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Tipo documento: Dissertação
Título: Ideologia de gênero no cotidiano escolar em escola no município de Cuiabá, Mato Grosso
Autor(es): Oliveira, Josiane Marconi Fernandes de Seixas
Orientador(a): Pacini, Aloir
Coorientador: Macedo, Clark Mangabeira
Membro da Banca: Pacini, Aloir
Membro da Banca: Macedo, Clark Mangabeira
Membro da Banca: Tarnovski, Flávio Luiz
Membro da Banca: Santos, Raphael Bispo dos
Resumo : Esta dissertação é resultado de reflexões e problematizações acerca de observações que ocorreram no primeiro bimestre do período letivo, do ano de dois mil e dezesseis, em escola no município de Cuiabá, Mato Grosso, a respeito das expressões das sexualidades no cotidiano escolar. Através de grupos que se autodenominam movimento contra a Ideologia de Gêneroa mostro como os estudantes vem resistindo aos poderes heteronormativos. Inicialmente foi feita uma abordagem histórica a respeito da construção do termo Ideologia de Gênero e como este é utilizado como dispositivo estratégico na educação. Posteriormente explanou em como o cotidiano escolar foi afetado pela normatização do dispositivo sexualidades e gênero no Plano Estadual de Educação do Estado do Mato Grosso. As complexidades deste campo de pesquisa foram mapeadas através dos discursos de estudantes e docentes, relações nos espaços das salas de aula, aulas, reuniões, intervalos, entre outros. As perspectivas teóricas que atravessam e dialogam com este trabalho se localizam nas Ciências Sociais como um todo, nas concepções e análises de Michel Foucault, Giorgio Agamben, Clifford Geertz (2012), Adriana Piscitelli (2009), Judith Butler, e, na Educação, com Guacira Lopes Louro(2014) e Maria José Garcia Werebe (1978). As reflexões trazem desdobramentos sobre os meandros das negociações nos poderes legislativos, que reforçam uma educação que não está voltada para a equidade de gêneros e sexualidades perpetuando desta forma o controle dos corpos e exclusões no espaço escolar. São analisados através de alguns nuances próprios da antropologia contra-poderes, fugas e subjetivações em torno das sexualidades e gêneros nestes espaços escolares.
Resumo em lingua estrangeira: This dissertation is the result of reflections and problematizations about observations that occurred in the first two-month period of the school year of the year two thousand and sixteen, in a school in the city of Cuiabá, Mato Grosso, regarding the expressions of sexualities in everyday school life. Through groups that call themselves a movement against the Ideology of Gender, I show how students have been resisting the heteronormative powers. Initially a historical approach was made regarding the construction of the term Gender Ideology and how it is used as a estrategic device in Education. Later it is shown how the daily school life was affected by the normatization of the device sexualities and gender in the State Plan of Education of the State of Mato Grosso. The complexities of this field of research were mapped through statements of students and teachers, relationships in classroom spaces, classes, meetings, breaks, among others. The theoretical perspectives that cross and dialogue with this work are located in the Social Sciences as a whole, in the conceptions and analyzes of Michel Foucault, Giorgio Agamben, Clifford Geertz (2012), Adriana Piscitelli (2009), Judith Butler, and in Education, with Guacira Lopes Louro (2014) and Maria José Garcia Werebe (1978).These thoughts bring unfolding to the meanders of the negotiations in the legislative powers, which reinforce an education that is not focused on the equality of genders and sexualities, thus perpetuating the control of bodies and exclusion in the school environment.
Palavra-chave: Ideologia de gênero
Cotidiano escolar
Equidade de gênero
Palavra-chave em lingua estrangeira: Ideology of gender
Daily school life
Gender equality
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social
Referência: OLIVEIRA, Josiane Marconi Fernandes de Seixas. Ideologia de gênero no cotidiano escolar em escola no município de Cuiabá, Mato Grosso. 2017. 116 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3750
Data defesa documento: 11-Sep-2017
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – ICHS – PPGAS – Dissertações de mestrado

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