Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3770
Tipo documento: Dissertação
Título: Infância, família, risco e proteção : o que dizem técnicos de uma unidade de atendimento a doenças hematológicas crônicas
Autor(es): Sá, Edirlene Giane Antunes de
Orientador(a): Alves, Paola Biasoli
Membro da Banca: Alves, Paola Biasoli
Membro da Banca: Dias, Tatiane Lebre
Membro da Banca: Thomas, Sylvia
Resumo : A infância, como todo processo do desenvolvimento humano, necessita de cuidados. Quando esta infância é atravessada por elementos que podem colocar em risco o desenvolvimento, eles devem ser avaliados. A presença de doenças hematológicas crônicas na infância pode elevar a exposição a riscos e vulnerabilidades. O papel exercido pelo profissional de saúde na relação que se estabelece com a criança que possui uma doença hematológica crônica e seus familiares pode contribuir de diversas maneiras para o reestabelecimento e manutenção da proteção e saúde no desenvolvimento infantil. Essa dissertação teve por objetivo pesquisar a representação e interpretação da infância em geral e da especificamente vivida por crianças com doenças hematológicas crônicas pelos técnicos que realizam atendimento em uma Unidade pública de assistência a doenças hematológicas crônicas. Buscou-se conhecer o entendimento dos técnicos sobre os aspectos de risco e proteção no desenvolvimento infantil para estas crianças e a autoavaliação destes técnicos sobre sua experiência profissional. A pesquisa foi desenvolvida dentro de uma metodologia qualitativa descritiva, com a aplicação de instrumentos produzidos especificamente para o estudo. Foi criado e aplicado um roteiro de entrevista semiestruturado com questões que abrangem a trajetória profissional dos técnicos, sua inserção na Unidade na qual ocorreu a pesquisa, o cotidiano do trabalho com as crianças, suas visões sobre as crianças e famílias atendidas, entre outras. Foi desenvolvido e aplicado um jogo de sentenças incompletas, viabilizando a escuta de informações mais objetivas e rápidas sobre a visão geral dos técnicos sobre a infância e o papel da família na vida das crianças, essa mesma visão específica para a vida das crianças com doenças hematológicas crônicas, além de crenças e opiniões sobre outras temáticas relacionadas ao universo pesquisado. Toda a coleta de informações foi mediada por Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) em decorrência da pandemia da COVID-19. A pesquisa foi analisada e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa – Humanidades/UFMT antes de seu início e segue todas as recomendações presentes nas resoluções do Conselho Nacional de Saúde (CNS) para pesquisas com seres humanos. A pesquisa contou com 7 (sete) participantes, selecionadas por meio da metodologia snowball (bola de neve), todas profissionais de uma Unidade pública especializada em atendimentos a doenças hematológicas crônicas em Mato Grosso. As informações coletadas foram descritas, analisadas e discutidas por meio da leitura dos relatos e identificação de núcleos de sentido presentes. O suporte teórico-metodológico de toda a pesquisa foi o Modelo Bioecológico do Desenvolvimento Humano nas dimensões Pessoa, Processo, Contexto e Tempo, integrados e constituintes dos processos de desenvolvimento. É possível destacar que as informações analisadas apontaram para uma formação técnica e profissional que relaciona o universo feminino às profissões de ‘cuidado’, que há nas participantes uma valorização do trabalho de atendimento às crianças e às famílias e que a percepção da infância das crianças atendidas é bastante restrita e desfavorecida, quando comparada com a infância em geral. É demarcado pelas participantes que o empobrecimento econômico das famílias atendidas é um complicador para o atendimento, sua continuidade e efetividade, assim como houve a descrição de uma necessária melhora no atendimento em rede. Observou-se que os conceitos sobre risco e proteção são bastante fluidos e podem ser academicamente caracterizados, viabilizando discussões aprofundadas e estratégias de intervenção mais focais e eficazes. Em relação à autoavaliação profissional das técnicas participantes, as informações convergiram para resultados que revelaram dedicação e confiança no próprio trabalho. A ampliação do que se entende sobre os aspectos de risco e proteção pelas técnicas pode gerar reflexões que contribuirão com o desenvolvimento das crianças atendidas corroborando com a qualidade do trabalho que vem sendo realizado junto às crianças diagnosticadas com doenças hematológicas crônicas na Unidade. Ainda assim, a realização de novas pesquisas com esta população poderão subsidiar estas ou novas discussões acerca dos assuntos abordados.
