Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3801
Tipo documento: Dissertação
Título: Ensino de probabilidade : uma proposta de sequência didática com uso dos jogos Bozó e Coup
Autor(es): Alves, Luis Paulo de Souza
Orientador(a): Rodrigues, Eunice Cândida Pereira
Membro da Banca: Rodrigues, Eunice Cândida Pereira
Membro da Banca: Silva, Clayton Eduardo Lente da
Membro da Banca: Dias, Ivonildes Ribeiro Martins
Resumo : Sequência didática é uma importante ferramenta de organização da prática educativa, ela norteia e sistematiza tal prática. Por conta disso, faz-se necessário que tal instrumento se adapte às demandas dos alunos, e uma das demandas é que o conhecimento seja prático e pertencente a seus cotidianos. Nesse sentido, o uso de jogos se apresenta como ferramenta importante por conseguir fazer a aproximação dos conceitos matemáticos, nesse caso conceitos de probabilidade, com o dia a dia, e por se inserir de forma lúdica aguçando a curiosidade do educando. O objetivo principal dessa pesquisa é verificar se o uso dos jogos Bozó e Coup para elaboração e aplicação de uma sequência didática sobre probabilidade facilita a compreensão dos conceitos trabalhados. Para este fim foi inicialmente feito um recorte temático seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e mediante suas exigências estruturada e aplicada uma sequência didática com o uso dos jogos citados com alunos de uma turma de 9°ano do ensino fundamental do colégio Leibniz de Rondonópolis. Após a aplicação foi realizada uma pesquisa qualitativa utilizando a técnica chamada círculo heremenêutico-dialético de coleta de dados, através de um momento de expor oralmente sua avaliação da sequência didática e da própria aprendizagem, respondendo questionários individuais com a mesma finalidade, e por meio da análise das respostas das atividades realizadas pelos envolvidos. Verificou-se que o uso dos jogos contribuiu de forma positiva, o que pode ser verificado principalmente pelo maior envolvimento dos alunos, pela verificação prática da atividade escrita com os jogos ainda em mãos e pela desvinculação da solução dos problemas com fórmulas prontas.
Resumo em lingua estrangeira: Didactic sequence is an important tool for organizing educational practice, it guides and systematizes such practice. Because of this, it is necessary that this instrument adapts at students’ demands, and one of these demands is that knowledge be practical and part of their daily lives. In this regard, the use of games presents itself as an important tool to be able to make an approximation of mathematical concepts, in this case concepts of probability, daily life, and for being inserted in a playful way, sharpening student’s curiosity. The main objective of this research is to verify if the use of the Bozó and Coup games for the preparation and application of a didactic sequence on probability facilitates the understanding of the worked concepts. For this purpose, a thematic approach was formulated following the guidelines of the Common National Curriculum Base (BNCC) and, according to its requirements, a didactic sequence was structured and applied using the aforementioned games with students from a 9th grade class of elementary school at Leibniz School from Rondonópolis. After the application, a qualitative research was carried out using the technique called heremeneutic-dialectic circle of data collection, through an oral presentation of their evaluation of the didactic sequence and learning itself, answering individual questionnaires with the same regards, and through the analysis of the answers of the activities carried out by those involved. It was found that the use of games contributed in a positive way, which can be verified mainly by the greater involvement of students, by verifying the practice of writing activity with games still in hand, and by the untying of problem solving with ready-made formulas.
Palavra-chave: Probabilidade
Sequência didática
Jogos
Palavra-chave em lingua estrangeira: Probability
Didatic sequence
Games
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUR - Rondonopólis
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN) – Rondonópolis
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Referência: ALVES, Luis Paulo de Souza. Ensino de probabilidade: uma proposta de sequência didática com uso dos jogos Bozó e Coup. 2021. 68 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Rondonópolis, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3801
Data defesa documento: 6-Dec-2021
Aparece na(s) coleção(ções):CUR - ICEN - PROFMAT - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2021_Luis Paulo de Souza Alves.pdf1.25 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.