Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3786
Tipo documento: Dissertação
Título: Leitura no âmbito do PNAIC : um estudo bibliográfico em teses e dissertações
Autor(es): Soares, Helenice de Aguiar
Orientador(a): Rodrigues, Sílvia de Fátima Pilegi
Membro da Banca: Rodrigues, Sílvia de Fátima Pilegi
Membro da Banca: Cardoso, Cancionila Janzkovski
Membro da Banca: Lopes, Denise Maria de Carvalho
Resumo : Esta investigação vincula-se ao grupo de Pesquisa ALFALE - Alfabetização e Letramento Escolar, ao Programa de Pós-Graduação em Educação - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, da Universidade Federal de Mato Grosso, atualmente Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), na linha de pesquisa: Linguagens, Cultura e Construção do Conhecimento: perspectivas histórica e contemporânea. A pesquisa tem como objetivo geral analisar as abordagens da leitura em teses e dissertações no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e publicadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) no período de 2013 a 2019. Os objetivos específicos são: a) investigar, nas produções científicas mencionadas, a abordagem da leitura; b) mapear dados como nível acadêmico, regiões de defesas, programas de pós-graduação, áreas do conhecimento, referencial teórico-metodológico dos trabalhos analisados. A escolha por estudar a leitura no âmbito do PNAIC surge da seguinte questão: Quais são as abordagens da leitura em teses e dissertações no PNAIC e publicadas na BDTD? A constituição do corpus da pesquisa partiu da coleta de dados na plataforma da BDTD do Instituto Brasileiro de Informação em Ciências e Tecnologia (IBICT), disponibilizados no site www.bdtd.ibct.br. No universo da pesquisa foram encontrados 71 (setenta e um) trabalhos, sendo 63 (sessenta e três) dissertações de mestrado e 08 (oito) teses de doutorado. Esse estudo se deu mediante uma abordagem qualitativa, descritiva, exploratória, com procedimentos teórico-bibliográficos na modalidade Estado do Conhecimento. Buscou-se, para esta pesquisa, os aportes teóricos de Ana Teberosky e Teresa Colomer (2003), Anna Camps e Teresa Colomer (2002), Isabel Solé (1998), Leffa (1996) e Mary Kato (1990) entre outros. Para análise dos dados foram adotados os princípios da Análise de Conteúdo, como preconiza Bardin (2016). Isso possibilitou a sistematização dos dados e a definição das seguintes categorias temáticas: Leitura em relação à prática docente e ao ensino; Leitura em relação aos estudos dos cadernos de formação do PNAIC. Os resultados evidenciaram as leituras mediadas pela ação docente desenvolvida no âmbito educacional, concretizadas por práticas educativas para promover o ensino baseadas em atividades com literatura infantil, leitura deleite, sequência didática e gêneros textuais. Quanto às concepções da leitura, constatou-se que privilegiam a leitura no processo interativo em que o sujeito participa ativamente acionando conhecimentos prévios e de mundo, numa construção de sentidos. Percebe-se ênfase maior nos trabalhos voltados para a apropriação da escrita do que para a leitura.
Resumo em lingua estrangeira: This investigation is linked to the Research Group ALFALE - Alphabetization and School Literacy, to the Postgraduate Program in Education - Human and Social Sciences Institute, of the Federal University of Mato Grosso, currently Federal University of Rondonópolis (UFR), in the research line: Languages, Culture and Knowledge Construction: historical and contemporary perspectives. The research has as general objective analyze the reading approaches in dissertations and theses in the National Pact for Literacy in the Right Age (PNAIC) and published in the Brazilian Digital Library of Dissertations and Theses (BDTD) in the period of 2013 and 2019. The specific objectives are: a) investigate, in the scientific productions mentioned, the reading approach; b) map data in levels of academy, regions of defense; post-graduate programs, fields of knowledge, theoretical-methodological references of the analyzed papers. The decision of studying reading in the scope of PNAIC emerges from the following question: What are the reading approaches in dissertations and theses in the PNAIC and published in BDTD? The constitution of the corpus of the research arises from the data collection in the BDTD platform of the Brazilian Institute of Information in Sciences and Technology (IBICT), available on the site www.bdtd.ibct.br. In the range of the research were found 71 (seventy-one) papers, being 63 (sixty-three) master theses and 08 (eight) doctorate dissertations. This study developed through a qualitative, descriptive, exploratory approach, with theoretical-bibliographic procedures in the modality State of Knowledge. It was sought, for this research, the theoretical framework of Ana Teberosky and Teresa Colomer (2003), Anna Camps and Teresa Colomer (2002), Isabel Solé (1998), Leffa (1996) and Mary Kato (1990) among others. For data analysis, the principles of Content Analysis were adopted, as recommends Bardin (2016). This enabled the systematization of the data and the definition of the following thematic categories: Reading in relation to the teaching practice and to teaching; Reading in relation to the studies of the education workbooks of PNAIC. The results evidenced the readings mediated by the teaching action developed in the educational sphere, implemented by educational practices to promote teaching based on activities with children literature, literature for pleasure, didactic sequence and text genres. As far as the reading conceptions, it was evident that it is privileged the reading in the interactive process in which the individual participates actively engaging previous knowledges and of the world, in a construction of meanings. It is perceived a bigger emphasis on papers on the appropriation of writing rather than on reading.
Palavra-chave: Leitura
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC
Professor alfabetizador
Estado do conhecimento
Análise de conteúdo
Palavra-chave em lingua estrangeira: Reading
National Pact for Literacy in the Right Age - PNAIC
Alphabetizing teacher
State of knowledge
Content analysis
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUR - Rondonopólis
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolis
Referência: SOARES, Helenice de Aguiar. Leitura no âmbito do PNAIC: um estudo bibliográfico em teses e dissertações. 2021. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3786
Data defesa documento: 17-Sep-2021
Aparece na(s) coleção(ções):CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2021_Helenice de Aguiar Soares.pdf1.58 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.