Resumo em lingua estrangeira: Childhood, as every process of human development, needs care. When this childhood is crossed by elements that can put development at risk, they must be evaluated. The presence of chronic hematological diseases in childhood can increase exposure to risks and vulnerabilities. The role played by the health professional in the relationship established with the child who has a chronic hematological disease and his family members can contribute in several ways to the reestablishment and maintenance of protection and health in child development. This dissertation aimed to research the representation and interpretation of childhood in general and that specifically experienced by children with chronic hematological diseases by the technicians who provide care in a public Unit for assistance to chronic hematological diseases. We sought to know the understanding of the technicians about the aspects of risk and protection in child development for these children and the self-evaluation of these technicians about their professional experience. The research was developed within a descriptive qualitative methodology, with the application of instruments produced specifically for the study. A semi-structured interview script was created and applied with questions that covered the professional trajectory of the technicians, their insertion in the Unit in which the research took place, the daily work with the children, their views on the children and families assisted, among others. A game of incomplete sentences was developed and applied, making it possible to hear more objective and quick information about the general view of the technicians about childhood and the role of the family in the lives of children, this same specific view for the lives of children with chronic hematological diseases, as well as beliefs and opinions on other themes related to the universe researched. All information gathering was mediated by Information and Communication Technologies (ICT's) as a result of the COVID-19 pandemic. The research was analyzed and approved by the Ethics in Research Committee - Humanities/UFMT before it began and follows all the recommendations present in the resolutions of the National Health Council (CNS) for research with human beings. The research had 7 (seven) participants, selected by means of the snowball methodology, all professionals from a public unit specialized in the treatment of chronic hematological diseases in Mato Grosso. The information collected was described, analyzed and discussed by reading the reports and identifying the nuclei of meaning present. The theoretical and methodological support for the entire research was the Bioecological Model of Human Development in the dimensions Person, Process, Context and Time, integrated and constituting the development processes. It is possible to highlight that the information analyzed pointed to a technical and professional training that relates the feminine universe to 'care' professions, that there is in the participants an appreciation of the work of attending to children and families, and that the perception of the childhood of the children attended is quite restricted and disadvantaged, when compared to childhood in general. It was emphasized by the participants that the economic impoverishment of the families assisted is a complicating factor for the assistance, its continuity and effectiveness, as well as the description of a necessary improvement in the network assistance. It was observed that the concepts of risk and protection are quite fluid and can be academically characterized, enabling in-depth discussions and more focused and effective intervention strategies. Regarding the professional self-evaluation of the participating technicians, the information converged to results that revealed dedication and confidence in their own work. The expansion of what is understood about the aspects of risk and protection by the technicians can generate reflections that will contribute to the development of the children assisted, corroborating the quality of the work that has been done with the children diagnosed with chronic hematological diseases in the Unit. Still, further research with this population may subsidize these or new discussions about the issues addressed.
Palavra-chave: Infância
Risco e proteção
Doenças hematológicas crônicas
Técnicas e modelo bioecológico do desenvolvimento humano
Palavra-chave em lingua estrangeira: Childhood
Risk and protection
Chronic hematological diseases
Techniques and bioecological model of human development
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Referência: SÁ, Edirlene Giane Antunes de. Infância, família, risco e proteção: o que dizem técnicos de uma unidade de atendimento a doenças hematológicas crônicas. 2021. 99 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3770
Data defesa documento: 8-Oct-2021
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGPsi - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2021_Edirlene Giane Antunes de Sá.pdf1.55 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.