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Tipo documento: Dissertação
Título: A redação do Enem 2017 : um olhar Bakhtiniano sobre o atendimento ao tema por alunos de uma escola pública de Cuiabá
Autor(es): Moraes, Suleima Cristina Leite de
Orientador(a): Padilha, Simone de Jesus
Membro da Banca: Padilha, Simone de Jesus
Membro da Banca: Borges, Flávia Girardo Botelho
Membro da Banca: Azevedo, Isabel Cristina Michelan de
Resumo : Esta pesquisa propõe-se a discutir os insuficientes resultados alcançados pelos jovens brasileiros na prova escrita do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e refletir sobre as possíveis causas para essa ineficiência, em especial, as relacionadas ao atendimento do tema proposto, uma das cinco competências exigidas na Matriz dessa prova. A partir de uma leitura nos indicadores do Instituto Nacional de Pesquisas Anísio Teixeira para os Exames realizados no período de 2013 a 2015, observou-se que as notas atribuídas aos dois níveis mais baixos da Competência 2, que avalia a compreensão do tema proposto nos limites de um texto dissertativo-argumentativo, têm índices muito elevados. Por considerar que apenas uma adequada compreensão da temática pode garantir o domínio discursivo do candidato na formulação do seu texto, tomamos as seguintes questões de pesquisa: 1. O que os alunoscandidatos compreendem por “atender ao tema”? E: Como essa compreensão se reflete no texto produzido? 2. Por que a compreensão temática apresenta altos índices de notas baixas nas redações do Enem? 3. Qual conhecimento alunos e professores possuem dos critérios exigidos pelo Edital para a avaliação da Competência II? Para responder a essa questões, procedemos a um estudo de caso na Escola Estadual Liceu Cuiabano “Maria de Arruda Muller”, localizada na região central de Cuiabá-MT, seguindo três fases como passos metodológicos: na primeira, foram aplicados dois questionários desenvolvidos para a geração dos dados: o Questionário I, para o Diretor da Unidade Escolar, e o Questionário III, direcionado aos alunos matriculados no 3º ano com perguntas atinentes à prova de Redação do Enem; na segunda fase, após o segundo semestre do ano letivo, foi aplicado o Questionário II, voltado para as docentes que atuam com os terceiros anos com questões relacionadas às exigências do Enem para a Redação, em especial sobre o que entendem sobre a Competência 2. Por fim, na terceira etapa, buscamos sensibilizar os alunos a contribuírem com a pesquisa disponibilizando os textos que desenvolveriam na prova, os quais tomamos para análise. Tomando as reflexões e debates propostos nas concepções de interação, dialogismo e no conceito de compreensão ativa de Bakhtin e o seu Círculo, utilizamos as redações produzidas no Exame de 2017 para tentar averiguar de que modo o tema foi trabalhado. Com a interpretação dos questionários e da análise das 12 redações coletadas, observamos que os candidatos dialogaram ativamente com o tema proposto, manifestandose criticamente acerca do problema levantado e não apenas tomando a temática como tópico ou assunto a ser irrefletidamente repetido, o que indicou que os baixos resultados nas redações não estão relacionados ao desconhecimento do que seja atender ao tema ou da limitada compreensão de que seja apenas o tópico ou assunto a ser abordado. As reflexões e os debates apresentados propõem-se a contribuir para o desenvolvimento de uma prática de escrita no Ensino Médio seja mais próxima da realidade discursiva dos alunos, como forma de torná-los mais competentes na relação dialógica com o mundo e, certamente, com os textos.
Resumo em lingua estrangeira: This research proposes to discuss the insufficient results achieved by the Brazilian young people in the written exam of the National High School Examination (Enem) and to reflect on the possible causes for this inefficiency, especially those related to attending the proposed topic, one of the five competencies required in the Matrix in this test. From a reading in the indicators of the National Institute of Anísio Teixeira Research for the Exams carried out in the period from 2013 to 2015, it was observed that the grades attributed to the two lower levels of Competence 2, which evaluates the comprehension of the proposed theme in the limits of a dissertation-argumentative text, are very high. Considering that only an adequate understanding of the subject can guarantee the discursive domain of the candidate in the formulation of his discourse, he started with the following research questions: 1. What do the candidate students understand by "attending to the subject"? And: How is this understanding reflected in the text produced? 2. Why the thematic understanding presents high indices of low grades in the writing of the Enem? 3. What knowledge do students and teachers have of the criteria required by the Notice for the evaluation of Competence II? To answer these questions, we conducted a case study at the "Maria de Arruda Muller" Liceu Cuiabano State School, located in the central region of Cuiabá-MT, following three phases as methodological steps: in the first, two questionnaires were developed the generation of data: Questionnaire I, for the Director of the School Unit, and Questionnaire III, directed to the students enrolled in the 3rd year with questions related to the Writing Test of the Enem; in the second phase, after the second semester of the school year, Questionnaire II was applied, aimed at teachers who work with the third years with questions related to the Enem's requirements for writing, especially about their understanding of Competence 2. Finally, in the third stage, we seek to sensitize the students to contribute with the research with the availability of the texts that would develop in the test, which we take for analysis. Taking the reflections and debates proposed in the conceptions of interaction, dialogism and in the concept of active understanding of Bakhtin and his Circle, we used the essays produced in the 2017 Exam to try to find out how the theme was worked. It was observed, with the interpretation of the questionnaires and the analysis of the 12 essays collected, that the candidates actively dialogued with the proposed theme, expressing themselves critically about the problem raised and not only taking the theme as a topic or subject to be unreflectively repeated, which indicated that the low results in the essays are not related to the ignorance of what it is to attend to the subject or of the limited understanding that it is only the topic or subject that must be approached. The reflections and debates presented aim to contribute to the development of a writing practice in High School to be closer to the discursive reality of the students, as a way to make them more competent in the dialogical relationship with the world and certainly with the texts.
Palavra-chave: Redação do Enem
Tema
Compreensão ativa
Bakhtin
Palavra-chave em lingua estrangeira: Enem writing
Theme
Active comprehension
Bakhtin
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Linguagens (IL)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem
Referência: MORAES, Suleima Cristina Leite de. A redação do Enem 2017: um olhar Bakhtiniano sobre o atendimento ao tema por alunos de uma escola pública de Cuiabá. 2018. 182 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3742
Data defesa documento: 22-Nov-2018
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IL - PPGEL - Dissertações de mestrado

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