho, concluiu-se que, em grande parte das vezes, os livros didáticos de história não contemplam temários referentes aos locais em que circulam, criando a impressão de que o conhecimento histórico passa, apenas, por questões de foro nacional. Uma análise avaliativa deste material torna-se im-prescindível para que esta ferramenta de apoio ao professor estimule favoravelmente o en-sino.
Resumo em lingua estrangeira: The present essay has the goal to analyse five didactic books collections, recommended to History teaching, acoording to Didactic Book National Programm (PNLD, in Portuguese) 2011, trying to understand related issues to the insertion of regionals aspects into the con-tents that will be ministered at Elementary School. The used methodology on mapping, selection and location of collections consists in the review of the material from the selected fonts, like in the exemplo from the CHARTIER (1990), MOREIRA (2011), CHOPPIN (2004) study proposals, understanding that the texts production is directly linked to the holders that are read. The argument about use and production of the didactic books in con-temporaneity comes back to be relevant, considering governmental initiatives and guidanc-es to encourage the choice and use of this material in all contry schools (MOREIRA and SILVA, 2011). These initiatives have being conducted by Education Ministry, through the production and routing of guides programs to conduct this choice – PNLD – ally to the dai-lyy practices that, trying topublic schools, strengthen, to the teachers, its use and to the re-searchers the need to discuss its appropriation forms. The same authors say the need to promote research about didactic books at History Graduate School, reaching only 30% re-searches, that in their analysis, are concentrated on Southeast Region (MOREIRA and SILVA, 2011), and this fact assigns responsability to the Midwest Region to fills this grap. Inserted in the conerns about History teaching and the use of the instruments that enable knowledge acquisition like this nature, the review indicates some silence on approach of contents associated to region themes -Mato Grosso and South Mato Grosso -. According to the hypothesis that guides this work, it concludes that, most of the time, the History didactic books do not contemplate themes that refers to the locals that they are, creating the impres-sion that historical knowledge passes only on national forum questions. An evaluation analysis from this material becomes indispensable to this teacher support tool promotes the teaching favorably.
Palavra-chave: Livro didático
Ensino de História
História regional
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Palavra-chave em lingua estrangeira: Textbooks
Teaching History
Regional history
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Referência: DEBONA, Jackson James. Entre o regional e o nacional: Mato Grosso do Sul nos livros didáticos de História - PNLD 2011. 2015. xv, 164 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/372
Data defesa documento: 19-Mar-2015
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICHS - PPGHis - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2015_Jackson James Debona.pdf1.47 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.