Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/3758
Tipo documento: | Tese |
Título: | O que pode o teatro como poética do acontecimento : cartografias de desejos e uma ode à desobediência |
Autor(es): | Leite, Daniela Correa |
Orientador(a): | Azevedo, Maria Thereza de Oliveira |
Membro da Banca: | Azevedo, Maria Thereza de Oliveira |
Membro da Banca: | Brandão, Ludmila de Lima |
Membro da Banca: | Moreira, Maria Elisa Rodrigues |
Membro da Banca: | Ferracini, Renato |
Membro da Banca: | Concilio, Vicente |
Resumo : | É possível tecer uma poética da relação entre linguagens artísticas, conceitos e afetos? A partir desta pergunta inicial, foi construída uma cartografia afetiva que permitiu habitar territórios de criação artística. A tese foi composta com um olhar para o trânsito de afetos ntre dois acontecimentos cênicos: OraMortem e in-Próprio para Dinossauros. Trânsitos que sugeriram muitas possibilidades de leitura na criação de uma poética que acolhe o acontecimento como bússola, para encontrar as pistas da composição da escrita, como as noções de creolização, de Eduard Glissant; autoficção, de Serge Doubrovsky; desejo, de Gilles Deleuze. O entrecruzamento entre conceitos e experiências artísticas me levaram a uma poética da relação que almeja o acontecimento, algo que sugere uma abertura a outras possibilidades de existência e, deste modo, busca sua inserção no tempo e no espaço. |
Resumo em lingua estrangeira: | Is it possible to weave a poetics of the relation between artistic languages, concepts and affections? From this initial question was built an affective cartography that allowed to inhabit territories of artistic creation. The thesis was composed with a look at the transit of affections between two scenic events: OraMortem and in-Proper for Dinosaurs. Transits that suggested many possibilities of reading in the creation of a poetic that receives the event like compass, to find the tracks of the composition of the writing, like the notions of creolization, by Eduard Glissant; auto-profession, by Serge Doubrovsk; desire, by Gilles Deleuze. The intertwining of concepts and artistic experiences led me to a poetics of the relationship that seeks the event, something that suggests an opening to other possibilities of existence and, therefore, seeks its insertion in time and space. |
Palavra-chave: | Acontecimento Cartografia Creolização Desejo Autoficção OraMortem in-Próprio para Dinossauros |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Event Cartography Creolization Wish Autofiction OraMortem in-Próprio para Dinossauros |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea |
Referência: | LEITE, Daniela Correa. O que pode o teatro como poética do acontecimento: cartografias de desejos e uma ode à desobediência. 2019. 171 f. Tese (Doutorado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/3758 |
Data defesa documento: | 9-Jul-2019 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - FCA - ECCO - Teses de doutorado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE_2019_Daniela Corrêa Leite.pdf | 8.78 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.