Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3733
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorZotti, André Luiz Pereira-
dc.date.accessioned2023-01-25T18:56:15Z-
dc.date.available2017-04-27-
dc.date.available2023-01-25T18:56:15Z-
dc.date.issued2017-03-31-
dc.identifier.citationZOTTI, André Luiz Pereira. Sobre grupos abelianos finitamente gerados. 2017. 42 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/3733-
dc.description.abstractThe Group Theory is a branch of Mathematics which studies Algebraic Structures called Group. The methods of Group Theory have strongly influenced various branches of algebra. In Combinatorial Analysis the notion of permutation group from a group is a commonly used to simplify the counting of Objects Set. The Group Theory understanding is key role in Physics. It is used to describe symmetries which Physical Laws must obey. In Chemistry, groups are used to classify crystalline structures and molecules symmetry. In view of what has been exposed here, the objective of the present work was to realize a study on concepts and properties of Group Theory with special reference to Generated finitely abelian Groups. After theories on groups referred above it was proposed some didactic activities to be developed by high school students. Such activities emphasized some properties discussed in high school. The theoretical background was based in following authors (GARCIA, 2003), (GONC¸ ALVES, 2008) and (FRALEIGH, 2000).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-05-10T14:02:23Z No. of bitstreams: 1 DISS_2017_André Luiz Pereira Zotti.pdf: 377301 bytes, checksum: 4b042ecaa937e6c3b65fa8deab84ee71 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2023-01-25T18:56:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2017_André Luiz Pereira Zotti.pdf: 377301 bytes, checksum: 4b042ecaa937e6c3b65fa8deab84ee71 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-25T18:56:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2017_André Luiz Pereira Zotti.pdf: 377301 bytes, checksum: 4b042ecaa937e6c3b65fa8deab84ee71 (MD5) Previous issue date: 2017-03-31en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleSobre grupos abelianos finitamente geradospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de matemáticapt_BR
dc.subject.keywordProposta pedagógicapt_BR
dc.subject.keywordGrupos abelianospt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Eunice Cândida Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9037151037918091pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Eunice Cândida Pereira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9037151037918091pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Clayton Eduardo Lente da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4069908956291996pt_BR
dc.creator.Lattes.pt_BR
dc.description.resumoEm Matemática, Teoria dos Grupos é o ramo que estuda as estruturas algébricas chamadas de grupos. Os métodos da teoria dos grupos influenciaram fortemente vários ramos da Algebra. Na análise combinatória, a noção de grupo e de permutação de um grupo é frequentemente utilizado para simplificar a contagem de um conjunto de objetos. A compreensão da teoria de grupos é fundamental na Física, onde é utilizada para descrever as simetrias que as leis da Física devem obedecer. Em Química, grupos são utilizados para classificar estruturas cristalinas e as simetrias das moléculas. Diante do exposto, neste trabalho faz -se um estudo envolvendo conceitos e propriedades da Teoria dos Grupos, com foco em grupos abelianos finitamente gerados. Após apresentado a teoria envolvendo os citados grupos, propõem-se algumas atividades didáticas para serem trabalhadas com os discentes do ensino médio. Tais atividades enfatizam algumas propriedades abordadas no ensino médio. O suporte teórico está alicerçado em autores como (GARCIA, 2003), ( GONC¸ ALVES, 2008) e ( FRALEIGH, 2000 ).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.keyword2Mathematics teachingpt_BR
dc.subject.keyword2Pedagogical proposalpt_BR
dc.subject.keyword2Abelian goupspt_BR
dc.contributor.referee3Dias, Ivonildes Ribeiro Martins-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8664599889120339pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2017_André Luiz Pereira Zotti.pdf368.46 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.