Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3730
Tipo documento: Dissertação
Título: Cleptoherbário : uma estratégia para o ensino de Botânica
Autor(es): Porto, Andréia Aparecida Batista
Orientador(a): Oliveira, Patrícia Carla de
Membro da Banca: Oliveira, Patrícia Carla de
Membro da Banca: Silva, Tania Aparecida da
Membro da Banca: Mansilla, Débora Eriléia Pedrotti
Resumo : Muitos docentes permanecem na constância do método único de ensino (aula expositiva) e, em geral, os estudantes costumam ter dificuldades para assimilar os conteúdos, pois alegam que os termos utilizados são muito complicados, difíceis de serem escritos e pronunciados. Esse trabalho é uma pesquisa quanti-qualitativa que teve como objetivo criar, aplicar, avaliar e divulgar uma sequência de ensino investigativo que poderá ser utilizada por outros docentes nas aulas de Botânica sobre morfologias das angiospermas, com ênfase nos tipos de raízes, caules e folhas. A proposta foi aplicada de forma remota com 23 estudantes do 2o ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual localizada no município de Campo Verde-MT, entre os meses de maio e junho de 2021. A SEI aqui apresentada está organizada em seis etapas: problematização, experimentação, base teórica, descrição, exsicatas e cleptoherbário. Cleptoherbário é um termo informal que foi utilizado para se referir a um tipo de herbário portátil, o qual se configurou como ferramenta de ensino e avaliação, visto que esta deve acompanhar o processo de ensino e aprendizagem. Metodologias ativas exigem uma avaliação ativa, portanto a forma de avaliação foi condizente com as metodologias utilizadas. Para participar dessa pesquisa, os estudantes receberam um guia impresso, um kit para experimentação e um livro de Biologia. Os dados foram coletados por meio dos guias que foram devolvidos na escola e das informações postadas no grupo do WhatsApp, bem como durante a comunicação síncrona no Google Classroom. Uma das etapas que os estudantes acharam mais difíceis foi justamente a que eles mais gostaram: a experimentação. Os resultados apontam que essa SEI possui boa aplicabilidade e permite aplicar o ensino investigativo nas aulas de Botânica, tornando, assim, o processo de ensino e aprendizagem muito mais dinâmicos e atraente para estudantes e docentes.
Resumo em lingua estrangeira: Many teachers remain constancy with the single teaching method (expository class). Students generally struggle to assimilate the contents, as they claim that the terms used are complicated to write and pronounce. This work is quantitative-qualitative research that aimed to create, apply, evaluate, and disseminate a sequence of investigative teaching that can be used by other teachers in Botany classes on angiosperm morphologies, with emphasis on the types of roots, stems, and leaves. The proposal was applied remotely to 23 students from the 2nd year of high school at a state public school located in the municipality of Campo Verde-MT between May and June 2021. The SEI presented in this work is organized into six stages: problematization, experimentation, theoretical basis, description, exsiccates, and kleptoherbarium. Kleptoherbarium is an informal term that was used to refer to a type of portable herbarium, and it was configured as a teaching and evaluation tool. Since the evaluation must accompany the teaching and learning process, then active methodologies require active evaluation, so the form of evaluation was consistent with the methodologies used. Students received a printed guide, an experimentation kit, and a biology book to participate in this research. Data were collected through the guides that were returned to the school, as well as information posted in the WhatsApp group and synchronous communication in Google Classroom. One of the stages that the students found most difficult was precisely the one they liked the most, which is the experimentation stage. The results indicate that this SEI has good applicability and allows the application of investigative teaching in Botany classes, thus making the teaching and learning process much more dynamic and attractive for students and teachers.
Palavra-chave: Sequência de ensino investigativo
Angiospermas
Avaliação
Palavra-chave em lingua estrangeira: Investigative teaching sequence
Angiosperms
Assessment
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Biociências (IB)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO
Referência: PORTO, Andréia Aparecida Batista. Cleptoherbário: uma estratégia para o ensino de Botânica. 2022. 90 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Biociências, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3730
Data defesa documento: 28-Jun-2022
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – IB – PROFBIO – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2022_Andréia Aparecida Batista Porto - Prod. Educacional.pdf2.69 MBAdobe PDFVer/Abrir
DISS_2022_Andréia Aparecida Batista Porto.pdf3.45 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.