Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/3726
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Validação de perfil de competências na formação : perspectiva de enfermeiros da área profissional |
Autor(es): | Cioffi, Andréia Correia de Souza |
Orientador(a): | Ribeiro, Mara Regina Rosa |
Membro da Banca: | Ribeiro, Mara Regina Rosa |
Membro da Banca: | Mandú, Edir Nei Teixeira |
Membro da Banca: | Peres, Aida Maris |
Resumo : | A pesquisa teve como objetivo geral validar o conteúdo de um perfil de competências para a formação do enfermeiro nas áreas de atenção à saúde, administração e gerenciamento, educativa, produção de conhecimento e seus critérios de avaliação, que são desempenhos a serem observados no formando. Os objetivos específicos abrangeram reformular o perfil tomando por base contribuições dos enfermeiros avaliadores (juízes especialistas e pares) e analisar como esses atores compreendem as áreas de competência que permeiam a atuação desse profissional. Trata-se de estudo de métodos mistos, do tipo convergente, com abordagem quanti-qualitativa, realizado em três hospitais de Cuiabá-MT, utilizando o referencial conceitual de competência profissional. Estipulou-se para a validação de conteúdo o nível de concordância igual ou maior que 70%, e a coleta de dados ocorreu por meio da técnica Delphi e questionário virtual contendo o perfil de competências, no programa SurveyMonkey, enviado por e-mail aos participantes. Foi desenvolvido em duas etapas: a primeira de validação por juízes especialistas, em número de 28; e a segunda pelos pares, em número de 72. Em ambas, foi alcançado consenso maior que 70%, em uma única rodada Delphi. Para análise dos dados, utilizou-se a análise de métodos mistos adaptada de Creswell e Clark. A análise quantitativa constou de estatística descritiva simples; e para avaliação de concordância, calculou-se o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) e o teste binominal. A análise qualitativa feita por embasamento na literatura, referencial conceitual de competência profissional, e análise de conteúdo do tipo temática. Como resultados da primeira etapa, a competência atenção à saúde e critérios de avaliação foi aprovada com 93%; a competência administrativa e gerencial e critérios de avaliação com 95%; a competência educativa e critérios de avaliação com 95%; e a competência produção de conhecimento foi validada com 92%. Com base nas contribuições dos juízes especialistas, o perfil sofreu alterações, obtendose a segunda versão da matriz de competências, que novamente foi submetida à validação de conteúdo, desta vez com os pares, na qual a competência atenção à saúde e critérios de avaliação foi aprovada com 97%; a competência administrativa e gerencial e critérios de avaliação com 95%; a competência educativa e critérios de avaliação com 98%; e competência de produção de conhecimento e critérios de avaliação com 91%. Procedeu-se, então, à nova reformulação do perfil de competências a partir das contribuições dos pares, resultando na terceira e última versão. Conclui-se que o perfil de competências validado pode ser utilizado em diferentes contextos do país e implementado no PPC do Curso de Graduação em Enfermagem da FAEN/UFMT. Os enfermeiros concebem a importância da mobilização das quatro áreas de competências na prática, porém apontam diversas dificuldades para implementá-las no ambiente laboral. Vislumbra-se a necessidade de discussões e de sólida articulação do tema competências profissionais entre a formação e o exercício profissional do enfermeiro. |
Resumo em lingua estrangeira: | ABSTRACT: This research had the overall objective of validating the content of a profile of competences
for the training of the nursing professional in the fields of health care, administration and
management, education, knowledge production and their evaluation criteria, which are
performances to be observed in the trainee. The specific objectives included reformulating the
profile based on contributions from the nursing appraisers (expert judges and peers) and
analyzing how these actors understand the fields of competence permeating the performance
of this professional. This is a convergent study with mixed methods and a quantitativequalitative approach, which was conducted in three hospitals in Cuiabá-MT, using the
conceptual framework of professional competence. We set forth a level of agreement equal to
or greater than 70% for the content validation, and the data collection took place by means of
the Delphi technique and a virtual questionnaire containing the profile of competences, in the
SurveyMonkey program, sent by e-mail to the participants. It was developed in two steps: the
first was the validation by expert judges, totaling 28, and the second by peers, totaling 72. In
both cases, we reached a consensus greater than 70%, in a single Delphi round. In order to
analyze the data, we used the mixed methods analysis adapted from Creswell and Clark. The
quantitative analysis was performed through simple descriptive statistics; and, in order to
evaluate the concordance, we calculated the Content Validity Index (CVI) and the binomial
test. The qualitative analysis was performed on the basis of literature, conceptual framework
of professional competence and content analysis of the thematic type. Regarding the results of
the first step, the competence related to health care and evaluation criteria was approved with
93%; the competence related to administration and management and evaluation criteria with
95%; the competence related to education and evaluation criteria with 95%; and the
