Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/380
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCordeiro, Suammy Priscila Rodrigues Leite-
dc.date.accessioned2017-06-23T16:14:49Z-
dc.date.available2014-09-16-
dc.date.available2017-06-23T16:14:49Z-
dc.date.issued2014-08-30-
dc.identifier.citationCORDEIRO, Suammy Priscila Rodrigues Leite. Ensino-aprendizagem do sujeito surdo: um estudo de caso. 2014. 139 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/380-
dc.description.abstractThis dissertation focuses on the function of the affection and in the interactions in learning and development of a deaf subject that cames from a hearing family, with a intention to promote a discussion that takes into consideration the various aspects that this process, arguing in favor of bilinguism (Brazilian Sign Language and Portuguese) since birth and under what conditions these interactions and learning happened. The subject of the research is deaf and was chosen because of the various educational features presented in his academic life, specifically in the high school. These characteristics are really different of the results demonstrated by other deafs and same grade level. In this context, came some questions about the reasons of his academic success, it has motivated us to trace all the trajectory of this child who was born deaf in a hearing home, and how the influence of the affection to the development of a deaf child. This research uses the methodology of qualitative research and begins with case study, using narratives that has been written by the mother of the subject, besides interviews and reports from the same subject, now adult. To analyze the data’s, we used mainly the socio-cultural-historical theory of the Vygotsky (1930; 1989; 1997; 2000), discussing concepts like language and thought, interaction, affection, compensation, social relationships and language development, particularly the deaf child. Besides him, also authors like Lima (2006), Sacks (1990) and Villar & Junior (2008), among others that help us to promote reflections about themes of the deafness area. It is hoped that this work can contribute to the reflections about the teaching-learning of the deafs, as well as raise the interest of professionals from other areas of knowledge as to the capabilities of these subjects.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Valquíria Barbieri (kikibarbi@hotmail.com) on 2017-06-20T21:49:17Z No. of bitstreams: 1 DISS_2014_Suammy Priscila Rodrigues Leite Cordeiro.pdf: 1629363 bytes, checksum: 51a9e6fe9742dc1513c782d31d96a127 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2017-06-23T16:14:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2014_Suammy Priscila Rodrigues Leite Cordeiro.pdf: 1629363 bytes, checksum: 51a9e6fe9742dc1513c782d31d96a127 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-23T16:14:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2014_Suammy Priscila Rodrigues Leite Cordeiro.pdf: 1629363 bytes, checksum: 51a9e6fe9742dc1513c782d31d96a127 (MD5) Previous issue date: 2014-08-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEnsino-aprendizagem do sujeito surdo : um estudo de casopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordSurdopt_BR
dc.subject.keywordAfetividadept_BR
dc.subject.keywordFamíliapt_BR
dc.subject.keywordsinais afetivos e aprendizagempt_BR
dc.contributor.advisor1Barros, Cláudia Graziano Paes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1709636702694622pt_BR
dc.contributor.referee1Barros, Cláudia Graziano Paes de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1709636702694622pt_BR
dc.contributor.referee2Petroni, Maria Rosa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5376263419595115pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9114383823113511pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho objetiva discutir o papel da afetividade e das interações na aprendizagem e no desenvolvimento de um sujeito surdo de família ouvinte, visando promover uma discussão que leve em consideração os vários aspectos desse processo, argumentando a favor do bilinguismo (Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa) desde o nascimento e em que condições essas interações e aprendizagens ocorreram. O sujeito da pesquisa é surdo e foi escolhido pelas características educacionais diversas que apresentava em sua vida acadêmica, especificamente no Ensino Médio. Tais características se distinguem, em muito, dos resultados apresentados por seus pares surdos e de mesmo nível escolar. Nesse contexto, surgiram algumas inquietações sobre as razões do seu sucesso escolar, motivando-nos a traçar o caminho dessa criança que nasceu surda em um lar de ouvintes, averiguar e discutir como as interações puderam influenciar o aprendizado e o desenvolvimento de um sujeito surdo, e a influência da afetividade para o desenvolvimento da criança surda. A presente investigação recorre à metodologia da pesquisa qualitativa e parte de um estudo de caso, utilizando-se de narrativas escritas pela mãe do sujeito além de entrevistas, e relatos do sujeito mesmo, hoje adulto. Para a análise dos dados, baseamo-nos, principalmente, na teoria sócio-histórico-cultural de Vygotsky (1930; 1989; 1997; 2000), discutindo conceitos como linguagem e pensamento, interação, afetividade, compensação, relações sociais e desenvolvimento linguístico, em particular da criança surda. Além deste, também autores como Lima (2006), Sacks (1990) e Villar & Junior (2008), dentre outros, nos auxiliam a promover reflexões sobre as temáticas voltadas para os surdos. Espera-se que este trabalho possa contribuir para as reflexões sobre o ensino-aprendizagem dos surdos, além de suscitar o interesse dos profissionais de outras áreas do conhecimento quanto às capacidades desses sujeitos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Linguagens (IL)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Linguagempt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.keyword2Deafpt_BR
dc.subject.keyword2Affectionpt_BR
dc.subject.keyword2Familypt_BR
dc.subject.keyword2Emotional signs and learningpt_BR
dc.contributor.referee3Sousa, Otília Encarnação da Costa e-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8665194345876387pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IL - PPGEL - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2014_Suammy Priscila Rodrigues Leite Cordeiro.pdf1.59 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.