Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3728
Tipo documento: Dissertação
Título: A experiência dos agentes socioeducativos em uma unidade de internação para adolescentes em conflito com a lei, em Mato Grosso
Autor(es): Vaillant, Camila Brito
Orientador(a): Barsaglini, Reni Aparecida
Membro da Banca: Barsaglini, Reni Aparecida
Membro da Banca: Pignatti, Marta Gislene
Membro da Banca: Silva, Martinho Braga Batista e
Resumo : Este estudo analisou a experiência de agentes socioeducativo, a partir de sua atuação em um Centro Socioeducativo destinado à adolescentes em conflito com a lei, em Cuiabá/MT. Para atingir os objetivos propostos, optamos pelo método qualitativo, utilizando dados primários produzidos a partir da observação direta, conversas informais e entrevistas individuais semiestruturadas com 11 agentes socioeducativos que atuam naquela instituição com adolescentes em medida de internação. A partir da contribuição goffmaniana, o Centro Socioeducativo foi compreendido como Instituição Total. Os agentes socioeducativos trabalham diretamente com os adolescentes, desempenhando atividades de segurança da instituição, preservação da integridade dos internos (física e psicológica), além de serem responsáveis por acompanhá-los em atividades pedagógicas, jurídicas (audiências), de saúde e lazer. Assim, em sistema de plantões vivenciam o ambiente de uma instituição total que compõe seu cotidiano e, consequentemente, afeta suas vidas, ao mesmo tempo em que contribuem para reproduzi-la. Os dados foram tratados pela técnica de análise temática, e organizados em seis tópicos: Breve histórico do Sistema Socieducativo em Mato Grosso; Sobre o agente socioeducativo: caracterização e inserção no Pomeri; O contexto do agente socioeducativo: sobre a unidade de internação masculina do Complexo Pomeri; 24 horas de plantão; Percepções dos agentes socioeducativos e Os atrativos da profissão. Os quais versam sobre o impacto e as dificuldades sentidas pelos participantes ao ingressarem no quadro funcional da instituição; descrença no processo de socioeducação e se veem, em alguns aspectos, semelhantes aos adolescentes, como vítimas do descaso institucional. Esses profissionais, descrevem o ambiente de trabalho como um local perigoso, capaz de lhes causar agravos à saúde, além de ter contribuído para alteração do círculo social, limitando seus espaços de lazer. Mesmo assim, a maioria referiu encontrar benefícios na permanência na instituição, apontando o regime de plantão e o salário como atrativos da profissão. O centro socioeducativo, pode ser, portanto, compreendido, a partir das reflexões propostas, como o cenário que compõe as experiências do cotidiano dos agentes socioeducativos; de modo a constituir o seu mundo da vida.
Resumo em lingua estrangeira: This study analyzed the experience of socio-educational agents based on their work in a Socioeducational Center for adolescents in conflict with the law, in Cuiabá, Mato Grosso. To reach the proposed objectives, we chose the qualitative method, using primary data produced from direct observation, informal conversations and semi-structured individual interviews with 11 socio-educational agents that work in that institution. From the Goffmanian contribution, the Socio-educational Center was understood as Total Institution. The socioeducational agents work directly with the young offenders, performing activities of security of the institution, preservation of the inmates' integrity (physical and psychological), besides being responsible for accompanying them in pedagogical, legal (audiences), health and leisure activities. In a system of shifts, they experience the environment of a total institution that composes their daily life and, consequently, affects their lives, while at the same time contributing to reproduce it. The data were treated by the thematical analysis technique, and organized into six topics: Brief history of the Socio-educational System in Mato Grosso; About the socio-educational agent: characterization and insertion in Pomeri; The context of the socio-educational agent: about the male internment unit of the Pomeri Complex; 24 hours on duty; Perceptions of socio-educational agents and the attraction of the profession. The topics show the impact and difficulties experienced by the participants when they enter in the institution's staff; Disbelief in the process of socio-education and, in some moments, they feel like the adolescents, as victims of institutional neglect. These professionals describe the work environment as a dangerous place, capable of causing them health problems, besides contributing to change the social circle, limiting their leisure spaces. Even so, most refer to finding benefits in the permanence in the institution, pointing the regime of shifts and the salary as attractives of the profession. The socioeducational center can be understood, from the proposed reflections, as the scenario that composes the daily experiences of the socioeducational agents, so as to constitute their world of life.
Palavra-chave: Agente Socioeducativo
Cotidiano
Experiência
Palavra-chave em lingua estrangeira: Socio-educational agents
Experience
Daily
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Saúde Coletiva (ISC)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Referência: VAILLANT, Camila Brito. A experiência dos agentes socioeducativos em uma unidade de internação para adolescentes em conflito com a lei, em Mato Grosso. 2017. 112 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Saúde Coletiva, Cuiabá, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3728
Data defesa documento: 23-May-2017
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ISC - PPGSC - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2017_Camila Brito Vaillant.pdf2.5 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.