competence related to knowledge production was validated with 92%. Based on the
contributions from the expert judges, the profile underwent changes, which led us to obtain
the second version of the matrix of competences, which again was submitted to content
validation, this time with the peers, where the competence related to health care and
evaluation criteria was approved with 97%; the competence related to administration and
management and evaluation criteria with 95%; the competence related to education and
evaluation criteria with 98%; and the competence related to knowledge production and
evaluation criteria with 91%. Accordingly, we proceeded to the new reformulation of the
profile of competences from the contributions from the peers, resulting in the third and
ultimate version. We have concluded that the validated profile of competences can be used in
different contexts of the country and implemented in the PPC (educational project) of the
Undergraduate Nursing Course at FAEN/UFMT. Nurses envisage the importance of
mobilizing the four fields of competences in practice, but they highlight several difficulties to
implement them in the work environment. We can realize the need for discussions and a solid
articulation of the issue of professional competences between the training and the professional
exercise of the nurse. RESUMEN: La investigación tuvo como objetivo general validar el contenido de un perfil de competencias para la formación del enfermero en las áreas de atención sanitaria, administración y gestión, educación, producción de conocimiento y sus criterios de evaluación, que son desempeños que serán observados en el futuro graduado. Los objetivos específicos incluyen reformular el perfil basándose en las contribuciones de los enfermeros evaluadores (jueces expertos y pares) y analizar como esos actores comprenden las áreas de competencia que atraviesan la actuación de ese profesional. Se trata de un estudio de métodos mixtos, del tipo convergente, con planteamiento cuanti-cualitativo, efectuado en tres hospitales de Cuiabá-MT, utilizando el marco conceptual de competencia profesional. Se estableció para la validación de contenido el nivel de concordancia igual o mayor que el 70%, y la recopilación de datos tuvo lugar mediante la técnica Delphi y un cuestionario virtual conteniendo el perfil de competencias, en el programa SurveyMonkey, remitido por medio de correo electrónico a los participantes. Se desarrolló en dos etapas: la primera de validación por los jueces expertos, en cantidad de 28; y en la segunda por los pares, en cantidad de 72. En ambas, se logró una concordancia mayor que el 70%, en una sola ronda Delphi. Para analizar los datos, se utilizó el análisis de métodos mixtos adaptado de Creswell y Clark. El análisis cuantitativo fue conducido por medio de estadística descriptiva simple; y para validar la concordancia, se calculó el Índice de Validez de Contenido (IVC) y la prueba binominal. El análisis cualitativo fue efectuado sobre la base de la literatura, del marco conceptual de competencia profesional y del análisis de contenido del tipo temático. Como resultados de la primera etapa, la competencia sobre atención sanitaria y criterios de validación fue aprobada con un 93%; la competencia administrativa y gerencial y criterios de validación con un 95%; la competencia educativa y criterios de validación con un 95%; y la competencia sobre producción de conocimiento fue validada con un 92%. Con base en las contribuciones de los jueces expertos, el perfil sufrió cambios, obteniéndose la segunda versión de la matriz de competencias, que nuevamente fue sometida a la validación de contenido, de esta vez con los pares, donde la competencia sobre atención sanitaria y criterios de validación fue aprobada con un 97%; la competencia administrativa y gerencial y criterios de validación con un 95%; la competencia educativa y criterios de validación con un 98%; y la competencia sobre producción de conocimiento y criterios de validación con un 91%. Se produce entonces a la nueva reformulación del perfil de competencias a partir de las contribuciones de los pares, resultando en la tercera y última versión. Se concluye que el perfil de competencias validado puede ser utilizado en diferentes contextos del país e implantado en el PPC del Curso de Pregrado en Enfermería de la FAEN/UFMT. Los enfermeros perciben la importancia de la movilización de las cuatro áreas de competencias en la práctica, pero señalan que hay diversas dificultades para implantarlas en el ambiente de trabajo. Se observa la necesidad de discusiones y de solida articulación del tema concerniente a las competencias profesionales entre la formación y el ejercicio profesional del enfermero. |
Palavra-chave: | Competência profissional Enfermagem Estudos de validação |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Professional competence Nursing Validation studies |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Faculdade de Enfermagem (FAEN) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
Referência: | CIOFFI, Andréia Correia de Souza. Validação de perfil de competências na formação: perspectiva de enfermeiros da área profissional. 2017. 135 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Enfermagem, Cuiabá, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/3726 |
Data defesa documento: | 13-Feb-2017 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - FAEN - PPGENF - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2017_Andréia Correia de Souza Cioffi.pdf | 2.63 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.