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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Ciandra Augusta de-
dc.date.accessioned2023-01-25T19:14:45Z-
dc.date.available2017-05-26-
dc.date.available2023-01-25T19:14:45Z-
dc.date.issued2017-04-28-
dc.identifier.citationARAÚJO, Ciandra Augusta de. A utilização de softwares educativos e métodos de ensino no estudo de poliedros e corpos redondos. 2017. 96 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Barra do Garças, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/3734-
dc.description.abstractIn this study some proposals are presented for the teaching of polyhedrons and round bodies. The choice of this topic was based on the fact that many students have difficulty in learning spatial geometry in the way it is commonly taught. Starting from this supposition, several activities that help students to visualize spatial figures will be explored. The objective of this work is to make the learning process easier, so that students may better understand the content and be able to resolve the problems presented to them. The methodological approach was bibliographical research in books and on the internet, as well as field study, in which the proposed activities were applied and data collection was carried out. The sample was composed of students from the 3rd year of Senior High School linked to the Technical Course in Electro-mechanics at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Mato Grosso, Primavera do Leste Campus. One of the main results of this research refers to how the use of educational software and folding activities contributed to the visualization of spatial figures. Another refers to how the use of other methodologies helped in the students? learning process; it was notable that none of the teaching methods proposed had already been used by the teachers of the students in the sample group. The other results obtained are reported at the end of the work.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-05-10T15:44:53Z No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Ciandra Augusta de Araújo.pdf: 2102129 bytes, checksum: d1ee572d6a889b8054aaf11b2c601115 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2023-01-25T19:14:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Ciandra Augusta de Araújo.pdf: 2102129 bytes, checksum: d1ee572d6a889b8054aaf11b2c601115 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-25T19:14:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Ciandra Augusta de Araújo.pdf: 2102129 bytes, checksum: d1ee572d6a889b8054aaf11b2c601115 (MD5) Previous issue date: 2017-04-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA utilização de softwares educativos e métodos de ensino no estudo de poliedros e corpos redondospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordPoliedrospt_BR
dc.subject.keywordCorpos redondospt_BR
dc.subject.keywordMétodos de ensinopt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Márcio Lemes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1534708250926451pt_BR
dc.contributor.referee1Sousa, Márcio Lemes de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1534708250926451pt_BR
dc.contributor.referee2Martins, Tibério Bittencourt de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1431321280502484pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5085194963965592pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho são apresentadas algumas propostas para se ensinar poliedros e corpos redondos. A escolha deste tema baseia-se no fato de que muitos alunos apresentam dificuldades em aprender geometria espacial da forma que comumente é ensinada. Partindo deste pressuposto, serão abordadas algumas atividades que auxiliam os alunos a visualizar figuras espaciais. O objetivo deste trabalho é mostrar que existem outras formas de facilitar esse processo de aprendizagem para que os alunos possam compreender melhor o conteúdo e para que consigam resolver os problemas que forem propostos. A abordagem metodológica foi uma pesquisa bibliográfica em livros e internet, além da pesquisa de campo, onde as atividades propostas foram aplicadas e uma coleta de dados foi realizada. A amostra foi constituída de alunos do 3º ano do Ensino Médio integrado ao Curso Técnico em Eletromecânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Campus Primavera do Leste. Um dos principais resultados desta pesquisa refere-se em como o uso de softwares educativos e dobraduras contribuiu na visualização de figuras espaciais e como a utilização de outras metodologias ajudaram no processo de aprendizagem dos alunos e que nenhum dos métodos de ensino propostos já haviam sido utilizados pelos professores dos alunos pesquisados. Os demais resultados obtidos estão relatados no final do trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.keyword2Polyhedronspt_BR
dc.subject.keyword2Round bodiespt_BR
dc.subject.keyword2Teaching methodspt_BR
dc.contributor.referee3Pina, Romildo da Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2675728978857991pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUA - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado

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