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Tipo documento: Dissertação
Título: Os enfoques dados ao trabalho com gêneros textuais nos livros didáticos dos anos iniciais : um olhar para a linguagem
Autor(es): Dias, Lucilene Rosa dos Santos
Orientador(a): Bertoldo, Sandra Regina Franciscatto
Membro da Banca: Bertoldo, Sandra Regina Franciscatto
Membro da Banca: Cardoso, Cancionila Janzkovski
Membro da Banca: Leal, Telma Ferraz
Membro da Banca: Rodrigues, Sílvia de Fátima Pilegi
Resumo : O tema da presente investigação está relacionado às propostas que os livros didáticos destinados aos anos iniciais apresentam em relação aos gêneros textuais enquanto objeto de ensino e de aprendizagem da linguagem. Esta pesquisa está ligada ao Grupo de Pesquisa Alfabetização e Letramento Escolar (ALFALE), do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Instituto de Ciências Humanas e Sociais, da Universidade Federal de Mato Grosso - Câmpus Universitário de Rondonópolis (PPGEdu/CUR/UFMT), na linha de pesquisa: “Linguagens, Cultura e Construção de Conhecimento: perspectivas histórica e contemporânea”, e se fundamenta na abordagem sócio interacionista da linguagem que propõe os gêneros textuais como objeto de ensino de Língua Portuguesa e, por meio deles, contemplar os eixos leitura, escrita, oralidade e conhecimentos linguísticos. Consideramos ainda, que a grande maioria dos professores alfabetizadores atuantes em salas de aula utiliza o livro didático como material de apoio no processo de ensino e de aprendizagem, portanto, nosso objetivo é investigar de que forma se realiza o trabalho com os gêneros textuais nas atividades propostas nos livros didáticos, tendo nas teorias do letramento subsídios para essas análises. Os livros analisados são materiais enviados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e serviram como objeto de análise os três volumes da mesma coleção, 1º, 2º e 3º anos de alfabetização, os quais foram usados pelas redes de ensino municipal e estadual, em Rondonópolis, para os anos letivos de 2016, 2017 e 2018. A análise se deu por meio da descrição de como apareceram e o tratamento dado aos gêneros na composição dos volumes escolhidos. A pesquisa se estendeu para uma análise comparativa entre esses volumes, observando se os mesmos propõem a apropriação e domínio da língua escrita em seus usos sociais. A investigação esteve dirigida com base nos pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa qualitativa documental, adotando os métodos e procedimentos da pesquisa descritiva. Apoiamo-nos em teóricos que discutem a linguagem sob a perspectiva sóciohistórica e dialógica, como Bakhtin (2006); sócio interacionista e discursiva voltada à didática e ao ensino da língua materna, como Vigotsky (1998), Dolz e Schneuwly (2004) que reconhecem a língua como fenômeno social e elegem o gêneros textuais como objeto de ensino e a sequência didática como metodologia para esse ensino. Também nos respaldamos em autores que escrevem sobre as teorias de alfabetização e letramento, como Soares (2017) e outros. A pesquisa já foi concluída e entendemos que o trabalho com os gêneros textuais nos livros didáticos está aquém do imprescindível para a apropriação do conhecimento. É preciso propiciar o contato dos alunos com gêneros que fazem parte da cultura social dos mesmos; leituras de textos das mais diversas esferas sociais e propor atividades que instiguem e possibilitem o desenvolvimento integral da criança em relação à linguagem.
Resumo em lingua estrangeira: Esta investigación está vinculada al Grupo de Investigación “Alfabetização e Letramento Escolar” (Alfabetización y Literacidad Escolar) – ALFALE, del Programa de Posgrado en Educación, del Instituto de Ciencias Humanas y Sociales de la Universidad Federal de Mato Grosso – campus de Rondonópolis (PPGEdu/CUR/UFMT), en la línea de investigación Lenguajes, Cultura y Construcción de Conocimiento: perspectivas histórica y contemporánea. Su tema está relacionado a las propuestas que los libros de texto destinados a los años iniciales presentan en relación con los géneros textuales en cuanto objeto de enseñanza y aprendizaje del lenguaje. La investigación se fundamenta en el enfoque sociointeraccionista del lenguaje, que propone los géneros textuales como objeto de enseñanza de Lengua Portuguesa y, por su intermedio, contemplar los ejes lectura, escritura, oralidad y conocimientos lingüísticos. Consideramos que la mayoría de profesores alfabetizadores actantes en las aulas utiliza el libro de texto como material de apoyo en el proceso de enseñanza y aprendizaje; por lo tanto, nuestro objetivo es investigar de qué forma se realiza el trabajo con los géneros textuales en las actividades propuestas en dichos manuales, teniendo en las teorías de literacidad los subsidios para ello. Se analizaron tres volúmenes de una misma colección para 1º, 2º y 3er grados de alfabetización, enviados por el Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) – Programa Nacional de Libro de Texto. Los manuales fueron usados por las redes de enseñanza municipal y estatal, en Rondonópolis, durante los años lectivos de 2016, 2017 y 2018. El análisis se dio por medio de la descripción de cómo aparecieron y el tratamiento dado a los géneros en la composición de los volúmenes elegidos. La investigación se extendió para un análisis comparativo entre esos volúmenes, observando había una propuesta de apropiación y dominio de la lengua escrita en sus usos sociales. Los aportes teóricometodológicos de la investigación se cementan en la orientación cualitativa documental, adoptando los métodos y procedimientos de la investigación descriptiva. Nos apoyamos en teóricos que discuten el lenguaje bajo la perspectiva socio histórica y dialógica, como Bakhtin (2006); sociointeraccionista y discursiva dirigida a la didáctica y a la enseñanza de lengua materna, como Vigotsky (1998) y Dolz y Schneuwly (2004), los cuales reconocen la lengua como fenómeno social, y eligen los géneros textuales como objeto de enseñanza y la secuencia didáctica como metodología. Asimismo, nos respaldamos en autores que escriben sobre las teorías de alfabetización y literacidad, como Soares (2017). Ya se concluyó la investigación y entendimos que el trabajo con los géneros textuales en los libros de texto está lejos de lo imprescindible para la apropiación del conocimiento. Es necesario propiciar el contacto del alumnado con los géneros que forman parte de su cultura social; lectura de textos de las más diversas esferas sociales y proponer actividades que instiguen y posibiliten el desarrollo integral del niño en relación con el lenguaje.
Palavra-chave: Gêneros textuais
Linguagem
Livro didático
Palavra-chave em lingua estrangeira: Géneros textuales
Lenguaje
Libro didáctico
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUR - Rondonopólis
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolis
Referência: DIAS, Lucilene Rosa dos Santos. Os enfoques dados ao trabalho com gêneros textuais nos livros didáticos dos anos iniciais: um olhar para a linguagem. 2019. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3814
Data defesa documento: 13-Aug-2019
Aparece na(s) coleção(ções):CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado

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