Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3810
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Ronivalter de-
dc.date.accessioned2023-02-13T20:35:52Z-
dc.date.available2019-11-06-
dc.date.available2023-02-13T20:35:52Z-
dc.date.issued2016-05-18-
dc.identifier.citationSOUZA, Ronivalter de. Infraestruturas de logística e transporte em Mato Grosso: uma leitura geográfica. 2016. 131 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/3810-
dc.description.abstractThe introduction of Brazil, in the new international division of labor brought about many changes in the national geographical space. The final economic integration of Brazil, under the aegis of globalization, was made possible by the expansion of the technicalscientific-informational environment, generously supported by the state, embodied in the artificiality of the territory, the modification of the natural environment for the actions of social groups which was enhanced to meet the demands of modern production required by the new logic of reproduction of capital. In this process, agricultural modernization was sharp and the agricultural frontier expanded, through the productive incorporation of outlying areas, especially the lands of Mato Grosso territory. The modernization of the agricultural sector resulted in increased production and the need for greater corporate fluidity, demanding more investment in the transportation sector. However, as the state had little capacity to provide the Mato Grosso area of logistics adequate transport to corporate interests, it created a framework that limits the competitiveness of the agribusiness chain, leading him to seek new possibilities for overcoming the existing difficultiespt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2022-06-14T14:48:05Z No. of bitstreams: 1 DISS_2016_Ronivalter de Souza.pdf: 3904712 bytes, checksum: 2f4d1fc979906d908d91fe8f161f2890 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2023-02-13T20:35:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2016_Ronivalter de Souza.pdf: 3904712 bytes, checksum: 2f4d1fc979906d908d91fe8f161f2890 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-02-13T20:35:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2016_Ronivalter de Souza.pdf: 3904712 bytes, checksum: 2f4d1fc979906d908d91fe8f161f2890 (MD5) Previous issue date: 2016-05-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleInfraestruturas de logística e transporte em Mato Grosso : uma leitura geográficapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicaspt_BR
dc.subject.keywordMato Grossopt_BR
dc.subject.keywordAgronegóciopt_BR
dc.subject.keywordInfraestrutura de transporte e logísticapt_BR
dc.contributor.advisor1Negri, Silvio Moisés-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1106288907071464pt_BR
dc.contributor.referee1Negri, Silvio Moisés-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1106288907071464pt_BR
dc.contributor.referee2Perehouskei, Nestor Alexandre-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2779999483041051pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9460743825343143pt_BR
dc.description.resumoA introdução do Brasil, na nova divisão internacional do trabalho provocou muitas transformações no espaço geográfico nacional. A integração econômica definitiva do território brasileiro, sob a égide da globalização, foi viabilizada pela expansão do meio técnico-científico-informacional, generosamente amparado pelo Estado, materializado na artificialização do território, ou seja, na modificação do meio natural pelas ações dos grupos sociais, o qual foi potencializado para responder às demandas da produção moderna exigida pela nova lógica de reprodução do capital. Nesse processo, a modernização agrícola foi aguda e a fronteira agrícola expandida, através da incorporação produtiva de áreas periféricas, principalmente as terras do território matogrossense. A modernização do setor agrícola implicou no aumento da produção e na necessidade de uma maior fluidez corporativa, reclamando mais investimentos no setor de transportes. Porém, como o Estado teve pouca capacidade de dotar o território matogrossense da logística de transportes adequada aos interesses corporativos, criou-se um quadro que limita a competitividade da cadeia do agronegócio, levando-o a buscar novas possibilidades para superar as dificuldades existentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolispt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUR - Rondonopólispt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografia – Rondonópolispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.subject.keyword2Public policiespt_BR
dc.subject.keyword2Mato Grossopt_BR
dc.subject.keyword2Agribusinesspt_BR
dc.subject.keyword2Transport e logistics infrastructurept_BR
dc.contributor.referee3Ferreira, Evaldo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9191994488587600pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUR - ICHS - PPGEO - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2016_Ronivalter de Souza.pdf3.81 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.