Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3799
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorZahner, Henrique Kops-
dc.date.accessioned2023-02-13T19:58:42Z-
dc.date.available2021-10-16-
dc.date.available2023-02-13T19:58:42Z-
dc.date.issued2021-09-17-
dc.identifier.citationZAHNER, Henrique Kops. Aplicação do Conceito de KPI no ensino de Matemática. 2021. 115 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Rondonópolis, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/3799-
dc.description.abstractBrazil has historically been ranked lower and lower when it comes to the PISA (Programme for International Student Assessment) index that evaluates the performance of the country’s students in mathematics. Based on it and considering that the National Common Curriculum Basis (or, the acronym in Portuguese, BNCC from Base Nacional Comum Curricular) sets that the learning of mathematics acquired by the students from the final years of elementary school, needs to be related to practical issues, that is, to aspects of reality, so it is suggested that the use of the KPI’s (Key Performance Indicator) concept as a tool to assist in this matter. KPI, on the other hand, is a numerical indicator that brings us, even graphically, relevant information about the performance of a business process, so it is important for the student’s development, as a future worker, having knowledge about the subject. It is also possible to extrapolate the concept, bringing other indicators more related to the daily life of a citizen, such as HDI (Human Development Index), IDEB (Basic Education Development Index), among countless others that are assessed by the government, based on surveys and data collection promoted by several organizations, such as the IBGE (Brazilian Institute of Geography and Statistics), for example. Thus, knowing how mathematics is fundamental for the indicators to be generated and interpreted, the student starts to understand the importance of this discipline for practical applications and promote greater awareness of the reality in which it is inserted, showing the importance of mathematics and its due protagonism, ceasing to be a “mere academic formality” as some think students, but rather a powerful tool for their development as a person.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-12-15T16:08:42Z No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Henrique Kops Zahner.pdf: 3716553 bytes, checksum: 85e342dc54ce67d4a430a0a7ef248f19 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2023-02-13T19:58:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Henrique Kops Zahner.pdf: 3716553 bytes, checksum: 85e342dc54ce67d4a430a0a7ef248f19 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-02-13T19:58:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Henrique Kops Zahner.pdf: 3716553 bytes, checksum: 85e342dc54ce67d4a430a0a7ef248f19 (MD5) Previous issue date: 2021-09-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAplicação do Conceito de KPI no ensino de Matemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordMatemáticapt_BR
dc.subject.keywordEnsinopt_BR
dc.subject.keywordKPIpt_BR
dc.subject.keywordIndicadorespt_BR
dc.subject.keywordDesempenhopt_BR
dc.contributor.advisor1Moreira Neto, Alvaro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2897196551920231pt_BR
dc.contributor.referee1Moreira Neto, Alvaro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2897196551920231pt_BR
dc.contributor.referee2Delgado, Marcos André de Jesus-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9118406439990652pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5736100158521938pt_BR
dc.description.resumoHistoricamente o Brasil vêm sendo ranqueado em posições cada vez mais baixas quando se trata do índice PISA (Programme for International Student Assessment, ou Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) relativo ao desempenho dos alunos do país em matemática. Com base nisto e considerando que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prevê que, a partir dos anos finais do ensino fundamental, a aprendizagem de matemática já adquirida pelo aluno seja relacionada à questões práticas, ou seja, aos aspectos da realidade, sugere-se então a utilização do conceito de KPI (Key Performance Indicator ou Indicador – Chave de Desempenho) como ferramenta para auxiliar nesta relação. KPI, por sua vez, é um indicador numérico que nos traz, inclusive de forma gráfica, informações relevantes sobre o desempenho de algum processo empresarial, logo possuir conhecimento sobre o assunto é importante para o desenvolvimento do aluno enquanto futuro profissional. Também é possível extrapolar o conceito, trazendo outros indicadores ainda mais relacionados à vida cotidiana de um cidadão, tais como IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), dentre inúmeros outros que são verificados por parte da gestão pública com base em pesquisas e coletas de dados promovidas por diversos Órgãos, como o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), por exemplo. Assim, conhecendo como a matemática é fundamental para que sejam gerados e interpretados os indicadores, o aluno passa a entender a importância desta disciplina para aplicações práticas e promover maior consciência da realidade em que está inserido, mostrando a importância da matemática e o seu devido protagonismo, deixando de ser uma “mera formalidade acadêmica” como pensam alguns alunos, mas sim uma ferramenta poderosa para o seu desenvolvimento enquanto pessoa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN) – Rondonópolispt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUR - Rondonopólispt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.keyword2Mathematicspt_BR
dc.subject.keyword2Teachingpt_BR
dc.subject.keyword2KPIpt_BR
dc.subject.keyword2Indicatorspt_BR
dc.subject.keyword2Performancept_BR
dc.contributor.referee3Sousa, Marcio Lemes de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1534708250926451pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUR - ICEN - PROFMAT - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2021_Henrique Kops Zahner.pdf3.63 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.