Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3805
Tipo documento: Dissertação
Título: Sentidos de educação em disputa na política curricular para os cursos técnicos integrados ao nível médio do IFMT de Rondonópolis (MT)
Autor(es): Silva, Vinicius Batista da
Orientador(a): Cunha, Érika Virgílio Rodrigues da
Membro da Banca: Cunha, Érika Virgílio Rodrigues da
Membro da Banca: Carvalho, Ademar de Lima
Membro da Banca: Araujo, Jair Jonko
Resumo : Esta investigação está inserida na Linha de Pesquisa Formação de Professores e Políticas Públicas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus de Rondonópolis, e tem como tema a política curricular para o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). As discussões pós-estruturais de currículo como prática discursiva, tal como pensam Alice Casimiro Lopes e Elizabeth Macedo, as discussões sobre o político e democracia de Chantal Mouffe e a abordagem do ciclo de políticas de Ball, Bowe e Gold, constituem os referenciais teórico-metodológicos que delineiam o estudo da política por uma base pós-estrutural. O objetivo da pesquisa é analisar as disputas para significar educação nos textos políticos do Instituto Federal de Mato Grosso, buscando problematizar a lógica da política curricular e suas implicações para o que se entende por educação, considerando a produção dos Projetos Pedagógicos dos Cursos Técnicos Integrados ao Nível Médio para o Campus Rondonópolis. Foram analisados documentos oficiais do Ministério da Educação (MEC) e do IFMT (leis, resoluções, diretrizes e projetos pedagógicos de cursos), assim como práticas instituídas no IFMT para além destes textos. Alguns discursos foram problematizados no texto do Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFMT (2014-2018) com a finalidade de discutir como os significantes “educação” e “qualidade” estão sendo tratados na política curricular. A escolha do PDI como ponto de partida justifica-se por ele ser, no âmbito do IFMT, interpretado como documento norteador das ações e produção das principais políticas da instituição. As demandas de formação dos jovens são processadas em meio a evocação de uma certa tradição na oferta da Educação Profissional interpretada neste documento como possibilidade de manutenção de uma educação de (boa) qualidade praticada desde o antigo CEFET, mais fortemente caracterizada pelo instrumentalismo. Parte importante da problematização da pesquisa foi a de questionar a submissão da Educação Profissional Técnica Integrada ao Nível Médio aos interesses econômicos e ao mercado produtivo. Defendo que, embora existam nos documentos analisados nesta pesquisa tentativas de hegemonização de sentidos para “educação” e “qualidade” para a Educação Profissional que assumem um caráter instrumental de uma formação mais restrita dos jovens, as disputas pela hegemonização de sentidos no âmbito desta instituição não fazem dela um espaço demarcado por relações negativas ou meramente instrumentais, uma vez que a significação que produz neste contexto escapa a essas tentativas de controle e assume formas de inclusão, de pensamento crítico, de valorização das diferenças, ampliando o escopo da educação. Afirmo, portanto, que tudo o que escapa ao controle dos textos escritos também faz parte da política curricular do IFMT, produzindo-a com a intervenção ativa dos sujeitos. Destaco que sempre há sujeitos decidindo ativamente pela manutenção-superação de lógicas e isso permite desconstruir a visão das determinações legais como inexoráveis, enquanto também é possível afirmar que a discussão por outra educação permanece aberta e urgente. O tecnicismo que historicamente marca essa rede de educação profissional é corroído por visões mais amplas acerca das diferenças que compõem os currículos com pessoas vivas, que se afetam no processo educativo ao se relacionarem, por histórias de vida que promovem vínculos, novos conflitos, compromissos éticos.
Resumo em lingua estrangeira: This research lies in the line of research involving Teacher's Training and Public Educational Policies of the Post-Graduation Program in Education of the Federal University of Mato Grosso (UFMT), Campus of Rondonópolis, and it focuses on curricular policy for the Federal Institute of Mato Grosso (IFMT). Post-structural discourse discussions as a discursive practice, as Alice Casimiro Lopes and Elizabeth Macedo think, Chantal Mouffe's discussions of politics and democracy and Ball, Bowe and Gold's policy cycle approach constitute the theoretical-methodologies references that outline the study of politics on a post-structural basis. This study aims at analyzing the disputes to signify education in the political texts of the Federal Institute of Mato Grosso, in order to problematize the curricular policy rationale and its implications for what is understood by education, regarding the production of the Pedagogical Projects directed to High School integrated to Vocational Training Courses for the Rondonópolis Campus. Official documents of the Ministry of Education (MEC) and the IFMT (laws, resolutions, guidelines and pedagogical course projects) were analyzed, as well as practices instituted in the IFMT in addition to these texts. We problematized some discourses in the text of the Institutional Development Project (PDI) (2014-2018) of the IFMT to discuss how the signifiers education and quality are being addressed in the curriculum policy. We justify our choice for PDI as a point of departure with the fact that it is interpreted as a guiding document for the actions and production of the main policies of the Institution. The Apprentices formation demands are processed amidst the evocation of a certain tradition in the offering of Vocational Education interpreted in this document as a possibility to maintain a (good) quality education that is practiced since the old CEFET and more strongly characterized by instrumentalism. An important part of this research problem was to question how the High School Integrated to Vocational Education Courses were subjected to economic interests and the market production. It was possible to observe in the documents analyzed attempts to hegemonize meanings for education and quality for Vocational Education that assume an instrumental character of a more restricted formation of young people. Nevertheless, we argue that disputes concerning on hegemonizing meanings within this institution do not make it a space limited by negative or merely instrumental relations since the meaning it produces in this context runs off these attempts to control and take on forms of social inclusion, critical thinking and appreciation of differences, thus expanding the scope of education. We assume, therefore, that everything that is beyond the control of written texts is also part of the IFMT curricular policy, producing it with the active intervention of the subjects. It is important to highlight that there are always subjects actively deciding for the rational maintenance and overcoming and this allows to deconstruct the view of legal determinations as inexorable, while it is also possible to affirm that the discussion by another education remains open and urgent. The technicism that historically marks this professional education network is destroyed by broader visions of the differences that make up the curricula with living people which are affected in the educational process as they relate with life histories that promote bonds, new conflicts, and ethical commitments.
Palavra-chave: Políticas de currículo
IFMT
Educação profissional técnica integrada ao nível médio
Qualidade
Palavra-chave em lingua estrangeira: Curriculum policies
IFMT
High school integrated to vocational training
Quality
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUR - Rondonopólis
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolis
Referência: SILVA, Vinicius Batista da. Sentidos de educação em disputa na política curricular para os cursos técnicos integrados ao nível médio do IFMT de Rondonópolis (MT). 2018. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3805
Data defesa documento: 18-Dec-2018
Aparece na(s) coleção(ções):CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2018_Vinicius Batista da Silva.pdf2.11 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.