Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/3768
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Mánquez, Valeska Paulina Aguilera | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-01T20:42:30Z | - |
dc.date.available | 2021-04-16 | - |
dc.date.available | 2023-02-01T20:42:30Z | - |
dc.date.issued | 2020-03-13 | - |
dc.identifier.citation | MÁNQUEZ, Valeska Paulina Aguilera. Narrativas sobre violência de gênero: análise antropológica de relatos publicados em redes sociais. 2020. 100 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufmt.br/handle/1/3768 | - |
dc.description.abstract | In online and offline life, people can be victims of violence, and often these narratives of victims are left unsaid. This research investigates reports of violence, in Facebook groups, suffered by Latin American women. It is intended to answer the following questions: why do women victims of gender violence choose to publish a report revealing their narrative on the Facebook digital social media? What happens after the posts? The analyzes that will be shown on the digital platform “Facebook” act as an agency for the resignification of self, through the publication of narratives by women who are physically, sexually or symbolically abused. The purpose is to understand the new social and discursive practices and their impacts on the subjectivity of the women interviewed. Methodologically, multi-situated digital ethnography was used, which consisted of face-to-face and / or online interviews written by WhatsApp and Facebook. In addition, analyze the publications on Facebook and their comments. The women interviewed published or administered complaint pages on the social network. Among the results, the influence of the current feminist movement on the intentions of the narratives, as well as the production of new forms of subjectivity in the contemporary world. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-10-21T16:53:50Z No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Valeska Paulina Aguilera Mánquez.pdf: 1595371 bytes, checksum: 173b9c8db3ea17502aae21fe37030b18 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2023-02-01T20:42:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Valeska Paulina Aguilera Mánquez.pdf: 1595371 bytes, checksum: 173b9c8db3ea17502aae21fe37030b18 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-02-01T20:42:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Valeska Paulina Aguilera Mánquez.pdf: 1595371 bytes, checksum: 173b9c8db3ea17502aae21fe37030b18 (MD5) Previous issue date: 2020-03-13 | en |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Narrativas sobre violência de gênero : análise antropológica de relatos publicados em redes sociais | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Violência de gênero | pt_BR |
dc.subject.keyword | Redes sociais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Narrativas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Subjetividade | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Tarnovski, Flávio Luiz | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8989794801251153 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Tarnovski, Flávio Luiz | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8989794801251153 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | França, Marina Veiga | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9433160608179861 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4174715214380092 | pt_BR |
dc.description.resumo | Na vida on-line e off-line, as pessoas podem ser vítimas de violência, e muitas vezes essas narrativas de vítimas não são ditas. Esta pesquisa investiga os relatos de violências, em grupos do Facebook, sofridas por mulheres latino-americanas. Pretende-se responder à seguinte questão: por que as mulheres vítimas de violência de gênero optam por publicar um relato revelando sua narrativa na plataforma digital do Facebook? O que acontece após a postagem? As análises que serão apresentadas evidenciam que a plataforma virtual “Facebook” é um elemento de agência na ressignificação do self através da publicação de narrativas de mulheres violentadas física, sexual ou simbolicamente. Busca-se, assim, compreender as novas práticas sociais e discursivas e seus impactos na subjetividade das mulheres pesquisadas. Metodologicamente, foi utilizada a etnografia digital multi-situada, a qual consistiu em entrevistas face a face e/ou on-line, escritas pelo WhatsApp e Facebook. Além disso, foi realizada análise das publicações no Facebook, bem como os comentários destas. As mulheres entrevistadas publicaram ou administraram páginas de denúncia na rede social. Entre os resultados, observou-se a influência do movimento feminista atual nas intenções das narrativas, além da produção de novas formas de subjetividade no mundo contemporâneo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Gender violence | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Social networks | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Narratives | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Subjectivity | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Vencato, Anna Paula | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0542304469914856 | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – ICHS – PPGAS – Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2020_Valeska Paulina Aguilera Mánquez.pdf | 1.56 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.